Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Como evitar a violência na escola? Entenda a seguir!

Agressividade-de-alunos2-2-1

A violência na escola é um problema sério e complexo, presente no cotidiano de diversas instituições de ensino. E uma das formas mais eficazes de solucioná-lo é criando sistemas e mecanismos de prevenção, proporcionando um ambiente escolar saudável e acolhedor.

No artigo a seguir, vamos falar sobre as causas e consequências da violência na escola, assim como explorar táticas preventivas a esse problema. Continue a leitura!

Violência na escola: táticas de prevenção

As táticas de prevenção são estratégias bastante inteligentes quando o assunto é evitar violência no ambiente escolar.

Em primeiro lugar, é fundamental preparar todo o corpo docente, proporcionando qualificação para que os professores e os educadores saibam identificar tipos de violência em estágio inicial, assim como solucionar conflitos antes que eles escalem para um comportamento agressivo.

Além disso, é fundamental falar sobre o tema abertamente com os alunos. É preciso que eles entendam as consequências e os problemas que a violência escolar provocam, assim como percebam o que caracteriza um comportamento violento e como evitá-lo.

O diálogo também é uma ferramenta importante na prevenção da violência. Ele pode servir como ferramenta de informação, conscientização e, até mesmo, de denúncia.

Muitos dos estudantes presenciam atos violentos, porém não sabem ao certo o que fazer e como reagir. É importante que a escola ofereça formas para que os alunos possam trabalhar em conjunto com os professores para erradicar o problema.

Veja também: A relação entre brincadeiras educativas e a interação social infantil

Causas e consequências da violência na escola

A violência na escola pode ocorrer por diversos motivos. Seja por problemas no ambiente familiar, traumas, distúrbios que contribuem para um comportamento agressivo ou, até mesmo, situações rotineira de desentendimentos entre alunos.

A violência no ambiente escolar é prejudicial para o processo de aprendizagem, cria um ambiente de insegurança e interfere no desenvolvimento dos alunos, tanto em suas capacidades cognitivas, quanto em suas habilidades socioemocionais.

Tipos de violência na escola

Existem diversos tipos de violência na escola. É importante entender que não há apenas a agressão física entre alunos ou entre estudantes e professores.

Existem outros níveis e formatos de violência, como a agressão verbal, o bullying, a intimidação, entre outras. Por isso, é fundamental estar atento a todas elas, para que a escola se torne um ambiente cada vez mais saudável.

Violência em sala de aula: o que fazer?

Para lidar com a violência em sala de aula, é importante ter mecanismos preventivos e estratégias de intervenção que proporcionam o diálogo entre escola, alunos e família, assim como incentivar a tolerância, empatia e o respeito como comportamentos essenciais de todo os membros ativos na instituição de ensino.

- 9k=

Como lidar com o aluno indisciplinado

Um aluno indisciplinado não necessariamente pode ser violento, porém a indisciplina pode ser um dos sintomas de comportamento agressivo. Por isso, é importante realizar intervenções o quanto antes, evitando discutir com o aluno e permitir que o seu mau-comportamento escale.

Além disso, é importante que o professor entenda que cada caso é um caso. Logo, o preparo é fundamental para que o mesmo esteja apto a identificar o problema e tenha capacidade analítica para solucioná-lo da melhor forma.

O Educamundo é um dos melhores portais de cursos online com certificado e pode auxiliá-lo em seu processo de capacitação.

Aqui, investindo apenas R$79,90, você tem acesso a mais de 1.500 cursos do Pacote Master, em diversas áreas de atuação, incluindo o Curso Online Como Lidar com Agressividade de Alunos em Sala de Aula pelo período de um ano.

Não perca essa oportunidade de ouro. Faça como os mais de 200 mil alunos que já estudaram com a gente. Inscreva-se agora mesmo em nosso portal e comece a investir em sua formação com cursos online!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.