Transtorno desafiador opositivo: o que é e quais as características? - Blog do Educamundo

 BLOG

Blog Educamundo

Cursos online e o mundo

transtorno desafiador opositivo
 Equipe Educamundo  22/01/2018
Transtorno desafiador opositivo: o que é e quais as características?

Muito ouvimos falar em transtornos de personalidade, sem primeiro conhecer o que de fato quer dizer esse conceito. Aprendemos que cada um de nós tem a sua personalidade. Dizem alguns que determinada pessoa tem personalidade forte. Outros são conhecidos por suas personalidades marcantes. Tem os que são definidos como personalidade desafiadora. Neste post, falaremos sobre alguns transtornos de personalidade dando destaque ao transtorno desafiador opositivo, também chamado de TDO ou TOD.

Mas para que você entenda mais sobre o transtorno desafiador opositivo, primeiro você precisa entender o que é personalidade.

Temos por hábito qualificar as pessoas de acordo com o seu comportamento. Com certeza você tem amigos qualificados por você como os engraçados. Indo mais longe, você vai lembrar dos amigos que você considera como sendo os teimosos ou aqueles que têm um comportamento opositor, aquele sempre do contra. Será que estamos certos em qualificá-los desta forma?

O Educamundo elaborou um curso online para tratar exatamente sobre esse tema, o Curso Online Transtorno Desafiador Opositivo. Na sua grade traz informações sobre quais as causas desse transtorno e até mesmo como uma criança com TDO se comporta.

Se fosse pedido para que você elaborasse uma lista com os nomes dos seus amigos e familiares e descrevesse a personalidade de cada um deles você iria perceber que podemos ter amigos ou familiares parecidos, com algumas similaridades, mas você iria concluir que cada um deles é diferente um do outro. Cada pessoa tem sua maneira habitual de pensar, de agir, de se comportar e é este conjunto de atitudes que forma a personalidade de cada um. Reforçando que é o jeito de ser e não de estar de cada um que forma a personalidade. Estar triste por determinada situação que nos aconteceu, não quer dizer que somos pessoas tristes.

O Educamundo sabe que cada um tem a sua personalidade e suas preferências e por isso oferece mais de 1200 cursos a distância, para que você consiga expandir seus horizontes e alcançar novos patamares.

Dentro da psicologia pode-se afirmar que personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam o jeito de pensar, de agir, de se relacionar com as outras pessoas. É a nossa maneira de se comportar diante dos acontecimentos que já passamos ou iremos passar no decorrer da nossa vida.

Agora lendo nosso post você já sabe um pouco sobre o conceito de personalidade, mas pode ainda ter muitas dúvidas de como e por quê acontecem os transtornos de personalidades tão conhecidos e falados no nosso meio como é o caso do transtorno desafiador opositivo que vem ganhando espaço, principalmente na área da educação infantil.

Atualmente, a educação está tentando ser o mais inclusiva possível, possibilitando um ensino para crianças especiais. Nosso portal criou o Curso Online Educação Inclusiva, que fala tudo que você precisa saber sobre a história da educação inclusiva e até os desafios dentro dela, e o melhor de tudo é que é um curso a distância, para que você possa estudar no conforto da sua casa.

E é exatamente isso que iremos tratar no nosso post, por isso se você quiser saber mais sobre o transtorno desafiador opositivo e sobre nossos cursos online, continue lendo!

O que é transtorno desafiador opositivo?

Para que você entenda como e por que ocorrem os transtornos de personalidades, primeiramente precisamos entender o que é considerado um transtorno personalidade.

A personalidade de uma pessoa, não vem pronta com ela no seu nascimento, ela é construída a partir das experiências e vivências. Toda personalidade sofre muita influência da educação, dos valores e da cultura de acordo com o grupo onde o indivíduo está inserido.

No entanto, quando se percebe que uma determinada pessoa está manifestando um problema no jeito de agir, está com dificuldades de enfrentamento dos seus problemas, está manifestando um comportamento opositivo e esta situação está trazendo sofrimento, desconforto e dificuldade para a pessoa e para os que a cercam, isto pode caracterizar um transtorno de personalidade.

É Importante ressaltar que muitas pessoas no decorrer da sua existência desenvolvem determinadas atitudes e comportamentos, mas isso não as classifica necessariamente com algum transtorno. Entretanto, se estes comportamentos começam a se apresentar como distúrbio e começam a causar sofrimentos e problemas, principalmente para os familiares, aí sim, está caracterizado um transtorno, ou seja, um caso clínico.

Para comprovar o transtorno de personalidade, é preciso preencher critérios específicos de cada transtorno e se encaixar nos critérios de diagnósticos. Existe um número bem grande de tipos de transtornos de personalidade. E dentro desta classificação vamos destacar neste artigo o transtorno desafiador opositivo, que atualmente vem desafiando muitos pais e educadores.

O transtorno desafiador opositivo (TDO), também é conhecido por transtorno  opositor desafiador (TOD), transtorno desafiador opositor (TDO), transtorno desafiador e de oposição (TDO), transtorno de oposição desafiante (TOD), transtorno desafiador de oposição (TDO) e Transtorno Opositor Desafiado (TOD). No CID 10 que é a Classificação Internacional de Doenças, este transtorno é apresentado no F 91.3 - como Distúrbio desafiador e de oposição

A criança com TOD muitas vezes acaba sofrendo bullying por ter sua personalidade tão diferente quando comparada com a de outras crianças. O bullying é uma forma de violência e deve ser levado a sério pelos professores. Se você quer saber sobre esse tema, o nosso portal oferece um curso online que fala sobre qual o papel do professor nesse meio, o Curso Online Bullying nas Escolas.

É muito importante que os profissionais estejam cada vez mais capacitados, para poderem oferecer as crianças a melhor experiência possível dentro da Educação Infantil. Além do Curso Online Transtorno Desafiador Opositivo, em nosso portal você encontra vários outros cursos a distância que te ajudarão a melhorar sua prática na educação infantil.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Quais são os transtornos de personalidade mais comuns?

Para que você conheça melhor, abaixo falaremos resumidamente dos tipos mais comuns de tipos mais comuns de transtornos mas precisamos levar em consideração que cada pessoa é única. Que cada caso é um caso diferente. Podem existir casos parecidos, mas as pessoas são individualidades distintos. Por isso, a necessidade de uma análise de um profissional e do preenchimentos dos critérios específicos antes da confirmação do transtorno. Só um profissional poderá dar o diagnóstico final.

Transtorno obsessivo compulsivo

O transtorno obsessivo compulsivo é um dos mais comuns entre os diagnósticos. Também é conhecido ou chamado de TOC e é caracterizado como um transtorno de ansieade. Este transtorno de personalidade caracteriza-se pelo excesso ou pela ideia fixa de organização, pelos cumprimentos com as regras e horários. Também podemos ressaltar que provoca mudanças no comportamento, causando repetições ou evitações,no pensamento, como preocupações excessivas ou obsessões, e das emoções, sendo comum causar medo, aflição, depressão e culpa.

Nas pessoas diagnosticadas com transtorno obsessivo compulsivo são destaques a teimosia e o perfeccionismo. Aqui abrimos um parêntese para afirmar que teimosia não  caracteriza um  comportamento opositivo. Muitas vezes a teimosia faz parte da personalidade da pessoa e é necessário que ela reveja seu modo de agir.

Para os diagnosticados com TOC o trabalho geralmente está em primeiro lugar. São pessoas altamente exigentes no cumprimento das questões moral e ética. Têm dificuldades em comandar e delegar tarefas e podem apresentar características de acumuladores.

O Educamundo sabe que o TOC é muito mais complexo que isso e por isso criou um curso online sobre esse assunto fascinante, o Curso Online TOC - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO, que trata tudo que você quer saber sobre este tema!

Transtorno de Personalidade Paranóide

O transtorno de personalidade paranóide é caracterizado pela desconfiança excessiva. Os portadores deste transtorno estão sempre desconfiados de todos e de tudo. São pessoas que têm medo de serem exploradas. Vivem preocupadas com a ideia fixa de estarem sendo passadas para trás ou estarem sendo perceguidos, traídos e, na maioria das vezes, sem motivo algum para tais desconfianças. 

São pessoas que estão sempre em alerta. Geralmente são desconfiadas e sentem-se constantemente desprezadas. A primeira vista nada apresentam das características de transtorno desafiador de oposição, porque pretendem sempre se defender e não desafiar.

transtorno desafiador opositivo

Transtorno de Personalidade Esquizoide

As pessoas com transtorno de personalidade esquizoide são caracterizadas por preferirem atividades que possam fazer sozinhas, não por apresentarem qualquer tipo de transtorno desafiador opositivo, mas sim por se sentirem mais satisfeitas e confortáveis sozinhas. São tidas como pessoas solitárias, pois tendem a não ter amigos próximos. Por terem dificuldades em conviver com outras pessoas, os portadores de transtorno de personalidade esquizoide, também se apresentam com dificuldades para expressar seus sentimentos.

Muitas vezes são chamados de frios emocionalmente e diante de críticas ou elogios demonstram indiferença. Importante, não devemos confundí-los com os fóbicos sociais.

Transtorno de Personalidade Ansiosa

Este transtorno também é chamado de transtorno de personalidade evitativo ou Evitação e é bem mais frequente do que pensamos e às vezes passa despercebido.

As pessoas que sofrem deste transtorno são caracterizadas, como o próprio nome diz, por evitarem se envolver com estranhos quando não têm a certeza que serão bem recebidos. São envergonhados e tímidos ao extremo, até mesmo nos relacionamentos íntimos.

Também apresentam dificuldades de aceitar as críticas e rejeições, porém não apresentam um comportamento opositivo, e sim acreditam-se inferiorizados. Por isso, dificilmente enfrentam desafios, o que faz com que raramente experimentem novidades em suas vidas.

Transtorno de Personalidade Antissocial

Este transtorno é bem comum, afetando uma grande fatia da população. Os indivíduos portadores do transtorno de personalidade antissocial têm como uma das características marcante o comportamento irresponsável. Os portadores do transtorno antissocial têm dificuldades em acatar leis e regras demonstrando constantemente um comportamento opositivo.

Algumas vezes você já deve ter ouvido a expressão – "o fulano tem duas caras". Então os portadores de transtorno de personalidade antissocial também são considerados pessoas falsas por serem manipuladores e podem ainda reagir de forma agressiva ou demonstrar irritação quando expostas demais. Usam da manipulação em benefício próprio e não se arrependem dos seus atos, além de terem dificuldades para se manter em um emprego e para manterem uma relação quer conjugal ou de amizade.

Sabemos que os transtornos de personalidade são um tema complicado de tratar, mas os nossos cursos online com certificado podem te ajudar a entender sobre eles. E o melhor de tudo é que nossos cursos online contam com certificados aceitos em todo o território nacional, o que pode fazer uma grande diferença no seu currículo

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Transtorno Desafiador Opositivo

Embora não seja um dos mais comuns, talvez no momento seja o mais intrigante e desafiador transtorno de personalidade e está convidando pais e educadores a buscarem conhecimento e aprenderem como lidar com os portadores do transtorno desafiador opositivo.

O TDO ou também conhecido como TOD se manifesta geralmente na infância e apresenta vários sintomas. Entre outras definições poderíamos resumir que TDO é um transtorno infantil que se caracteriza pelo comportamento desafiador e desobediente à figuras de autoridade.

Os sintomas do transtorno desafiador opositivo muitas vezes são confundidos com rebeldia e falta de educação por parte da criança, uma vez que ela demonstra um comportamento opositor, chegando algumas vezes a apresentar características vingativas quando contrariada.

Conviver e saber orientar os portadores do transtorno desafiador de oposição, é o grande desafio de pais e educadores, tendo em vista que elas se negam a fazer atividades e constantemente estão brigando com quem as cerca. Quando falamos sobre esse aluno inserido em uma sala de aula, ele pode apresentar problemas para se adaptar ao método de construção de conhecimento utilizado pela professora e comprometendo o andamento de seus colegas de sala.

Nosso portal tem um de seus cursos online com certificados especialmente sobre a construção do conhecimento em sala de aula, que fala sobre a sua importância e de que forma ela pode ser realizada, o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil.

Características do Transtorno Desafiador Opositivo

A criança pode apresentar sintomas já na idade pré-escolar é comumente, com as manifestações de um comportamento opositor, iniciam as confusões no lar e na escola.

Destacamos aqui as principais características dos portadores de transtorno desafiador opositivo:

  • São crianças impacientes, perdem frequentemente a paciência de uma maneira geral.
  • Dificuldades em obedecer regras e normas. Esta dificuldade faz com que a criança perturbe e implique com aquele que estabeleceu as regras.
  • Comumente se apresenta raivosa e ressentida, chegando a ter desejos de vingança.
  • É normal a criança responsabilizar uma outra pessoa, um amiguinho, como o culpado pelos seus erros.
  • Ouvir "não" causa nos portadores de transtorno desafiador opositivo uma frustração, o que faz com que eles tenham enormes dificuldades com pais e professores ou com qualquer outra figura de autoridade.

Quais as pessoas mais acometidas pelo TDO?

As causas do transtorno desafiador opositivo ainda não são confirmadas, mas sabe-se que todo transtorno de personalidade envolve combinações de fatores genéticos e ambientais.

O meio em que a criança está inserida, como é a convivência com pais ou responsáveis também é fator importante para a manifestação ou não do transtorno.

O uso em excesso de álcool, de fumo e de outras drogas no meio familiar em que o portador do transtorno vive, ou durante a gravidez pela mãe, assim como complicações no parto podem contribuir para que o TDO se manifeste. Outras pesquisas mostram que é mais comum encontrar os sintomas do transtorno desafiador opositivo em crianças do sexo masculino.

Educar uma criança com TDO tende a ser extremamente complicado, tendo em vista que a mesma não aceita imposições, sendo necessário haver um diálogo, ao invés de determinações por parte dos pais ou educadores. Além disso, é importante que a criança entenda a razão pela qual o que ela está fazendo é errado, é aconselhável dar exemplos e tentar compreender a mesma. Requer de pais e educadores o exercício da paciência e acima de tudo do querer ajudar e acreditar que com respeito aos limites da criança é possível sim, conviver com esse transtorno.

Viu como é necessário aprendermos a lidar com uma criança com TDO? O nosso portal está aqui para oferecer ajuda e suporte nesse assunto, disponilizando conteúdos excelentes e preparados por um setor pedagógico exclusivo sobre esse tema. O Educamundo é conhecido nacionalmente por oferecer ótimos cursos online através de um baixo investimento, por apenas R$ 69,90 você tem acesso a todos os cursos a distância que você quiser do nosso Pacote Master!

Não perca mais tempo e se se inscreva já no nosso portal e comece já a fazer nossos cursos online com certificado!

Não esqueça de compartilhar o post com seus amigos e começar agora mesmo nosso Curso Online Transtorno Opositivo Desafiador!

Data Modificação  27/12/2017
Colunista

Equipe Educamundo

 

.

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados

Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r