Home / Blog / Mercado de Trabalho / O que é trilha de carreira?
trilha-de-carreira Mercado de Trabalho

O que é trilha de carreira?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 30/06/2022

Você sabe o que é trilha de carreira? É hora de descobrir do que se trata e por que todo profissional deve ter uma.

Você já deve estar cansado de ouvir sobre o mercado de trabalho ser bastante dinâmico e passar por constantes mudanças, não é mesmo?

Mas o quanto você acredita e considera isso para sua carreira? Se apenas ouve e não leva a sério, preste atenção a essas estatísticas resultantes de uma pesquisa do LinkedIn:

  • 25% foi o que aumentou nas competências dos usuários da rede social para a mesma função em seis anos, de 2015 a 2021. Até 2025 estima-se que essa porcentagem aumente para 40%;

  • 25% foi também o aumento relacionado a profissionais que mudaram de cargo em 2021, comparado ao mesmo período na pré-pandemia, em 2019;

  • 64% dos profissionais de T&D (Treinamento e Desenvolvimento) disseram que a cultura de aprendizagem se fortaleceu bastante em 2021.

Esses dados estão no Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho 2022.

Isso significa que uma trilha de carreira é exatamente o que um profissional precisa para ajudá-lo a alcançar o cargo que almeja. Que tal saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

O que é trilha de carreira?

A trilha de carreira é um planejamento, no qual são estipuladas ações de desenvolvimento com a finalidade de capacitação de um profissional.

São também chamadas trilhas de desenvolvimento e proporcionam vantagens tanto para o profissional quanto para a organização.

Uma trilha de carreira contém diversas atividades que têm o objetivo de agilizar o aprendizado. Espera-se que, por meio dessas atividades, o profissional consiga absorver melhor os conhecimentos, assim como as habilidades que precisa para alcançar seus objetivos.

Podemos dizer que a trilha de carreira é como um mapa, que mostra os caminhos (as ações) que a pessoa precisa para chegar ao seu objetivo, que é um novo cargo.

As ações, por sua vez, são as competências que ele precisa adquirir, desenvolver ou aperfeiçoar para chegar onde quer.

Como desenvolver uma trilha de carreira?

Há alguns pontos essenciais para quem quer desenvolver uma trilha de carreira seguir. Separamos quatro dicas para que as ações sejam eficientes e que você consiga seu desenvolvimento profissional.

1 - Aposte no lifelong learning

Lifelong learning é um conceito que tem tudo a ver com a dinâmica do atual mercado do trabalho. Em tradução livre, lifelong learning significa “aprendizado ao longo da vida”, ou seja, estar em constante aprendizado.

Isso é fundamental em uma trilha de carreira, em que é necessário investir sempre na aquisição de competências técnicas e comportamentais se o objetivo é ocupar novas funções.

2 - Esteja sempre antenado ao mercado

Acompanhar as tendências do mercado de trabalho e estar atento a tudo que acontece é importante, pois quando falamos em trilha de carreira, devemos saber que ela é cada vez menos linear.

Dessa forma, você consegue a flexibilidade que precisa para transitar entre áreas e acessar as melhores oportunidades. Conhecimento e flexibilidade alinhados à busca de tendências pode torná-lo um profissional em constante crescimento e isso, pode levá-lo onde você quiser.

3 - Networking é sempre importante

Um networking atualizado é crucial para alcançar determinados espaços e funções de forma mais rápida ou mais fácil.

Então mantenha o seu sempre atualizado e fortalecido, tenha contato com quem pode indicá-lo para aquela função que você tanto busca ou que indique a você caminhos para chegar até ela.

4 - Explore as opções em cursos

Você sabe que em um ano pode fazer vários cursos livres? Pois é! É claro que não vai fazer só para contar números, mas se estabelecer uma média dentro do tempo que determinou para sua trilha, consegue chegar a um bom número de capacitações.

Não peque pela quantidade em exagero nem deixe de aproveitar as oportunidades que portais de cursos online oferecem. Chegue a uma boa quantidade e amplie potencialmente seus conhecimentos.

Qual a importância de fazer cursos para melhorar as habilidades?

Ao criar sua trilha de carreira, você consegue visualizar onde está e do que precisa para chegar até aquele cargo ou função que deseja.

A ponte entre um ponto e outro é a trilha de carreira, que tem, como já dissemos, as atividades e ações necessárias para que você consiga realizar seus planos e alcançar o objetivo.

Essas atividades podem envolver uma segunda graduação, uma especialização ou cursos de capacitação, como os cursos livres.

Caso não seja preciso um curso de nível superior, sua jornada na aquisição de novas competências e habilidades se torna um pouco mais rápida, já que cursos livres têm cargas horárias menores.

Os cursos online à distância, por exemplo, oferecem inúmeras vantagens, como a liberdade de escolher os horários e de onde vai estudar. Com eles você consegue gerenciar seu tempo e inserir os horários de estudo em sua agenda.

Cursos são importantes porque te atualizam, aperfeiçoam habilidades e competências que você já tem ou permitem que você adquira novas. Mais importante ainda: não te deixam estagnado na carreira, sem perspectivas ou visão de futuro. Muito pelo contrário, cursos te posicionam bem no mercado e te tornam apto a disputar vagas de forma igual com seus concorrentes.

Conclusão

Agora você já sabe o que é trilha de carreira e sua importância. Também já recebeu dicas de como desenvolver sua trilha de desenvolvimento, portanto, chegou a hora de colocar no papel, planejar.

Também te contamos sobre a importância de cursos de capacitação, atualização e aperfeiçoamento. Então aproveite e conheça nossas opções em cursos online e já coloque em seu planejamento os que vai precisar para seu desenvolvimento profissional.

Temos uma diversidade de cursos, em várias áreas. Você vai se surpreender e criar uma excelente trilha de carreira.

 

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque