Wordpress é uma plataforma CMS - Content Management System, que traduzindo seria um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Atualmente, é a mais utilizada no mundo, contabilizando mais de 60 milhões de sites ativos. Por ter o código aberto, o Wordpress permite que todos os usuários do site publiquem seus conteúdos sem a necessidade de um programador.

Quem deseja ter um site Wordpress precisa de alguns conhecimentos básicos. O sistema não é complexo para quem está começando, mas uma boa didática de um Curso Online Wordpress certamente trará mais facilidade de uso.

Guia prático de iniciantes: veja como ter um site Wordpress otimizado

Se você é um usuário novo desse CMS e quer ter seu site, mas ainda se sente um pouco inseguro, preparamos um guia prático bastante completo e cheio de dicas. Confira.

Principais vantagens do Wordpress para o seu site

Há muitas vantagens do Wordpress para seu site. Por ser uma plataforma bastante completa, é possível instalar de simples blogs pessoais até sites governamentais sem comprometer a eficácia da página.

Listamos alguns pontos positivos do Wordpress.

É um sistema fácil de ser operado

Nada de muitas complicações para fazer a gestão do seu site no CMS. O Wordpress é muito versátil e permite a publicação de conteúdos em poucos cliques e sem grandes formatações;

É de fácil indexação nos motores de busca

Para quem foca no marketing digital, ter páginas amigáveis aos motores de busca é uma grande vantagem. A estrutura padrão do Wordpress já permite essa praticidade.

Dá para importar ou migrar de servidor com mais facilidade

Até pouco tempo, se você quisesse trocar o seu site de servidor, precisaria quase sempre refazer as páginas. O Wordpress trouxe também essa agilidade. A instalação do CRM é feita facilmente e algumas empresa, inclusive, nem cobram por isso.

É um sistema adaptável para qualquer necessidade

Como citamos anteriormente, o Wordpress consegue suportar de pequenos sites até páginas de altas instituições governamentais. Hoje existem grandes companhias que anunciaram que utilizam o CRM para suas páginas, como o The Wall Street Journal, o LinkedIn, o The New York Times e, mais recentemente, a Casa Branca também realizou a migração.

Wordpress.com ou Wordpress.org: qual a melhor plataforma para seu site?

Se você fizer uma busca rápida por Wordpress no Google, vai encontrar duas plataformas: a Wordpress.com e a Wordpress.org. De início pode parecer confuso, mas não é tanto assim. Os dois sites são oficiais, no entanto têm funcionalidades e objetivos diferentes.

Para quem deseja criar um site, o primeiro passo é entender a diferença entre esses dois sistemas. O Wordpress.org é o site onde você pode fazer o download da plataforma no seu computador, para desenvolver e gerenciar melhor sua página.

Já o Wordpress.com é uma empresa de hospedagem do CMS para quem deseja o domínio Wordpress.com, por exemplo, meusite.wordpress.com.

Para quem está iniciando no CMS, é sempre indicado criar um site gratuito no Wordpress.com para conhecer um pouco mais da plataforma, mesmo que haja uma ou outra limitação de uso como a instalação de plugins, por exemplo.

Site responsivo: escolhendo o layout ideal para seu website

O segundo passo para criar seu site no Wordpress é pensar em um template ideal. Quando falamos em layout, provavelmente, a primeira ideia que vem em mente é quanto às cores que se deve utilizar, se o design é moderno, etc.

Pensar em um site responsivo é mais que importante. Templates responsivos são aqueles que respondem de forma automática às variações de tela como desktop, celular ou tablet. Esse tipo de design ajuda a indexar melhor as suas páginas e traz mais conforto para seus usuários.

Então pense sempre nessa modalidade para evitar erros na página, principalmente se você está criando um ecommerce. Nós contamos um pouco mais no post Site Responsivo: porque você deveria pensar nesse modelo de website. Não deixe de conferir o conteúdo.

Wordpress ecommerce: existe diferença de layouts para lojas virtuais?

Já que falamos em ecommerce, é importante entender que existem algumas diferenças nos layouts de lojas virtuais para os sites comuns. Além disso, você precisa contratar um plano diferenciado, o Wordpress para Negócios, pois contém as funcionalidades que todo Wordpress ecommerce precisa.

Criar uma loja no Wordpress pede também a instalação de alguns plugins. Atualmente, o Woocommerce é considerado o mais completo, por funcionar como uma espécie de CRM dentro da plataforma. Você pode fazer a gestão dos pagamentos, cupons de descontos, promoções e muito mais.

Os layouts também precisam ser responsivos e com uma boa política de segurança, visando não colocar em risco os dados dos seus clientes.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Wordpress plugins: quais os que não podem faltar em meu site?

Mais acima falamos do Woocommerce como um plugin essencial para lojas virtuais. Entretanto, mesmo blogs mais simples pedem a instalação de algumas dessas ferramentas úteis.

Os Wordpress plugins Yoast SEO, Jetpack, Akismet e  Elementor são os mais indicados. Eles turbinam o compartilhamento nas redes sociais, as métricas do site e o SEO.

Leia tambémWordpress plugins: conheça os 5 mais populares para seu site

Alguns plugins são gratuitos, outros precisam de um investimento. Você escolhe todos a partir do próprio Wordpress e somente ativa e configura, de acordo com a sua preferência. É uma ação bem simples.

Segurança Wordpress: site pronto e sem riscos

Chegamos até aqui e você certamente já sabe quais os elementos essenciais para ter um bom site no Wordpress. No entanto, é preciso ainda pensar na segurança dos seus usuários, principalmente se sua página exigir preenchimento de formulários para pagamento ou contendo dados pessoais.

Segurança Wordpress consiste basicamente em manter o CMS sempre atualizado, em ter um Certificado SSL para o site, escolher senhas seguras para acesso à plataforma e evitar temas gratuitos, pois eles deixam a página mais vulnerável.

Nós falamos sobre cada um desses pontos no post Segurança Wordpress: 4 passos para ter um site seguro onde você pode conferir todos os detalhes.

Dúvidas sobre a plataforma Wordpress: como acessar o fórum para usuários?

Nada complexo e incômodo do que necessitar de um suporte e não encontrar nada. Os usuários da plataforma Wordpress contam com um projeto chamado WordCamp.

A pequena comunidade multi-idiomas, permite que usuários do CMS possam se encontrar e discutir mais sobre o sistema. É possível ainda assistir palestras, encontrar tutoriais, tirar dúvidas e, até mesmo, fazem parcerias. O site da WordCamp Central informa todos os próximos eventos que acontecerão ao redor do mundo. Não há nada marcado para o Brasil, mas você pode escolher um país da lista e aproveitar para ganhar esse conhecimento.

Agora que você sabe mais sobre Wordpress, já pode começar a criar o seu site com mais segurança!

Além do curso para aprendizado do CMS, o Educamundo ainda disponibiliza mais de 1.200 cursos online em diversas outras áreas relacionadas.

Você pode assinar nosso Pacote Master pode apenas R$ 69,90 anual e acessar diversos cursos online com certificado opcional (conforme condições de contratação) para ampliar ainda mais seu conhecimento! Faça a sua inscrição e bons estudos!