Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Recreação na educação infantil: brincadeiras que desenvolvem

brincadeiras-infantil-enfoque-02-1

Brincadeiras para educação infantil: não é de hoje que as atividades de recreação são vistas como um auxílio essencial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. Os benefícios vão muito além do lazer e da distração e levam a muitos ganhos para os pequenos, na psicomotricidade, na ludicidade, na interação com o mundo, no respeito às diferenças, entre muitos outros.

É nesse contexto amplamente estudado e destacado em diversos periódicos, pesquisas e estudos que profissionais visam se especializar e entender a relação de brincadeira e aprendizado, seja com um curso de recreação ou diversos cursos online relativos a essa temática. Aqui no Educamundo, por exemplo, temos uma imensa variedade sobre o assunto.

O Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil é o principal, uma opção com um conteúdo primoroso e atualizado. Trata-se de um curso online ideal para educadores em todos os níveis, pais, familiares no geral, estudantes de várias áreas e todo indivíduo interessado em saber a importância das brincadeiras para crianças.

Há muito que descobrir, ótimas dicas a seguir e ideias incríveis para praticar. É por isso que fizemos este artigo para te auxiliar nesse tema, com informações precisas sobre a área e cursos online com certificado completos para sua qualificação. Leia atentamente e não deixe nenhum detalhe de lado, com certeza você vai gostar bastante de desbravar esse universo.

Curso de recreação: estimulando as crianças a brincar

O desenvolvimento dos sentidos, o estímulo ao movimento e à independência, o reconhecimento de objetos e suas formas, as habilidades para usar o corpo, o contato e o relacionamento com o outro e todo o ambiente, a evolução físico-mental… essas são apenas algumas vantagens do brincar para a educação infantil, segundo a cartilha Brincar para Todos, do Ministério da Educação.

Tanto o órgão máximo dessa área no Brasil quanto vários especialistas são categóricos ao afirmar que as brincadeiras para recreação infantil são obrigatórias e complementam uma educação de qualidade. Isso vale tanto para a escola quanto em casa e nos mais diversos ambientes de lazer, por isso devem ser consideradas pelos educadores, familiares e qualquer pessoa que conviva com crianças no dia a dia.

Além disso, a capacitação nesse assunto e a compreensão da importância das brincadeiras para educação infantil ajudam também no mercado de trabalho. Atualmente, muitos setores ligados ao entretenimento investem em pessoas capacitadas para a diversão dos pequenos. Por isso, quem se prepara com um bom curso de recreação pode se dar muito bem na área.

Nessa abordagem, vamos considerar o surgimento dos jogos e brincadeiras, seus principais benefícios, dicas e perspectivas para colocar as melhores atividades em prática e como fazer carreira nessa área. Parece simples, mas há muito que aprender e considerar ao criar um ótimo cronograma de recreação que realmente estimule os sentidos, o conhecimento e o prazer em exercer tal exercício.

Lembrando que, além de nosso Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil, temos diversos cursos online ligados à educação infantil, sobretudo com foco na arte e ludicidade. Vale muito a pena considerar essas alternativas para fortalecer seu aprendizado.

Origem dos jogos e brincadeiras

O valor cultural de muitos jogos e brincadeiras é inestimável. Alguns são tão antigos que datam das primeiras civilizações do mundo, como a grega e a chinesa. Outros derivam de povos responsáveis pela construção de nosso país, como os índios e os negros. O fato é que evoluem e vão passando de geração para geração, alguns mantendo as mesmas características e outros ganhando ares de renovação de acordo com as tendências atuais.

Muitos saudosistas podem salientar que algumas brincadeiras estão se perdendo em meio a tempos tecnológicos, porém, existem diversas alternativas de entretenimento puro e natural que instigam as crianças e vão muito além dos aparelhos eletrônicos. A questão é que, mesmo com a mudança de muitos cenários – como a insegurança, por exemplo –, é indicado que os responsáveis pensem em alternativas para que essas atividades sejam conservadas (em vez de deixar a criança brincar sozinha na rua, acompanhá-la para brincar em um parque, por exemplo).

Desde que campos como a psicologia e a medicina descobriram que a arte do brincar ia muito além da diversão e da distração para os pequenos, são realizados diversos estudos sobre o assunto. Podemos citar grandes especialistas que exploraram ramos ligados à arte com o desenvolvimento lúdico e a psicomotricidade, como Jean Piaget, Jean Jacques Rousseau, Donald Winnicott, entre outros.

Já para Janice Bertoldo e Maria Andrea Ruschel, autoras do livro "Jogos, Brinquedo e Brincadeira", a cultura lúdica brasileira se estabeleceu de acordo com a influência dos povos que formaram o país, por meio de uma mistura de conhecimentos que deram características bem particulares a muitas atividades. O Folclore é um exemplo clássico disso, do qual se deriva muitas brincadeiras para recreação infantil.

Nesse contexto, podemos afirmar que desde os primórdios a recreação desempenhou um papel fundamental no crescimento e formação das crianças, abrindo margem para a imaginação e o relacionamento total com o ambiente e pessoas. A arte do brincar é passada de pai para filho e cultuada nos locais em que os pequenos ficam grande parte do seu dia, como a escola. Não é à toa que, segundo Max Gunther Haetinger, autor do livro "Jogos, Recreação e Lazer", os professores precisam resgatar as brincadeiras antigas e usá-las com mais frequência nesse espaço.

Sabemos que hoje em dia os métodos de ensino precisam se renovar. Não há mais espaço para o engessamento no ensino, por isso a recreação surge como uma bela opção que deve ir além de uma simples educação física. Trata-se de criar cronogramas excelentes, com exercícios instigantes, recursos chamativos e auxiliares que mantenham o interesse dos envolvidos.

Primeiro, deve-se entender a diferença básica de jogo, brinquedo e brincadeira. Jogo tem relação maior com a psicomotricidade (corpo + mente), indo desde as modalidades esportivas convencionais até aqueles que desafiam o cognitivo. Brinquedo é um objeto que apresenta texturas, formas e pontos diferentes, ótimos para desenvolver os sentidos. Brincadeira, por sua vez, remete ao entretenimento e a diversão autêntica.

O reconhecimento dessas características ajuda o mentor a executar uma programação estruturada e completa, de acordo com a faixa etária, o tempo e as necessidades das crianças. Cursos a distância sobre essa pauta também apresentam informações aprofundadas e embasadas nos ensinamentos de especialistas, diferencial do Educamundo para sua qualificação.

A importância do planejamento das atividades de recreação

Planejamento é fundamental em qualquer cenário. Não é porque a hora de se entreter é livre e divertida que deve ser totalmente "solta", sem observação e uma metodologia competente. É claro que para as crianças qualquer atividade interativa será bacana, mas para que tenham ganhos em sua formação, é inerente ao educador criar um cronograma de atividades.

E por que devemos sistematizar esse processo? Bom, é a partir do lúdico que a criança inicia sua relação com o mundo, das pequenas ações até o aprimoramento de artes mais conceituais. Aprende-se tanto a valorizar o trabalho em grupo quanto diferenciar uma atividade de outra, atentar-se às regras, respeitar as diferenças e limitações e, claro, para o autoconhecimento.

Todavia, é necessário contar com auxiliares em meio a tantas descobertas. O mentor deve agir tanto como líder quanto como acolhedor, passando as instruções, conversando e ouvindo o que os pequenos têm a dizer, abrindo espaço para a interação espontânea e também desafiando-os a pensar, construir, fazer associações, criar histórias, entre muitos outros exercícios inspiradores.

É essencial compreender que o cronograma de recreação não serve apenas para os educadores e tampouco é ligado somente ao contexto escolar. Esse esquema deve ser considerado por qualquer profissional que lida com crianças, pelos responsáveis e todos os atuantes na área de educação infantil.

Vai ao parque? Crie um planejamento de acordo com o espaço verde e aberto. Está chovendo e não dá para sair? Use o que você tem em casa e chame a família toda para brincar. Pequenos passos – desde que projetados previamente – fazem toda a diferença. Mas, se ainda assim você se sente perdido, cursos online com certificado são ferramentas excelentes para descobrir muitas coisas novas. Nosso curso de recreação é um exemplo perfeito e serve como um ótimo guia para quem pretende entender e dominar esse universo.

O que não deve faltar em um bom cronograma de recreação

O ambiente conta muito na hora de colocar as melhores brincadeiras para recreação infantil em prática. Mais do que isso, a criatividade e inovação tanto nas ações quanto nos materiais utilizados também farão muita diferença, bem como a disposição dos adultos e responsáveis para ensinar e orientar. Em todo caso, porém, vale salientar que as atividades devem respeitar as condições e os limites das crianças. Há diferentes capacidades, personalidades e habilidades, e a ideia é desenvolver o melhor de cada uma delas, destacando os pontos positivos e trabalhando aqueles mais dificultosos.

Entre algumas dicas de procedimentos/recursos inerentes a um cronograma de recreação, podemos citar:

  • Uso de materiais comuns e alternativos (reciclados, próprios para crianças com deficiência, modernos, etc.);
     
  • Brinquedos de vários tipos ou que se adequem à atividade preterida – não faltam opções legais e instigantes;
     
  • Brincadeiras antigas, folclóricas, de cooperação, entre outras;
     
  • Jogos, gincanas e competições esportivas – o Curso Online Desporto na Escola‍ pode ajudar bastante nesse caso.
     
  • Jogos que fortalecem o pensamento e as habilidades cognitivas;
     
  • Alternativas tecnológicas que complementam as disciplinas e estimulam a tomada de decisões, a concentração e todo o conhecimento em si.

Que tal dar um plus nesse módulo apostando em um curso online de qualidade? Assim, você terá ainda mais ideias de brincadeiras para crianças. Dê uma olhada em nosso artigo Arte na educação: conceitos, práticas e cursos online para educadores‍ e conheça outras inspirações maravilhosas.

curso de recreação

Perspectiva para o mercado da recreação

Trabalhar com crianças chama sua atenção? O mercado de recreação te deixa animado? Pois é, saiba que esse cenário é crescente e abre espaço até para o empreendedorismo. Segundo uma matéria recente do programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios, o mercado infantil movimenta cerca de 50 milhões de reais por ano no Brasil e está cada vez mais amplo.

Esse mercado se estende desde as escolas até empresas ligadas ao entretenimento, com espaços exclusivos que incluem jogos, brincadeiras, atividades lúdicas e artísticas. Além de ser uma proposta que favorece a integração da criança com colegas e todos os elementos do ambiente, garante que os pequenos saiam de casa e da rotina que pode se tornar cada vez mais maçante. Além disso, é uma alternativa para os familiares se divertirem também.

Vale salientar que a área recreativa ainda é fortemente associada ao turismo. Em nosso portal, inclusive, temos cursos a distância que abordam detalhadamente essa coligação, como o Curso Online Turismo Infantil‍, com roteiros específicos para crianças, planejamento para as férias, adequação de serviços e materiais para cada faixa etária e muito mais. Quer tal se tornar um guia para trabalhar em hotéis, pousadas e uma série de espaços?

O ramo de festas e lazer em si também tem total relação com as brincadeiras para educação infantil. Buffets e companhias especializadas neste tipo de serviço são extremamente populares, ainda mais aquelas que promovem ações mais dinâmicas e diferenciadas – e que mantém seus profissionais atualizados.

Por fim, todo o campo da educação infantil deve considerar as brincadeiras para crianças como complemento ao aprendizado. Destacamos tanto as aulas de educação física quanto as outras disciplinas que também podem se valer da recreação para inovar nas metodologias. Isso vale para todos os educadores, gestores, coordenadores e demais funcionários de escolas, organizações, instituições, etc.

Viu só o quanto o mercado de recreação é aberto e cheio de possibilidades? Essas são apenas algumas dicas, ainda há muito que descobrir. Comece a trilhar sua carreira nessa área fazendo um curso de recreação e vá se aprimorando com tendências teóricas e práticas. Cursos a distância apresentam referências primordiais para capacitação, atualização e aperfeiçoamento, além da vantagem de estudar quando e onde quiser, com total autonomia.

Recreação, inclusão e desenvolvimento

Brincadeiras, jogos e tudo que se refere à recreação infantil são instrumentos agregadores e altamente benéficos para crianças de todas as idades, portanto, é imprescindível inclui-las no cronograma de atividades de seus alunos e filhos. Brincar é um direito garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela ONU, justamente por ajudar na inclusão e no desenvolvimento.

Sempre por dentro dos estudos e pesquisas acerca da educação infantil e de diversas áreas, o Educamundo investe em uma diversidade de cursos online fundamentais para a formação de todos os interessados em quebrar paradigmas e renovar seus conhecimentos. Além do Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil, temos centenas de opções preparadas por uma equipe pedagógica preparada e exclusiva.

Melhor que isso é ter acesso a todo esse conteúdo por um ano inteiro investindo apenas uma taxa única de {preco_matricula}. Assim, você tem ao seu dispor todos os cursos online com certificado do Pacote Master, escolhendo os que mais te agradam e com a possibilidade de certificação, caso seja seu desejo.

Aproveite essa chance que você só encontra em um dos melhores portais de ensino a distância no país. Inscreva-se e comece a dar um upgrade em sua formação com um ótimo curso online, você vai gostar bastante. Se tiver dúvidas, deixe um recado pra gente. Compartilhe essa ideia com seus amigos também. Até mais!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.