Home / Blog / Comunicação e Marketing / 10 técnicas e dicas de oratória que você precisa conhecer
Técnicas de oratória Comunicação e Marketing

10 técnicas e dicas de oratória que você precisa conhecer

  • Por: Equipe Educamundo
  • 05/09/2021

A oratória, em um tempo em que uma fala pode mudar toda a sua trajetória, se torna um atributo essencial para qualquer profissional. 

Antigamente, acreditava-se que a oratória era como uma característica nata de algumas pessoas, mas com o avanço das tecnologias e pesquisas, descobriu-se que “um poeta nasce e um orador se faz”. 

Por isso, é sempre importante conhecer técnicas e dicas de oratória que podem te ajudar a tornar sua fala uma mensagem marcante e sem ruídos. 

Para ajudar com isso criamos este artigo com técnicas e dicas valiosas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Como aprender a falar em público?

Para falar em público, você deve apenas começar. 

Não se resuma à sua primeira experiência, os melhores oradores fazem isso há muito tempo e com o passar dele foram se aperfeiçoando. 

Se você tem um pouco de timidez, comece apresentando algo para sua família, depois em frente ao espelho e depois grave você falando. Assim, irá perceber que falar em público é algo extremamente normal. 

Como ter uma boa oratória?

Dado o primeiro passo, em seguida é necessário se aperfeiçoar, por isso separamos alguns pontos de atenção que são importantes para um bom orador, sendo eles:

  1. Ter pleno domínio do conteúdo que está falando; 

  2. Dedicação para preparação da apresentação; 

  3. Interação com o público; 

  4. Demonstração confiança na apresentação; 

  5. Sem desculpas, ou demonstração de insegurança com o que está falando; 

  6. Conheça o público com o qual está falando. 

  7. Mantenha boa postura corporal; 

  8. Tenha o discurso claro e evite o uso de jargões; 

  9. Não faça longas pausas e evite falar rápido demais. 

Conheça 5 técnicas de oratória

Para realizar uma apresentação de impacto, algumas técnicas de oratória podem te ajudar, sendo as mais efetivas as seguintes.

1- Prepare-se 

Não podíamos começar com outra técnica, pois a preparação é tão importante quanto a apresentação. Não se iluda pensando que por ser um bom orador você não terá que preparar todas as suas apresentações. Dessa forma, é importante organizar seu material, fazer um mapa da sua fala e treinar pelo menos duas vezes antes de se apresentar. 

2- Treine sua respiração 

Minutos antes de apresentar, busque treinar sua respiração, a melhor técnica para tanto é a respiração diafragmática. Puxe o ar pelo nariz por pelos menos 5 segundos, segure por 10 segundos e solte o ar pela boca por pelo menos 15 segundos. Isso vai ajudar a lhe manter calmo e concentrado. 

3- Fique atento à sua postura corporal 

Para fazer uma boa apresentação, é necessário ter uma boa postura corporal. Por isso, mantenha seu corpo reto. Antes da apresentação, faça alongamentos, estique bem seus braços e faça movimentos circulares com seu pescoço. Uma dica de leitura para essa técnica é o livro “O corpo fala” de Pierre Weill. 

4- Interaja com o público 

Outra técnica muito utilizada pelos melhores oradores é a interação com o público, por isso, pense em perguntas que você pode fazer durante a sua apresentação. Não é necessário perguntar diretamente a alguém, a ideia é fazer com que o público reflita sobre seu questionamento ou fique curioso com a resposta da pergunta. 

5- Se possível, use a técnica do storytelling 

É cientificamente provado que o ser humano tende a prestar mais atenção em assuntos que envolvam alguma história emocionante, por isso, se for possível, tente inserir alguma história entre os assuntos tratados na sua apresentação. 

Essas são as técnicas que mais funcionam nas apresentações de sucesso, mas há também algumas dicas que podem te ajudar, listamos algumas delas abaixo!

Veja 5 dicas de oratória

A oratória consiste em falar de forma clara, objetiva e eficiente. Para ter uma boa oratória, algumas dicas podem te ajudar.

1- Conheça seu público 

Saber qual é o seu público é muito importante para ter sucesso na sua apresentação. Geralmente, ao receber um convite você já o conhece. A melhor dica aqui é organizar um roteiro a partir dessa informação, pois dependendo do perfil do seu ouvinte, até o linguajar precisará ser adaptado

2- Mantenha contato visual com seu público 

Olhar nos olhos transmite confiança e também cria um vínculo com o público, por isso, uma dica importante é manter o contato visual durante a apresentação. 

3- Cuidado com seus vícios de linguagem 

Durante sua apresentação evite os vícios de linguagem, como “certo?”, “né” e etc. Uma forma de seguir essa dica, é utilizando a técnica número 1. Se você tiver muitos vícios de linguagem, o ideal é escrever no papel tudo o que você vai falar. 

4- Faça a posição de super-herói 

Já que estamos falando em oratória, não podíamos deixar de citar o vídeo da Amy Cuddy em que ela fala sobre o poder da linguagem corporal, no vídeo, além de dicas incríveis sobre linguagem corporal, Amy fala sobre a poder do que ela chama de posição de super herói, que nada mais é do que colocar as mãos sobre a cintura fazendo a posição de um super herói. A técnica te ajuda a ter mais confiança, além de aliviar a tensão.

5- Esqueça da ideia de que quem fala muito, sabe muito 

Quanto mais objetivo você for em uma apresentação, melhor é para o seu público. Por isso, sintetize as informações que deseja passar, e gaste o tempo que sobrar interagindo com a plateia.  

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Como melhorar a Oratória?

A melhor forma de melhorar a oratória é colocando em prática. Com a prática, você vai aprender a se comunicar melhor e entender como fazer um discurso perfeito. Assistir vídeos de bons oradores para se inspirar pode ajudar, no TED você consegue encontrar oradores dos mais diversos assuntos e temas. 

Aprenda mais com o Educamundo

Agora que você já anotou todas as técnicas e dicas para melhorar a sua oratória, separei um bônus para você se destacar como orador.

O Educamundo é um portal de cursos online responsável por organizar o melhor conteúdo para nossos alunos se destacarem no mercado de trabalho. E para auxiliar com a oratória, preparou o curso online de oratória que te ajudará a desenvolver habilidades fundamentais para ser um orador inspirador.

Para ter acesso completo a este e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado do Pacote Master por um ano inteiro, basta se matricular no portal investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades.

Aproveite, faça a sua matrícula e destaque-se com cursos online de qualidade.

Qual dessas dicas e técnicas você mais gostou? Já conhecia alguma delas? Conta para a gente nos comentários! 

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque