Uma das características presentes em crianças com Síndrome de Williams é a hipersensibilidade auditiva. Decorrente disso elas acabam sentindo-se muito incomodadas com barulhos comuns no dia a dia, como aspirador, liquidificador, carros etc.

Há, contudo, um outro lado dessa hipersensibilidade, que pode até mesmo ajudar na rotina escolar, a sensibilidade inata para a música.

Benefícios da música na educação infantil

Relaxante, divertida e prazerosa, a música oferece inúmeros benefícios quando aplicada à educação infantil. Não é a toa que o tema, musicalização de crianças em idade escolar, vem sendo objeto de estudo há muito tempo.

A prática melhora a sensibilidade, estimula a concentração e trabalha a memória. Isto quer dizer que a música, além de ser prazerosa por si só, ainda melhora a capacidade de sucesso dos alunos em outras áreas.

Música e cérebro, uma dupla e tanto

O estímulo das habilidades citadas acima ocorre devido a atuação da música no cérebro humano. Ao ter contato com a música diversas áreas cerebrais são ativadas, inclusive, áreas que não são trabalhadas pelas linguagens oral e escrita.

As áreas estimuladas pela música se interligam com outras e melhoram o funcionamento do cérebro, garantindo que suas capacidades sejam potencializadas. Diante disso, não há dúvidas de que são inúmeros os benefícios da música para a educação infantil.

Musicalização infantil

A musicalização infantil trata-se de atividades musicais aplicada no contexto escolar. A ideia ao adotá-la como estratégia educacional é colocar as crianças em contato com diferentes sons e torná-las sensíveis e receptivas a eles. Tem a ver com apresentar aos alunos canções, objetos sonoros, instrumentos, sons corporais etc. 

Educação especial para crianças com Síndrome de Williams

Quando se fala em educação para crianças que possuem algum transtorno ou síndrome, uma das principais preocupações é descobrir maneiras de ensiná-las. Afinal, em muitos casos, como acontece na Síndrome de Williams (Síndrome de Williams-Beuren), há uma perda cognitiva que resulta em um funcionamento diferente do cérebro.

É preciso, portanto, entender as características gerais do condição e o funcionamento cerebral de indivíduos portadores dela, para que estratégias educativas sejam criadas.

Ao compreender todos os traços comportamentais, cognitivos, mentais e fisiológicos causados pela Síndrome de Williams, os educadores descobrem quais atividades vão surtir mais efeito no ensino, assim como formas de aplicá-las.

Música na educação infantil de crianças com Síndrome de Williams-Beuren

No caso das crianças com Síndrome de Williams, o desenvolvimento de estratégias pode ter como base o gosto natural pela música que elas possuem. 

Outra característica importante de considerar neste caso é o comportamento extrovertido, entusiasmado e desinibido destas crianças. Assim, é possível determinar a teor da atividade musical que será aplicada.

Sem desconsiderar, é claro, que há a presença de deficiência mental que resulta em certas dificuldades. Sendo assim a música na educação infantil de alunos com SW deve ser pensada não apenas pelo aspecto do comportamento, mas também pelo cognitivo.

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Como desenvolver estratégias eficientes para o ensino especial

Para criar boas estratégias de ensino para a educação especial, seja para alunos com Síndrome de Williams ou qualquer outra condição, é importante ter conhecimentos que envolvam diversas áreas. 

Conforme já citado, conhecer a síndrome ou transtorno em questão é fundamental. No entanto é preciso compreender ainda as principais metodologias de ensino, práticas pedagógicas e aspectos da educação especial e inclusiva.

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