Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

E-book grátis! Aprenda tudo sobre licenciamento ambiental

Licenciamento-Ambiental3-2-1

O que é licenciamento ambiental?

Provavelmente esse é um dos temas mais importantes da atualidade, pois muitas empresas e empreendedores estão em busca de informação e de profissionais capacitados para realizar a regularização de suas atividades.

Daí a importância de saber tudo sobre licenciamento ambiental.

E é por isso que criamos este artigo com quatro pontos indispensáveis para você entender cada detalhe deste procedimento, veja só.

Tudo sobre licenciamento ambiental: 4 coisas que você precisa entender (e fazer) para dominar o assunto

Essa lista foi criada baseando-se nas necessidades de cada aluno e que também estão presentes no Curso Online Licenciamento Ambiental elaborado pelo nosso setor pedagógico.

1. O Sistema Nacional do Meio Ambiente

O Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) é um sistema que busca distribuir as responsabilidades estatais para a preservação do meio ambiente no país.

Instituído por meio da lei 6.938 de 31 de agosto de 1981, o SISNAMA é definido, em seu artigo 6º, como um conjunto de órgãos, entidades e fundações instituídas pelo poder público e responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental.

Tais órgãos são responsáveis por aplicar a lei e regularizar as atividades por meio do licenciamento ambiental. Daí a importância do seu conhecimento.

##lista_curso##

2. Etapas do licenciamento ambiental

Para regularizar suas atividades, o empreendedor deve ter ciência de que é necessário seguir um passo a passo para ter sua atividade devidamente regularizada nos órgãos ambientais.

Vale salientar que, conforme mencionamos neste artigo, não é em toda atividade em que se exige o licenciamento ambiental, mas apenas naquelas que possam, de alguma forma, causar danos ao meio ambiente.

Para ter a sua atividade regularizada, é necessário seguir todas as etapas do licenciamento ambiental, que podem ser resumidas na emissão de três licenças específicas:

  1. Licença Prévia (LP);

  2. Licença de Instalação (LI);

  3. Licença de Operação (LO).

Em regra, essas são as etapas para atuar, respeitando o meio ambiente e causando o mínimo de impacto na realização de suas atividades.

O que é licença ambiental?

Licença ambiental é um documento emitido pelo órgão ambiental que possui regras, limitações e condições de controle ambiental previamente definidos, para que determinada empresa possa exercer uma atividade que, de qualquer forma, possa vir a causar danos ao meio ambiente.

3. Qualificar-se com cursos da área ambiental

Outro tópico indispensável para que você domine o licenciamento ambiental é estudar por cursos área ambiental.

Através de estudo e dedicação, aprofundando-se naquilo que é mais importante e entendendo cada elemento pertencente ao licenciamento ambiental, é possível se qualificar e dominar todos os elementos do tema.

Aqui no portal, temos diversas opções de cursos online nesta área. Mas o Curso Online Licenciamento Ambiental se destaca por ser um dos cursos online com certificado opcional mais completos e com a melhor qualificação da área na plataforma.

Aproveite essa oportunidade e inscreva-se!

##lista_vantagens##

4. Baixar nosso ebook com as dicas sobre o tema!

Agora que você já entendeu os três passos para saber tudo que é necessário sobre o licenciamento ambiental, nós preparamos um material perfeito para você.

Trata-se de um ebook sobre as coisas que você provavelmente não sabe sobre o licenciamento ambiental.

O ebook é inteiramente grátis e foi criado por nosso setor pedagógico qualificado no tema.

Aproveite essa oportunidade e faça o download do nosso livro digital agora mesmo!

##banner_landing_page_2711##

Ah, não se esqueça de compartilhar este artigo ok? Até o nosso próximo artigo!

 ##social_login##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.