Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como a Yoga infantil alivia os sintomas de TOC em crianças

Inclusao-TOC3-2-1

O TOC é um transtorno de ansiedade que caracteriza-se pela presença de pensamentos ruins (obsessões) que invadem a mente da criança.

Para reduzir a ansiedade provocada por esses pensamentos, a criança acaba desenvolvendo manias e rituais (compulsão), como lavar muito as mãos, arrumar os objetos simetricamente ou repetir determinada oração consecutivamente.

A boa notícia é que existem tratamentos para ajudar essas crianças. Há ainda várias técnicas complementares que podem ajudar no tratamento.Podemos destacar, por exemplo, a yoga infantil.

##lista_curso##

Yoga infantil e seus benefícios para crianças com TOC

Em 2004, Shannahoff-Khalsa, um estudioso da relação mente-corpo, publicou um artigo no “Journal of Alternative and Complementary Medicine” que mostrou resultados positivos do tratamento de TOC associado a modalidade Kundalini Yoga. 

No estudo, cinco pacientes que realizaram Kundalini Yoga regularmente descobriram que seus sintomas do TOC melhorou entre 40% e 50%! 

O artigo foi o grande começo dos estudos sobre yoga como complementar o tratamento desse transtorno. 

Apesar de ainda termos poucos estudos sobre o tema, o artigo demonstrou que precisamos continuar a pesquisar, pois existem muitos benefícios a serem descobertos.

Prejuízos causados pelo TOC na infância

O TOC na infância provoca muitos prejuízos aos pequenos. Como se a angústia e a ansiedade não fossem suficientes, há ainda o baixo desempenho escolar decorrente da perda de foco causada pela repetição de ações.

As crianças, apesar da pouca experiência, sabem que seus pensamentos e ações repetitivas não são comuns. Elas vêem que seus coleguinhas não fazem a mesma coisa e se sentem inadequadas e com vergonha de contar aos adultos.

Como lidar com TOC na escola 

Mesmo tentando esconder os sintomas causados pelo transtorno obsessivo compulsivo (TOC), chega uma hora que fica impossível ocultá-los. 

Em geral, os sintomas se tornam mais visíveis na escola, afinal não é difícil para o professor notar que o aluno nunca vai ao banheiro por medo de contaminação, sempre organiza seu material simetricamente, evita encostar em determinada cor, evita tocar em outras crianças etc.

##lista_vantagens##

O papel do professor no tratamento de crianças com TOC

Lidar com TOC na escola pode ser particularmente desafiador para os educadores, que muitas vezes não sabem o que fazer para minimizar o sofrimento do aluno e impedir que os sintomas prejudiquem o desempenho dos pequenos.

O primeiro passo, ao perceber comportamentos que indiquem a presença do TOC na infância é chamar os pais para conversar, explicar o que está acontecendo e indicar que eles procurem ajuda do psicólogo e do psiquiatra.

Ludicidade e yoga infantil com estratégias de ensino para alunos com TOC

Em termos pedagógicos, existem muitas alternativas que o professor pode adotar em sala de aula para facilitar a aprendizagem e diminuir a ansiedade dos alunos com TOC.

Muitos educadores recorrem às práticas lúdicas quando se deparam com alunos que possuem síndrome e transtornos. Isso está corretíssimo, afinal a ludicidade é totalmente “moldável” às necessidades de cada criança.

Aqui mesmo no portal, temos vários cursos online sobre atividades lúdicas por se tratar de uma estratégia muito eficaz.

É importante compreender, no entanto, que outras práticas também podem ser inseridas na rotina escolar, como a yoga infantil.

Abaixo, mostraremos alguns dos benefícios gerais da yoga. Assim, você consegue ter uma ideia dos benefícios de associá-la ao tratamento de TOC na infância.

Quais os benefícios da Yoga

A prática da yoga está relacionada a inúmeros benefícios:

  • Alívio de sintomas ansiosos e depressivos;

  • Diminuição do estresse;

  • Melhora o sono;

  • Melhora do foco e da concentração

  • Melhora do sistema imunológico;

  • Fortalecimento de ossos e músculos;

  • Alívio de dores no corpo.

- 2Q==

Aprenda a ministrar aula de yoga para crianças com TOC na escola

Esses são os principais benefícios da yoga, mas não para por aí. Quando se trata de yoga para crianças temos ainda mais para descobrir.

Se você tem interesse no assunto, não deixe baixar e ler nosso e-book Benefícios da Yoga para crianças com TOC: dicas para praticá-la na sala de aula.

##banner_landing_page_3615##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.