O debate em torno do tema altas habilidades/superdotação é bastante amplo, além de ser um campo fantástico de estudo.

Ao longo dos anos, muitos estudos voltados a essa área desencadearam mudanças de concepção a respeito de conceitos relacionados à superdotação, criança prodígio, gênio, criança precoce etc.

Há, inclusive, aquelas pessoas que se destacam pelos seus feitos e colaboração mundial e para a História. Essas são chamadas gênios da humanidade. Você pode ler mais sobre isso aqui: ‘Todo gênio é meio louco’? Conheça alguns dos gênios da humanidade.

Essas mudanças também incluem o questionamento do tradicional método de reconhecimento de crianças/pessoas superdotadas: o teste de QI.

Além disso, incluem novas abordagens sobre indivíduos que têm habilidades altamente desenvolvidas ou extraordinárias, uma delas é o reconhecimento das várias inteligências e como estudantes as apresentam. Sobre isso, você pode ler mais neste post: As inteligências múltiplas na prática escolar: capacite-se para isso.

O Educamundo tem um excelente curso nessa área: o Curso Online Trabalhando com Pessoas com Altas Habilidades. Nesse curso são abordados os vários aspectos relacionados ao tema, assim como formas de ajudar educadores a trabalhar com esse público.

Quer saber mais? Continue sua leitura e daremos a você excelentes motivos para se capacitar conosco.

Quais são os tipos de inteligência e como identificá-los?

Jie-Qi Chen, professora e autora do livro “Multiples Intelligences Around the World” (Inteligências Múltiplas ao redor do Mundo, em tradução livre) junto com Howard Garner e Seana Moran, alinhada à Teoria das Inteligências Múltiplas, considera que há oito tipos de inteligência que permitem alocar alunos em grupos de enriquecimento.

Veja quais são:

  1. Mecânica e Construção;

  2. Ciências;

  3. Música;

  4. Movimento;

  5. Matemática;

  6. Entendimento Social;

  7. Linguagem;

  8. Artes Visuais.

Os grupos de enriquecimento são formas de os educadores trabalharem um planejamento diferenciado e desenvolver conteúdos e atividades voltadas aos interesses dos alunos. É a opção perfeita para atender às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação.

A seguir vamos mostrar a você motivos para se capacitar com nosso curso online e aprender sobre os tipos de inteligência.

Leia também: Como reconhecer uma criança com altas habilidades/superdotação?

Por que é importante aprender sobre os tipos de inteligência?

1. Aprende a identificar alunos com altas habilidades e ajudar a desenvolver a habilidade cognitiva correta

Imagine esses cenários:

  1. um aluno considerado problema, com comportamento inadequado: em muitos casos pode ser confundido com hiperativo ou com distúrbio comportamental enquanto, na verdade, não se sente desafiado em seu aprendizado. Ou seja: as aulas para ele são tediosas e chatas - por quê? Porque a sua habilidade cognitiva não é contemplada nas atividades propostas para as aulas.

  2. um aluno considerado “burro” por que não é bom em se expressas por meio da linguagem e tem notas baixas em provas de língua portuguesa. Burro: ganhou o rótulo. No entanto, sua habilidade cognitiva predominante é de raciocínio lógico-matemático. Qual o problema aqui? O foco é colocado no problema e não na habilidade que destaca o aluno.

Como pode observar, identificar as habilidades desses alunos e criar atividades à altura de sua inteligência é fundamental para manter a classe homogênea, na medida do possível. Quem é educador sabe o quanto um aluno sem foco pode atrapalhar o restante, não é mesmo?

2. Aprende formas de ajudar a desenvolver a capacidade intelectual dos alunos

De forma geral, a capacidade intelectual engloba pensamento rápido, compreensão e memória elevadas, poder excepcional de observação e curiosidade intelectual, dentre outros.

Conseguir inserir atividades que abordem esses aspectos é o grande desafio dos educadores, por isso, a ajuda de nosso curso online é essencial.

3. Entende que a capacidade psicomotora é tão importante quanto as demais

Não só as habilidades intelectuais destacam crianças superdotadas ou com altas habilidades. O seu desempenho pode se mostrar superior em atividades físicas e esportes. Essa capacidade psicomotora extraordinária pode aparecer em forma de força, resistência, agilidade de movimentos e velocidade.

Entendendo esse cenário, como educador você será apto a desenvolver planos de aula que incluam desafios psicomotores e que contemplem as habilidades desse indivíduo/grupo.

4. Compreende a importância de explorar as inteligências múltiplas

O que torna um profissional de educação destaque no que faz é a capacidade de identificar e de explorar as diferentes formas de aquisição de saberes de seus alunos. Reconhecer as inteligências múltiplas, por exemplo, e saber como implementar ações que as contemplem é o seu grande desafio.

Por isso, quanto mais se capacitar na área, mais chances tem de melhorar suas aulas e de estar bem preparado para a educação inclusiva.

5. Aprenda como preparar atividades para alunos com altas habilidades

O papel do educador vai além da elaboração de atividades práticas para desenvolver com alunos com altas habilidades, superdotação ou deficiência. Eles podem também auxiliar e aconselhar pais e família sobre como desenvolver a criatividade e o talento da criança, de acordo com a sua inteligência.

Como primeira tarefa, o educador tem que identificar as habilidades do aluno e fazer o diagnóstico. Neste artigo “Como reconhecer uma criança com altas habilidades/superdotação?” há algumas dicas para isso.

É importante ressaltar que as atividades devem estar relacionadas às várias necessidades do aluno: cognitivas, afetivas e socioemocionais. Essa última, inclusive, são um dos eixos na nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Importante salientar também a importância dos grupos de enriquecimento, indicados por vários estudiosos que defendem a ideia de trabalhar com os indivíduos de alto QI sem deixar os outros alunos de lado. Pelo contrário, promover o desenvolvimento de altas habilidades também nos que têm potencial.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Capacite-se em altas habilidades e superdotação no Educamundo

Neste artigo, você pode observar um pouco sobre as várias dimensões que compreendem o trabalho com alunos superdotados e com altas habilidades.

Que tal aprofundar esses conhecimentos e fazer o curso online relacionado ao tema? Saiba que além dele, você pode fazer outros cursos online do Pacote Master, sem precisar investir novamente.

Isso mesmo: aqui no portal você investe uma vez na taxa de matrícula, que é de R$ 69,90, e não se preocupa com mensalidades. Durante um ano inteiro você tem acesso aos cursos e pode fazer todos que quiser.

É uma escolha acertada, considerando que a área educacional exige formação continuada e que educadores devem estar sempre atualizados sobre sua área de atuação.

Quer experimentar? Faça a sua matrícula agora mesmo e aproveite todos os benefícios de nossos cursos online com certificado.