O turnover tem sido um problema para muitas empresas. Muitas não sabem as causas e continuam repondo o seu quadro de colaboradores constantemente. Com isso, esse processo eleva os custos rescisórios e novas contratações. Afinal, como minimizar isso nas organizações?

Entender as causas são cruciais para que o turnover seja minimizado e seus impactos reduzidos nas empresas.

A crescente substituição de colaboradores (demissões e contratações) podem sinalizar que o clima organizacional não está bom.

Por causa disso, preparamos este artigo para você entender um pouco mais sobre os fatores que influenciam o desempenho de uma empresa: turnover, absenteísmo, rotatividade de pessoal e como o controle pode ser o pontapé para a avaliação.

O que é o turnover?

O turnover é quando existem excessos de demissões e contratações simultaneamente, acarretando custos e prejuízos para a organização. Em alguns casos, eles geram uma renovação na equipe e propiciam novas ideias. Por outro lado, tendem a causar muitos estragos e prejuízos.

A fim de se evitar isso, as empresas devem identificar os possíveis problemas considerando vários sinais:

  • liderança mal colocada;

  • clima organizacional desmotivador;

  • excesso de oportunidades no mercado de trabalho;

  • colaborador mal alocado;

  • falta de habilidades técnicas;

  • salários e benefícios desinteressantes;

  • insatisfação pessoal.

Como diminuir o turnover?

Pensando nos problemas decorrentes, existem algumas ações que podem ser implementadas, que são:

  • renovar a equipe de trabalho;

  • identificar as falhas operacionais;

  • realizar pesquisas de clima organizacional;

  • criar um perfil do colaborador perfeito e trabalhar para atraí-lo;

  • investir em recompensas e benefícios diferenciados;

  • proporcionar um ambiente inovador ou criativo.

Quais os sinais de que o absenteísmo está aumentando a rotatividade de pessoal

Dentre os fatores que aumentam a rotatividade, o absenteísmo também é um dos sintomas para que a empresa avalie o clima e a cultura organizacional.

O absenteísmo gera muitos prejuízos operacionais, financeiros e administrativos. Isso porque a empresa remunera e espera que o colaborador produza/venda determinado produto que depois será entregue para o cliente. Porém, o colaborador simplesmente não aparece, ele falta ou atrasa no ambiente de trabalho.

Além disso, a falta não justificada também sinaliza problemas no ambiente organizacional como: diminuição da produtividade, aumento dos custos e aumento de sobrecarga ou acúmulo de funções.

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Como o controle de quadro de pessoal pode ser uma métrica de avaliação?

Os indicadores de desempenho devem ser constantemente avaliados pelos profissionais de recursos humanos, principalmente se lidam com pessoas.

Um dos indicadores, é o controle de quadro de pessoal ou controle de ponto. Existem diversas formas para realizar esse acompanhamento dos colaboradores.

O controle tem como objetivo principal identificar quais são os colaboradores que estão deixando de marcar o ponto, por falta no trabalho ou de atenção. Com o eSocial, por exemplo, as horas extras ou faltas devem ser lançadas na folha no respectivo mês em que o fato ocorre.

Agora você já sabe sobre o turnover e entendeu as principais causas que devem ser avaliadas dentro das organizações. Assim, o absenteísmo e a rotatividade de pessoal devem ser acompanhados com o controle de quadro pessoal.

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