Você sabe aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis para criar aulas diferenciadas? Jogos online, aplicativos e softwares estão no mercado para ajudar no processo de ensino e aprendizagem, tornando-o mais dinâmico.

Porém, muitos professores ainda têm problemas em se adaptar a essa realidade e ficam presos apenas ao uso tradicional do projetor, às apresentações de filmes etc. Diante disso, criamos um e-book completo e gratuito com informações essenciais para quem quer mudar esse comportamento e aprender a usar a tecnologia com os estudantes.

Antes de baixar o material, entenda melhor como os recursos tecnológicos são importantes para a educação analisando os tópicos a seguir. Boa leitura!

Recursos tecnológicos para alunos do ensino infantil ao ensino médio

Os recursos tecnológicos têm como função facilitar o processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.

No caso da educação básica, que vai do nível infantil ao médio, eles têm um papel ainda mais importante. Afinal, servem para prender a atenção desse público hiperconectado e despertar seu interesse para novos conhecimentos.

Aqui no Educamundo, temos diferentes cursos online que tratam desse assunto. Porém, uma ótima opção para você começar seu processo de estudo é acessando o Curso Online Educação Digital, que traz um conteúdo completo referente ao tema.

Qual o papel da tecnologia na educação?

Melhorar o índice de aprendizagem, facilitar o processo de inclusão e tornar o ato de aprender divertido: tudo isso pode ser compreendido como objetivos do uso da tecnologia na educação. Ou seja, ela é uma ferramenta que ajuda na interação entre professores e alunos.  

Quais os principais tipos de recursos tecnológicos na educação

Em geral, o acesso a sites de pesquisa é o primeiro item que vem à nossa mente quando refletimos sobre o assunto. Porém, existem diversos tipos de recursos tecnológicos na educação. Os principais são:

  • jogos online;
  • sites criados pelo professor onde é possível deixar o conteúdo da aula disponível para os estudantes;
  • softwares de aprendizagem com atividades variadas;
  • computadores adaptados para alunos com necessidades especiais;
  • projetores;
  • e-books;
  • audiobooks (confira aqui opções gratuitas para escutar);
  • aplicativos.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O uso dos aplicativos de estudo

Como acabamos de mencionar, os aplicativos de estudo são recursos tecnológicos comuns no cotidiano acadêmico. Por serem de fácil acesso e oferecem a possibilidade de personalização do processo de aprendizagem, essas ferramentas podem ser usadas com diferentes objetivos, dentro e fora da sala de aula.

Sendo assim, algumas opções interessante para começar a utilizar são:

  • Aprovado: ideal para os alunos montarem um cronograma de estudos;
  • AppBlock: sua função é bloquear o smartphone de distrações, como redes sociais, durante o período de aprendizagem;
  • Ortografa: ajuda os estudantes a não cometerem erros de ortografia;
  • Geekie Games Enem: aplicativo que traz jogos e simulados de matérias cobradas no Enem;
  • Física Interativa: como o nome sugere, é um app com diversos recursos dinâmicos para o estudo da física.  

Recursos tecnológicos e ensino interativo

Diante de tudo o que apresentamos até agora, é fácil perceber que os recursos tecnológicos transformam o processo educacional. E é aqui que entra o ensino interativo.

Com aplicativos, internet, computadores, tablets e smartphones, o aprender não deve ficar limitado ao quadro negro e à explicação do professor. É possível chamar os alunos para participar dessa construção do conhecimento. Para fazer isso, vale a pena:

  • criar atividades que incentivem a pesquisa online;
  • pedir para o estudante criar um vídeo retratando algum conteúdo da aula;
  • utilizar jogos online para dividir a classe em equipes e fazer uma espécie de competição de aprendizado.

Esses são apenas alguns exemplos de estratégias que você pode colocar em prática para tornar a dinâmica na sala de aula mais divertida. Porém, para fazer a diferença com os estudantes, baixe agora o e-book O ensino no mundo digital: tudo o que você precisa saber para criar aulas revolucionárias.

E-book Educação digital

O material foi elaborado com todo cuidado pela nossa equipe pedagógica, que é responsável pela elaboração dos cursos online com certificado aqui da plataforma. Ou seja, você não pode perder essa oportunidade!