Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Conheça 7 dicas para deixar o seu SketchUp mais otimizado e organizado

Sketchup-Educamundo2-1

O Sketchup é um software CAD (Desenho auxiliado por computador) de uso simples que é todo operado em uma plataforma 3D. Possibilita os usuários a criar esboços e até projetos co formas tridimensionais e de fácil precisão.

SketchUp é uma ótima ferramenta para desenvolver cenários em 3D e introduzir vários tipos de detalhes. Se você é arquiteto ou engenheiro, precisa conhecer este excelente software. 

O programa eleva os projetos a um nível de excelência máxima e os profissionais de arquitetura, design de interiores, engenheiros, paisagistas, dentre outros necessitam de boas ferramentas para montar trabalhos mais criativos e dinâmicos. 

O software foi lançado em 2000 e em 2006 o Google comprou o programa, que agora é chamado de Google SketchUp. A sua versão estável e atual é de 2018, trazendo variedades de componentes e acabamentos. 

O bom do programa é que ele oferece vídeos tutoriais, fóruns e comunidades para dúvidas dos alunos. E se você quiser um conteúdo completo para aprender como modelar imagens 3D no software, o Educamundo elaborou o curso online SketchUp para aprimorar os seus conhecimentos. 

Continue lendo o nosso artigo e saiba como manusear o programa, aprenda como inserir componentes para dar mais qualidade aos seus projetos e conheça também o SketchUp Pro, a versão paga do programa. 

##lista_curso##

Conheça mais o SketchUp e o que ele pode proporcionar   

SketchUp é hoje considerado a ferramenta mais popular do mundo em criação de modelagem 3D. As maquetes elaboradas têm um aspecto muito parecido ao real, além de facilitar bastante a visualização quanto as etapas do projeto. 

O programa ganhou os profissionais da área por ser um software de fácil manuseio e muito intuitivo. Além de apresentar uma eficiência para a criação de cenários 3D, o Google SketchUp apresenta características que aperfeiçoam os projetos de forma primordial. 

Se você procura uma ferramenta leve, de aplicação simples e com possibilidades de trabalhos de diferentes formas e volumes, o software é o ideal. O principal item usado para a criação de objetos é um lápis de desenho digital. 

Com ele o profissional pode modelar casas, cidades, personagens, dentre outros e ainda inserir texturas e acabamentos às imagens aproximando-as a realidade. No curso de SketchUp do nosso portal, o aluno tem a oportunidade de aprender como funciona todos esses processos e tornar seus projetos ainda mais personalizados. 

É importante que arquitetos, engenheiros civis, produtores de filmes, desenvolvedores de jogos etc. estejam sempre atentos às novas tecnologias e programas que podem proporcionar projetos de alto nível. Aqui no Educamundo você pode acessar tanto o curso online SketchUp como outras centenas de cursos online para complementar o seu conhecimento e atualizar o seu currículo. 

SketchUp

Modelagens 

O usuário pode escolher o SketchUp Pro ou free para aprender. A versão Pro é mais voltada para projetos profissionais, a free para trabalhos pessoais. O programa é leve e de fácil manuseio em comparação a outros softwares gráficos do mercado, no entanto alguns profissionais às vezes encontram certas dificuldades na criação de modelagem ou outros problemas que podem estragar a visualização do trabalho.  

Percebendo essa situação, criamos 7 dicas que vão lhe ajudar a trabalhar com o programa de maneira ainda mais fácil, ágil e sem sofrimentos. Vamos conhecê-las: 

1 – Limpe sua barra de ferramentas 

Ao iniciar o processo de modelagem, deixe apenas as ferramentas necessárias naquela etapa do projeto na barra de tarefas. Isso facilita o seu trabalho e ainda deixa o programa mais leve para o manuseio dos seus objetos. 

2 – Planeje antes de começar seu desenho 

É essencial planejar o seu projeto antes de colocá-lo em prática. Para montar uma casa, por exemplo, é preciso pensar em todos os seus detalhes e escolher antes os seus acabamentos, como pisos, madeiras, alvenarias etc. para que o cenário fique organizado. 

3 – Modele apenas os cenários necessários de cada projeto 

Não adianta criar maquetes cheias de detalhes e acabamentos se o cliente não pediu. Planeje e modele apenas o necessário, caso contrário o seu trabalho será cansativo e em vão. É inútil criar, por exemplo, fachadas de fundo se o cliente pediu apenas fachadas frontais.  

4 – Trabalhe com grupos e componentes 

Modelar usando grupos e componentes garante organização do seu projeto e otimização do tempo. Essas ferramentas ajudam o profissional a não ter retrabalhos nos seus cenários. 

5 – Crie com camadas 

Essa talvez seja a parte mais importante para que você não se perca quando estiver atuando em um projeto. Trabalhar em camadas garante ao profissional total controle sobre os elementos dos cenários. 

6 – Dê atenção aos detalhes 

Muitos profissionais acabam menosprezando os detalhes na modelagem dos cenários e o projeto não fica como o planejado. Deve-se aplicar os acabamentos com muita atenção, como a maçaneta certa para a porta, tomadas, frisos da parede, dentre outros. Esses detalhes fazem toda a diferença no final do projeto.

7 – Saiba usar no momento certo a função "estilo de visualização" 

Google Sketchup permite que o desenvolvedor modifique o estilo de visualização do projeto, alterando a espessura das linhas, por exemplo. 

Entretanto, o profissional precisa de agilidade no momento em que estiver modelando e por isso é importante evitar essas modificações em certas etapas. Além do mais, habilitar essas funções pode causar travamentos no programa e dificultar ainda mais o processo de modelagem. 

Se você quer conhecer mais dicas exclusivas como essas e saber como deixar o seu projeto – tanto no SketchUp Pro como na versão free – muito mais profissional, não deixe de realizar o nosso curso de SketchUp. Um conteúdo completo e atualizado que você pode aprender no conforto da sua casa! 

Aqui no Educamundo você encontra também outros cursos online com certificado de diferentes áreas de atuação para complementar o seu currículo e turbinar a sua vida profissional. 

##lista_vantagens##

Aprenda a aperfeiçoar os seus projetos com SketchUp 

Resumo de como usar o programa: 

  • Como baixar o sketchup? O sketchup deve ser baixado diretamente no seu site oficial(https://www.sketchup.com/download/all) logo após o término do download, clique em executar o instalador do programa.
  • Como renderizar no sketchup? Para renderizar no Sketchup é preciso um plugin de render, existem vários no mercado, é só instalar o aplicativo aplicar materiais e configurar as luzes, após clique em ''render''.
  • Como fazer corte no sketchup? Os cortes no Sketchup podem ser alternados no meu ''Visualizar'' podendo modificar de acordo com a visibilidade cortes de seção e preenchimentos, basta clicar com o botão direito do mouse e em qualquer plano de seção e escolher o tipo de corte.
  • Como criar cenas no sketchup? Para criar uma cena no Sketchup basta clicar no botão ''adicionar'' que se localiza na aba superior da janela de modelagem.
  • Como fazer video no sketchup? Para fazer videos no Sketchup com a sua maquete aberta vá até o menu janela e clique na opção cenas, coloque a câmera na posição desejada, usando as ferramentas de órbita e clique n botão mais (+) para criar a cena
  • Como instalar plugins no sketchup? Instalar plugins no Sketchup é preciso ter o download do arquivo, abra o Sketchup vá ao menu janelas e clique em preferências, na próxima janela que se abrir clique em ''Extensões'' e instale, logo irão aparecer janelas de confirmação apenas clique em ''ok'' e pronto a extensão estará instalada

Criar projetos profissionais e com todos os detalhes possíveis para tornar os cenários bem realísticos é o que as empresas e clientes exigem dos desenvolvedores de modelagens 3D. 

Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e os profissionais da área de arquitetura, engenharia, paisagismo, design, dentre outros precisam estar atentos às novidades de programas gráficos e atualizados quanto as formas de se fazer um projeto

Para ter um currículo invejável e aumentar as oportunidades de trabalho é necessário estudo e muita dedicação. Por isso que cursos online são ótimas saídas para quem quer alavancar a carreira. 

Aqui no nosso portal você tem a chance de realizar o curso online SketchUp para aperfeiçoar os seus conhecimentos, conhecer como funciona o programa e ainda usar o conteúdo para aumentar as suas chances em uma entrevista de emprego

Para isso é simples: basta se cadastrar no site, investir a pequena quantia de {preco_matricula} e pronto! A partir daí você terá acesso ilimitado ao curso de SketchUp e a outros 1.200 cursos online com certificado do Pacote Master por um ano inteiro, sem mensalidades. 

 

Faça como os mais de 200 mil alunos que estudaram e aprovaram nosso conteúdo e método de ensino. Estude no melhor portal de cursos online do Brasil, não perca mais tempo! 

Inscreva-se agora mesmo e aprenda SketchUp quando e onde quiser pelo seu computador, tablet ou celular, afinal o nosso ambiente virtual de aprendizagem é moderno e está disponível para todos os tipos de dispositivos. 

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais para seus familiares e amigos. Quem sabe eles também não fiquem interessados em nossos cursos online com certificado? Até mais! 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.