Técnicas de redação são um conjunto de práticas utilizadas para desenvolver uma escrita bem sucedida em um determinado tipo de formato: jornal, revista, site, folders, etc. Elas variam, portanto, de acordo com o tipo e texto a ser escrito. Os tipos mais conhecidos são narração, descrição e dissertação.

Você quer conhecer mais sobre técnicas de redação? Este artigo, elaborado pela equipe do Educamundo, tem como finalidade auxiliar e oferecer conhecimentos específicos para que você consiga executar a produção de uma redação com qualidade e propósito. A forma como você irá estruturar seu texto afetará totalmente o resultado final.

Qualquer tipo de redação que você se proponha a produzir deve ter uma estrutura base. Neste texto vamos abordar aspectos necessários no planejamento, assim como os tópicos a serem trabalhados em cada fase do processo de produção textual. Dessa forma, iremos trabalhar como prosperar na criação de uma introdução, no desenvolvimento e, finalmente, a conclusão de uma expressão escrita.

Realizar uma redação nem sempre é uma tarefa simples. Você deverá lidar com diversos fatores importantes, como, por exemplo, o título a ser trabalhado, ter noção do que o avaliador espera de você e finalmente, compreender a escrita, sua organização e, principalmente, a disposição para executá-la de forma competente. Dessa forma, uma ótima maneira de estar antenado é optar por um curso de redação.

O título, apesar de pequeno, é de grande importância para o contexto de uma redação. Afinal, ele dará identidade ao texto. Consegue imaginar um filme ou livro sem um título? Seria - no mínimo - estranho, não é? Por isso, é tão importante que ele esteja conectado a ideia principal que você trabalhará durante a escrita.

Ainda no que diz respeito ao título, há a necessidade de se atentar ao enunciado de sua redação, pois se o título não for requerido, não há por que colocá-lo. Entretanto, se for solicitado, esteja preparado para criar e conceber um título de qualidade.

Vale lembrar que neste artigo abordaremos os principais pontos sobre o curso online técnicas de redação. Para você que deseja aprofundar mais neste universo, o Educamundo oferece cursos online de qualidade: são mais de 1200 em diversas áreas e aprovados pelos seus mais de 200 mil alunos.

Toda essa estrutura permite que o portal ofereça um conteúdo atualizado periodicamente por profissionais que são referências em suas áreas e em cursos online com certificado para que você possa estudar, se qualificar e estar sempre capacitado.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Aprenda a elaborar a introdução perfeita com técnicas de redação

O primeiro passo para se fazer uma redação com uma introdução eficaz é estar atento ao objetivo a ser alcançado pelo seu texto. Tenha em mente que o leitor pode ser qualquer pessoa, então escrever de um modo em que a comunicação atinja e se relacione com diversas personalidades é essencial.

Não há a necessidade de uma introdução ser longa. Ela é uma parte importante do processo textual, então prime pela qualidade e não pelo tamanho. Afinal, uma introdução que não alcança seu leitor pode fazer com que ele abandone seu texto logo no primeiro parágrafo.

Para garantir uma introdução eficiente, esteja alerta quanto ao tema proposto: sempre leia o assunto relatado de forma que todas as suas dúvidas sejam sanadas. Esta ação é importante para que o desenvolvimento de sua redação não fuja da introdução apresentada. Lembre-se, tudo o que você apresentar no início, deverá ser respondido ou desenvolvido durante o texto.

Dicas de redação são importantes para você compreender melhor cada etapa. Uma boa orientação é escrever sua introdução somente após você ter desenvolvido e concluído o texto. Muitas vezes você saberá o que ser trabalhado, mas terá dificuldades ao fazer a inserção dos assuntos. Por isso, para muitas pessoas, é muito mais fácil aperfeiçoar a introdução após ver o que já foi produzido. A estrutura da sua redação ficará melhor alicerçada se trabalhada dessa forma.

Sempre que possível, evite usar modelos de introdução básicos. Muitas pessoas aprendem uma fórmula e a executam por toda sua vida. Saber diversificar e apresentar conhecimentos diferentes agregará à redação um diferencial importante na sua avaliação. Você pode, por exemplo, praticar diferentes modos de introduções em programas de redação online.

Causar uma boa impressão é indispensável para quase tudo na vida e, com a sua redação, não será diferente. Expresse uma introdução concisa, clara e relevante para que o avaliador saiba que você dispõe de ciência do que está produzindo. Dessa forma, separamos para você algumas dicas de redação referentes à abordagem de sua introdução:

  • Referência histórica: fazer uma menção histórica tem como objetivo associar e equiparar momentos do passado em correspondência a fatos do presente. A fim de realizar uma analogia entre os acontecimentos e a exercer uma comparação da problematização das ocorrências de cada época.
    Deste modo, você estará apresentando um alto nível de acesso a conhecimentos culturais ;

  • Citação: essa é uma boa maneira de iniciar seu texto. Há duas formas de se empregá-la: direta e indiretamente. A citação direta é quando você quer transcrever a ideia do autor exatamente com as palavras dele, com a escrita entre aspas. Já a citação indireta é quando você apresenta as ideias do autor com as suas palavras. Nunca se esqueça de citar qualquer fonte;
    Ex: de acordo com Vygotsky, “citação”…
    Segundo Agatha Christie, “citação”…      

  • Comparação: aqui, você pode associar o seu tema a outro assunto. No entanto, lembre-se que após a comparação é necessário fazer um breve comentário a interpretando;
    Ex: A água é como… O amor é semelhante a…

  • Definição: uma boa maneira de se começar uma redação é escrevendo sobre a definição do seu tema. Assim, você irá conferir uma melhor objetividade ao seu texto;     
    Ex: o medo é… O medo se caracteriza como…                                                                                           

  • Exemplo: começar sua redação com um exemplo oferecerá a seu texto uma maior tangibilidade e comunicabilidade.

  • Pergunta: fazer um questionamento sobre o assunto abordado pela temática é uma excelente tática para estruturar o desenvolvimento de seu texto a partir de sua resposta.

Textos para o seu objetivo: Enem ou Vestibular?

  • Como fazer a redação de vestibular? Existem algumas regras que funcionam com todos os tipos de redação de vestibular: ler atentamente o enunciado da questão, usar de simplicidade e objetividade na escolha das palavras, primar pela coerência, enfatizar o que há de mais importante e revisar todo o texto antes de entregar.
  • Como fazer uma boa redação do Enem? Para fazer uma boa redação do Enem, é fundamental: ler atentamente a proposta da redação e fazer um esquema das ideias que serão trabalhadas, em que ordem e de que maneira, depois disso é recomendável fazer um rascunho ou primeira versão do texto e revisar para passar a limpo. Tudo isso precisa ser feito levando em conta o tempo da prova.

Formas e técnicas para se fazer o desenvolvimento de uma redação

O desenvolvimento de seu texto é a parte que exigirá mais estudos e conhecimentos. Aqui, você terá que se concentrar e ter a sabedoria para apresentar tudo o que foi exposto em sua introdução e defender seu ponto de vista. Afinal, a opinião defendida de forma errônea pode ocasionar o fracasso de sua redação.

Esquematizar as ideias é primordial. Antes mesmo de iniciar sua escrita, é preciso que você já tenha traçado em sua mente um caminho para seguir. De preferência, coloque todos os seus pensamentos em um rascunho, assim você poderá analisar melhor e transferir os princípios do melhor modo para o papel. 

Em uma redação, a proporção do desenvolvimento será, quase sempre, a metade do texto. Você precisará de bons argumentos para defender sua posição. Ao fazer o uso de exemplos no desenvolvimento, opte por demonstrações limpas e de fácil compreensão. No entanto, cuidado ao utilizá-los, explicá-los somente uma vez é o ideal. Manter a coesão e coerência durante todo o texto é de extrema importância e o auxiliará em suas técnicas de redação.

No que diz respeito à associação entre introdução e desenvolvimento, você deverá estar ciente dos assuntos apresentados na abertura de sua redação. Por exemplo, se você citou três assuntos, terá que criar ao menos três parágrafos explicando e desenvolvendo esses temas. Não se esqueça, porém, de respeitar a ordem: o primeiro assunto deve ser abordado no primeiro parágrafo, e assim por diante. Sempre respeitando a lógica.

É preciso também ter noção da conexão entre as frases empregadas no texto. A leitura deve fluir e, sobretudo, fazer sentido para o leitor. Sua argumentação será seu principal recurso. Os argumentos são fundamentais, pois será por meio deles que você convencerá o avaliador que a tese defendida por você está correta.

Não exponha somente os seus pontos de vista positivos, pois evidenciar os pontos negativos também é importante. Faça uma aproximação entre todas as circunstâncias e una os diferentes acontecimentos para enriquecer o processo da escrita textual. Treinar em programas de redação online é uma boa dica para aprimorar seu desenvolvimento.

Para escrever qualquer texto, você precisará estar a par de todas as atualidades. Procure assistir e ler jornais e revistas. Leia fatos históricos e procure por livros de autores, estudiosos e cientistas renomados. O saber exige esforço, portanto, esteja disposto a agregar saberes a sua mente. Por isso elaboramos o curso online técnicas de redação, para que você tenha conhecimento de todos os passos neste percuso.

tecnica redacao

Conheça técnicas de redação para fazer uma conclusão competente

Vamos começar citando o que não deve estar presente aqui: argumentos. A conclusão deve ser pautada na síntese do que foi examinado no decorrer de seu texto, não se deve, portanto, inserir novas ideias, informações ou pensamentos. De preferência, ela deve ser feita em um único parágrafo que retome e justifique o seu desenvolvimento.

Em um parágrafo de conclusão você deve resumir o que abordou durante a redação. É preciso pensar sobre o ponto principal que você apresentou e ter a certeza que você o solucionou. Muito cuidado para não gerar redundâncias referentes à introdução, seu desfecho deve ser original e prático.

Nunca recorra à conclusão para se corrigir de algo, pois a necessidade de se reparar deixará evidente que houve problemas em sua construção textual. Lembre-se que ela tem a finalidade de defender a totalidade de seu texto. Sendo assim, use o desfecho para salvaguardar seu ponto de vista final, sendo sucinto, prático e analítico.

Utilize e execute a defesa de argumentos interessantes e que consigam surpreender o leitor. Evitar clichês e ditados populares (em todas as fases) é imprescindível, já que essas expressões empobrecem o texto e acabam por desanimar o leitor. Evite terminar com declarações gerais que sejam vagas, excessivas ou generalizações.

Ao consumar seu desenvolvimento, questione-se. Faça perguntas para si, como: qual aprendizado pode ser adquirido com isso? O que merece receber destaque? Saber responder as perguntas corretamente o ajudará a contextualizar e a atingir o resultado almejado.

Para inserir um efeito de fechamento, você também pode concluir sua redação relacionando o último parágrafo ao primeiro, talvez, evocando uma frase, palavra ou pensamento que você idealizou no início da construção textual. Esteja atento às conjunções coordenativas conclusivas (logo, por isso, portanto, então, pois, por conseguinte, por isto, assim), pois são valiosas ferramentas para se iniciar uma conclusão e ajudá-lo na solução de seus problemas.

Dicas de redação são interessantes e podem lhe ajudar a conquistar o seu objetivo. Investir em um curso de redação, como dito anteriormente, pode ser uma maneira de você esclarecer eventuais dúvidas e desenvolver novas técnicas. Aqui no Educamundo você pode se qualificar sobre esse tema com muita e eficiência por meio do curso técnicas de redação, experimente!

A importância da linguagem oral e linguagem escrita no processo textual

A linguagem denomina-se como um sistema formal de gestos, sinais, símbolos e sons empregados ou concebidos a fim de manifestar as comunicações do pensamento. Ela é importante em todos os aspectos de nossas vidas, porque possibilita a comunicação e o compartilhamento de ideias. 

A linguagem oral e a linguagem escrita são variantes verbais de como nos comunicamos. Quando falamos de linguagem é importante entender a presença da diversidade. Veja o Brasil, por exemplo: apesar de falarmos o mesmo idioma, o português, a língua apresenta contrastes referentes ao sotaque, gírias e expressões. Podemos observar essa transição linguística em cada região, pois o modo de falar em cada uma delas é diferente.

Desassociar os tipos de linguagem é essencial no processo textual. Você nunca deve empregar a linguagem oral para praticar uma redação. Lembre-se que a oralidade possui suas próprias características e não deve ser confundida com a linguagem escrita. Empregá-la em um texto gerará erros, afinal, ela sofre constantes variações durante o tempo e é projetada a fim de ser ouvida.

A linguagem escrita se vale de um vocabulário maior e formal. Nela, exige-se o uso correto da gramática e da norma culta da língua. Na linguagem oral você está perto do ouvinte e dispõe de recursos para se fazer entender, por exemplo, o uso de gestos. Já na língua escrita, o receptor está distante e seu único recurso é se comunicar por ela, não deixando espaço para erros. Uma vez que sua mensagem não tenha sido transferida de forma clara, você perderá a objetividade e não se comunicará com o leitor.

Características da linguagem oral:

  • Proximidade do agente emissor com o receptor;

  • Espontânea e, muitas vezes, informal;

  • Aprendizado natural, por meio do ambiente em que vive;

  • Aceita recursos na comunicação;

  • Vocabulário reduzido e simples;

  • Em geral, não há como corrigir os erros;

  • Sofre constantes mutações com o tempo, ou seja, não há uma linearidade.

Características da linguagem escrita:

  • Distanciamento entre o emissor e receptor;

  • Formal, requer um maior pensamento e planejamento;

  • Coesão e coerência na sucessão de ideias;

  • Possibilita a correção dos erros;

  • Requer uso gramatical e norma culta;

  • Vocabulário rico e diversificado.

Por isso, ao redigir um texto, tenha cautela para não usar a linguagem falada, pois tanto a linguagem escrita quanto a linguagem oral têm funções específicas. Uma não se sobrepõe a outra, entretanto, é essencial saber quando e como utilizá-las.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Texto dissertativo: Você sabe fazer?

  • Como se escreve um texto dissertativo? Para escrever um texto dissertativo é importante ler e compreender a proposta da redação, verificando se constam os critérios de avaliação do texto, para não descuidar deles; focar no tema lançado na proposta; adotar um ponto de vista a ser abordado e justificar e fazer uma estrutura do texto antes e começar a escrever, contendo as principais ideias que serão desenvolvidas na escrita.
  • Técnicas de como fazer uma redação dissertativa:
  1. Escolher o ponto de vista ou um recorte do tema que foi proposto;
  2. Fazer uma estrutura de como será texto, anotando os principais argumentos que serão usados;
  3. Organizar a primeira versão do texto em um rascunho, atentando para o direcionamento básico de redações e artigos (introdução, desenvolvimento e conclusão);
  4. Revisar e rascunho antes de passar a limpo.

Prepare-se para fazer uma excelente redação com cursos online

Cursos online com certificado são ótimos para quem quer estudar e ter bons resultados sem sair de casa. Com eles, você será capaz de estudar para sua redação online no conforto do seu lar ou no lugar que desejar. Flexibilize seu tempo e se prepare para provas e para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

Por que um curso de redação?

  • O que se estuda em um curso de redação? Um curso de redação explora as teorias e técnicas de elaboração de textos, como os tipos de textos, estudo e elaboração de parágrafos, recursos argumentativos, produção textual e interpretação de textos, além de propor uma série de exercícios para pratica e avaliação de redações.
  • Quanto custa o curso de técnica de redação? O valor de um curso de técnica de redação pode variar entre 200 a 1000 reais, dependendo da abrangência e se é presencial ou online.

Está esperando o que? Acesse agora o nosso curso de redação! Elaboramos um conteúdo pleno que trata dos principais pontos para que você se torne um profissional preparado e qualificado para o mercado de trabalho. Para ter acesso a este conteúdo que o capacitará para ser um profissional competente e ter alcance a uma orientação educacional de qualidade, é preciso adquirir o nosso Pacote Master de cursos online.

O Pacote Master é um conjunto de todos os cursos online do Educamundo disponíveis para a sua escolha. Para isso, você precisará investir apenas R$ 69,90 por ano. Ou seja, por esse valor, você poderá fazer cursos em diversas áreas, como Saúde, Direito, Administração e muitas outras.

Os cursos online com certificado do Educamundo são uma ótima chance para você que busca acrescentar soluções e facilidades ao seu dia a dia, como: horas complementares para a faculdade (caso a instituição de ensino permita), prova de títulos em concursos públicos (caso o edital permita), além de aprimorar o seu currículo. É importante ressaltar que o processo de certificação é opcional, e você solicitará somente se precisar.

Você gostou do nosso artigo? Se sim, ficará ainda mais satisfeito de estudar em nosso curso online técnicas de redação! Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Inscreva-se já e comente abaixo, seu comentário é muito importante para nós. Responderemos assim que possível.