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Desafios: transição educação infantil x ensino fundamental

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Qual o segredo para ajudar os alunos na transição da educação infantil para o ensino fundamental? Se esse é um assunto que interessa a você, saiba que é o tópico que vai permear nosso artigo.  

Além de significar mudanças profundas para as crianças, esse evento traz alguns desafios para os professores.  

A transição do lúdico para a escolarização conteudista, metodologia do ensino fundamental, imprime, para os professores, mudanças curriculares, pedagógicas e até mesmo de infraestrutura.  

No entanto, para as crianças, são novos colegas, mais rigidez nas aulas e a famosa frase “agora você vai aprender a ler”. Elas saem de sua zona de conforto e também sentem essa pressão por aprender a ler.  

Dessa forma, cabe aos educadores a função de facilitar essa transição. Para isso, muita leitura, pesquisa, dicas e novos aprendizados são necessários.  

Na prática, significa que as brincadeiras e dinâmicas vão ser substituídas por uma rotina mais rigorosa, com a inclusão de novas matérias, novas formas de estudar e avaliações. 

Dessa forma, os professores do segmento devem estar muito bem preparados para apoiar o aluno em suas ansiedades e dificuldades, respeitando o histórico e o conhecimento que ele traz como bagagem.  

Nesse contexto entram nossos cursos online, com opções que contemplam as várias fases escolares e que ajudam educadores a descobrir formas de trabalhar para ensinar e garantir o bem-estar dos alunos.  

A transição é complexa, mas não difícil. Você verá isso ao longo deste artigo, pois temos ótimas dicas para você, educador. Continue a leitura! 

Da educação infantil ao ensino fundamental: o que diz a BNCC? 

BNCC — Base Nacional Comum Curricular — estabelece a importância da continuidade entre a educação infantil e o ensino fundamental, aprofundando e ampliando as experiências da criança. 

A BNCC orienta uma transição saudável com um acolhimento que leve em conta a jornada da criança até chegar ali. Ou seja, que se crie uma ponte entre as fases, e que a travessia seja lenta, para não assustar a criança e nem prejudicar seu aprendizado.  

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Como ir das atividades da educação infantil para a metodologia do ensino fundamental? 

A BNCC traz, na parte de educação infantil, um trecho sobre a transição. Nesse trecho é abordado o princípio da continuidade, que diz que as experiências que as crianças tiveram na educação infantil devem continuar no ensino fundamental. 

Dessa forma, as atividades da educação infantil devem ser elaboradas considerando um aprofundamento do que a criança já viu e vivenciou. Na prática, seria inserir novos elementos em um tipo de atividade que ela já fazia, por exemplo. Ampliar as experiências da criança, isso que a Base orienta.  

É importante salientar que tanto o apoio da família quanto o da equipe pedagógica da escola são essenciais para que essa transição ocorra de forma tranquila e agradável ao aluno. Este, por sua vez, deve compreender desde cedo que essas mudanças são comuns e que são superadas naturalmente e de forma tranquila. 

Os pais podem ajudar os filhos a superar essas dificuldades considerando estas três sugestões: 

  1. Conversa com o pequeno: falar sobre as mudanças que ocorrerão, mas de forma tranquilizadora, para que não gere ansiedade na criança. O ideal é que seja pedido a ela que diga o que ele espera da novidade. Também é a hora de conversar sobre a troca de professor e que ela terá a mesma atenção e carinho. É também importante falar sobre a forma de ensino, que será parecida, mas que irá mudar aos poucos.  

  1. Visita à escola: conhecer o novo local de estudos pode dar mais confiança, fazer a criança se sentir menos ansiosa e dar mais segurança para iniciar a nova fase. Essa visita pode, inclusive, ser crucial para uma boa transição.  

  1. Incentivo: é normal o desconforto, insegurança e nervosismo iniciais, mas um incentivo dos pais pode fazer toda a diferença. A criança ficará mais despreocupada se notar que tem o apoio da família.  

Os 6 direitos de aprendizagem segundo a BNCC 

Conhecer os seis direitos de aprendizagem da criança é essencial para que educadores do ensino fundamental elaborem seu planejamento em cima disso e, conforme dissemos antes, a partir disso aprofundem e ampliem conteúdos.  

Conheça os direitos: 

  1. Conviver 

As crianças devem conviver com os outros indivíduos, usando linguagens diferentes e ampliando seu conhecimento. 

  1. Brincar 

A brincadeira diária é também um de seus direitos. Isso deve acontecer em diferentes espaços e de diferentes formas, ampliando suas produções culturais. 

  1. Participar 

Participar com outras crianças e também com adultos em atividades escolares e familiares. 

  1. Explorar 

Elas devem explorar os diversos tipos de movimentos, como gestos, formas, sons, palavras, cores e outros. 

  1. Expressar 

É importante — e direito delas! — que expressem suas emoções e quaisquer tipos de necessidades.  

  1. Conhecer-se 

Elas devem construir sua identidade pessoal, social e cultural. 

Esses são os direitos que devem guiar os professores e podem, inicialmente, para facilitar a transição, ser explorados por meio de brincadeiras, interações, contação de histórias etc.  

Não tem uma regra específica para cumprir esses direitos, mas através das atividades que o professor possa fazer, eles serão garantidos, pensando nos campos que estruturam as formas de interação dentro da escola. 

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