Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Religião: descubra quais os 8 cursos online mais procurados da área

religiao-02-1

O ensino religioso é uma disciplina que aborda uma ou mais religião do ponto de vista de sua história, seus fundamentos, costumes e finalidades. Tem caráter descritivo e reflexivo e pode ser ministrada tanto em escolas como residencias ou comunidades.

A religião é uma parte da cultura do mundo que nos acompanha há bastante tempo. Ela pode ser entendida como a crença que move as pessoas para um objetivo maior, traz calma espiritual e ajuda a guiar os indivíduos em diversos momentos. Com o crescimento e expansão do nosso conhecimento enquanto sociedade, o ensino religioso não se restringe mais apenas em locais de culto, por exemplo, e também pode ser encontrado em outros espaços. Há diversos cursos online que ajudam nessa questão.

Nesse artigo listamos os oito cursos EAD que são os mais procurados na área religiosa. Os conteúdos que compõem esse material são para todas as pessoas interessadas no assunto e também para os educadores – especialmente os da área. Esses últimos devem buscar entender a importância de lidar com o tema dentro da sala de aula, já que, mesmo que o professor decida não falar sobre religião por quaisquer questões pessoais, seus alunos podem fazer com que o assunto surja em meio a classe. Por isso, leia atentamente o artigo e entenda tudo o que você pode aprender quando se propõe a fazer um curso de religião.

Curso online Ensino Religioso para o Ensino Fundamental

O mais procurado dos oito cursos à distância sobre religião da nossa lista é o curso online Ensino Religioso para o Ensino Fundamental. Tanto na rede pública quanto na rede privada de ensino é comum que haja alguma aula de ensino religioso, seja no ensino infantil ou não. Esse curso então visa a ajudar o educador a pensar nessa questão de uma forma que ela se encaixe dentro do conteúdo programático que ele repassa aos seus alunos.

O desafio aqui é como pensar e aplicar a religião de uma maneira disciplinar para os pré-adolescentes que fazem parte do ensino fundamental. Um dos pontos explorados, por exemplo, é como enxergar positiva ou negativamente a inserção da religiosidade nas instituições. Esse curso desenha um cruzamento de aprendizado entre religião e cidadania, fazendo com que o professor saiba levar as questões religiosas para dentro da vida cotidiana de seus estudantes. Diferente do que algumas pessoas podem pensar, o ensino religioso não é o mesmo que ensinar uma religião, a veneração, dogmas ou crenças de modo a inserir alguém naqueles preceitos. Aulas sobre o tema têm como objetivo tratar das ciências da religião, ou seja, o olhar não é de maneira sacerdotal, mas sim de forma objetiva, analítica e crítica sobre o assunto.

Alguns pais e responsáveis se opõem ao ensino da religião em sala de aula porque não sabem muito bem como será a abordagem. Por causa disso, eles também podem e devem fazer algum curso de religião para que desse jeito se inteirem sobre as reflexões que são pontuadas.

Ensino religioso na educação:

  • Quem pode lecionar ensino religioso? Estão habilitados para lecionar Ensino Religioso nas escolas públicas aqueles que possuem diploma de licenciatura em ciências da religião; em pedagogia, com habilitação para o magistério de 1º a 4º ano do ensino fundamental; portadores de diploma de curso normal superior; docentes licenciados com curso de especialização lato-sensu em Ensino Religioso; portadores de diploma de História, Filosofia, Ciências Sociais, Psicologia.
  • Como trabalhar o ensino religioso na educação infantil? Uma das melhores recomendações é trabalhar os conteúdos de forma lúdica, com contos de histórias, uso de livros ilustrados, estimular as crianças a fazer uma pequena peça de teatro. Elas também podem montar cartazes e painéis com colagens, sempre atentando para que elas tenham espaço para perguntar o que quiserem e falar sobre o que entenderam.
  • O que é o ensino religioso nas escolas? O ensino religioso nas escolas é uma disciplina que pode ser referente a uma religião especifica (confessional) ou um estudo cultural sobre diversas religiões a partir de seus costumes, festas, rituais, etc. A escolas publicas têm a obrigação de ofertar esta disciplina, mas ela é optativa e cabe aos pais decidir se a criança irá ou não frequentar suas aulas.

Curso online Ciência da Religião

O segundo dos cursos online com certificados sobre religião dessa nossa lista é o curso online Ciência da Religião. O tema pode ser entendido de diversas formas nos mais diferentes contextos: podemos pensar religião enquanto produto histórico, da sociedade e/ou da cultura. Isso é o que chamamos de ciências da religião. Como todo fenômeno, a religiosidade precisa ser estudada para que sua apreensão seja feita de forma ampla e inteligente, a fim de podermos entendê-la panoramicamente. Uma aula de ensino religioso que não toca nesses vieses pode acabar por se mostrar incompleta e o aprendizado deixa de ser tão completo quanto deveria.

Esse curso de religião também traz à discussão o fator legal do tema. Isso porque está na lei que todas as pessoas têm o direito de ter assegurada sua liberdade religiosa. Claro que isso não abre portas para que um grupo religioso desrespeite o outro, ao contrário, é uma maneira de confirmar que qualquer indivíduo é livre para que suas crenças sejam postas em práticas e, mais do que isso, o Estado deve garantir que ele esteja seguro enquanto as coloca em exercício. As ciências da religião trazem um pensamento bastante reflexivo sobre o diálogo que precisa existir entre quaisquer religiões em conjunto com a teologia cristã e também a não-cristã. Isso porque o objetivo da convivência é o respeito de todas as partes, entre os praticantes e estudiosos. Faça esse curso online para ter uma visão completa sobre o fenômeno da religiosidade.

##lista_curso##

Curso online Histórias das Religiões

Cursos online sobre história sempre acrescentam muito acerca de diversos assuntos e com a religião não seria diferente. O curso online Histórias das Religiões figura na terceira posição dessa nossa lista de cursos EAD e traz um conteúdo programático extremamente importante para podermos pensar a religiosidade. A religião é um produto da sociedade e como tal está inserida também na temporalidade dos seres humanos, ou seja, existe uma historicidade por trás dela que sempre a acompanha. Pensar na história da religião é incluir reflexões filosóficas e sociológicas sobre o tema, já que o ser humano é uma parte essencial disso tudo.

O contexto, como é importante também para ser pensado na religião enquanto ciência, também se faz presente aqui. Diferente de outros cursos à distância que olham mais para a geografia estrangeira no momento de discutir religiosidade, o conteúdo presente nesse curso também traz para o aprendizado um foco no território brasileiro, sem deixar de lembrar de outros países também. O Brasil é uma federação extremamente rica religiosamente e esse aspecto deve ser estudado com profundidade. As diversas religiões do território nacional constituem parte importante da cultura do povo brasileiro e, por consequência, de sua identidade. Dessa forma, estudar a história da religião corre paralelo com o aprendizado sobre quem somos enquanto povo que ocupa essas terras. Esse curso trabalha todos esses aspectos como maneira de qualificar o interessado a fazer pesquisas e agir como docente acerca do assunto.

Curso online Cultura Religiosa

Como já falamos, as ciências da religião fazem com que pensemos nela de diversas áreas de conhecimento, com pontos de vista diferentes e é somente assim que o ensino religioso se torna completo. Por isso, não é surpresa que, nessa listagem de cursos online com certificados mais procurados sobre religião, o curso online Cultura Religiosa apareça. A cultura é um traço bastante forte de uma sociedade e ela provoca mudanças na maneira de agir e pensar de um povo. Quando um país é palco de uma grande cultura religiosa, devemos entender como ela se configura naquele território, já que tem até mesmo o poder de modificar a vida da população – seja de maneira individual ou mais generalizada.

Por isso esse curso investiga quais foram as contribuições que a religiosidade fez para os direitos civis, por exemplo. Existe todo um caminho histórico-cultural que devemos nos ater, desde a religião na pós-modernidade, passando por nomes importante dentro dessa discussão – como Martinho Lutero – até chegarmos em conceitos acerca da ética. Tudo isso está amarrado com a religião e ignorar o papel desse tópico quando lidamos com processos e indivíduos que vivem em uma determinada cultura. Assim como o curso online História das Religiões esse também traz o Brasil para a discussão, já que é importante saber como lidamos com a questão quando temos nossos costumes próprios.

- Z

Curso online Teologia Cristã Protestante – Fundamentos Essenciais

Em nossa lista de cursos online sobre religião também há aqueles que são mais específicos, como é o caso do curso online Teologia Cristã Protestante – Fundamentos Essenciais. Para aquelas pessoas que procuram ter mais propriedade para dar uma aula de ensino religioso evangélico, tudo o que é ensinado no conteúdo programático desse curso é de extrema importância. Por tratar dos fundamentos essenciais sobre a teologia cristã protestante, o interessado nesse curso tem apoio de especialistas e pesquisadores da fé em todo o conteúdo repassado. Esse curso online toca em diversos assuntos que são a base do pensamento protestante.

Você irá estudar sobre quais são os tópicos fundamentais que constituem a teologia protestante e mais especificamente como o protestantismo está inserido no Brasil. O Manifesto Protestante também ganha destaque, já que ele conversa diretamente com todas as pessoas que fazem parte da religião, logo também com aquelas que desejam aprender mais sobre ela. O guia do protestantismo também é estudado e suas diretrizes são repassadas de modo que o aprendizado acerca dessa religião seja bem estruturado. Ao fazer esse curso, o interessado amplia seus conhecimentos e começa a entender melhor como se configura essa religião específica, o que ela deseja ensinar e como deve ser apreendida.

Curso online Teologia – Fundamentos Essenciais

Quase fechando nossa lista sobre os cursos EAD mais buscados na área da religião, está o curso online Teologia – Fundamentos Essenciais. Tenha em mente que em qualquer assunto é importante sabermos primeiro os principais pontos dele, por isso cursos à distância que lidam com noções primordiais devem sempre estar no seu radar. Esse curso trata de conceitos e definições que são bastante caras para as pessoas que seguem os preceitos da teologia. Por causa disso, o conteúdo programático fala sobre uma proposta de estudos acerca das passagens da Bíblia, uma vez que o livro é a base para todo o pensamento dos cristãos.

A interpretação do chamado Livro Sagrado também passa pelo conteúdo desse curso e assuntos que acompanham a vida daqueles indivíduos que creem são colocados em foco para se debater e entender mais profundamente sobre eles. O Evangelho e o evangelismo; a existência e o mistério dos anjos; o conhecimento e a Trindade de Deus; o conceito de pecado e como ele se faz presente na vida do cristão; os ensinamentos que Cristo deixou para aqueles que creem nele e em Sua palavra; a Teologia da Libertação e a Teoria da Expiação, tudo isso e mais são tópicos de discussão e aprendizado nesse curso online.

##lista_vantagens##

Curso online Leitura da Bíblia

Como vimos anteriormente no curso online Teologia – Fundamentos Essenciais, a Bíblia é uma parte muito importante acerca do aprendizado teológico. Por ser o Livro Sagrado base da religião cristã, é necessária uma dedicação especial para o seu estudo. Isso justifica por que o curso online Leitura da Bíblia é um dos mais procurados quando o assunto é religião. A Bíblia é composta de vários livros e passa ensinamentos há milhares de anos. Por causa de sua complexidade, a interpretação dos textos pode ser um pouco complicada, especialmente para aquelas pessoas que não têm um contato direto com as escrituras.

Dessa forma, esse curso aparece como uma maneira eficiente de ajudar a superar essa dificuldade e faz isso de maneira pragmática. Há atividades que devem ser colocadas em prática para que a interpretação bíblica seja bem encaminhada. É por isso que são explorados em conjunto métodos de leitura, para um melhor entendimento do que os textos querem nos dizer. Também há discussões bastante atuais no curso, como a contraposição entre uma leitura popular feita comumente do Livro Sagrado e uma leitura feminista dos escritos. Além disso, o contexto histórico da Bíblia sempre é levado em consideração. Como já dissemos outras vezes nesse mesmo artigo, a historicidade da religião é importante porque nos permite entendê-la como um resultado de nossa sociedade. Saber sobre o tempo em que a Bíblia foi escrita nos auxilia a compreender de uma maneira mais certeira o que os ensinamentos querem nos falar.

Curso online Reflexão e Estudo da Bíblia

Podemos pensar no curso online Reflexão e Estudo da Bíblia como um aprendizado complementar ao curso anterior, curso online Leitura da Bíblia. A reflexão da palavra de Deus, como é entendido o que está escrito nos textos bíblicos, é o ponto principal do conteúdo programático. Para isso são ensinadas formas de fazer um estudo bíblico mais aprofundado, o que diz da necessidade de se entender mais acerca das Doutrinas Bíblicas. Esse curso também toca em um ponto social muito importante: a ética. Do mesmo modo que a religião como um todo fala sobre o assunto, a própria Bíblia tem algo a dizer. A discussão sobre espiritualidade também é trazida para o interessado em saber mais do Livro Sagrado e sua reflexão se faz ainda mais pungente no que toca esses questionamentos.

Dúvidas frequentes sobre religião:

  • Qual a diferença entre ensino religioso e religião? O ensino religioso aborda e explica de forma didática os princípios básicos de uma ou mais religião, contudo, pode possuir caráter doutrinador ou de conversão religiosa. A religião, por outro lado, é uma crença em determinado poder superior, que se desdobra em um sistema de valores e de práticas que devem ser seguidas e propagadas.
  • O que trabalhar em ensino religioso? Existe um vasto universo de temáticas que podem ser trabalhadas no ensino religioso, principalmente no caso do não confessional, que pode abordar aspectos do nosso folclore, festas juninas, os calendários de diferentes povos, como maias, judeus e muçulmanos, a história da formação da umbanda, que é uma religião brasileira, etc.
  • O que é ensino religioso não confessional? Também chamado de ensino feomenológico, trata-se do estudo de manifestações culturais e religiosas da sociedade. Eventos como rituais, cultos, costumes e festas são abordados e estudados numa perspectiva acadêmica, seja o cristianismo, o espiritismo, a umbanda, etc.

Gostou da seleção que fizemos com esses cursos online com certificados sobre religião? Se você se interessou pelos oitos listados, inscreva-se em todos eles! No Educamundo você investe apenas {preco_matricula} por ano e pode fazer quantos cursos online quiser. Aproveite essa oportunidade e matricule-se agora mesmo. Se tiver dúvidas ou comentários sobre este artigo, questões acerca de religião, deixe um comentário abaixo que ficaremos felizes em responder.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.