Você sabia que a cartografia está presente em grande parte de suas ações diárias? Essa área parece muito complexa e direcionada apenas aos especialistas, mas pode ter certeza que seus referenciais são essenciais para praticamente todas as áreas.

Dos mapas feitos à mão aos sistemas tecnológicos atuais, a necessidade de saber tudo sobre cartografia é interessante para alunos de engenharia, topografia, arquitetura, geografia, sociologia, só para citar algumas.

Além disso, noções de cartografia são essenciais tanto para um professor de Geografia quanto para de outras disciplinas ligadas ao meio ambiente e agricultura, e também para outros indivíduos que desejam aprender as características desse campo e usá-las no cotidiano.

Temos, inclusive, uma postagem que pode ser bastante interessante a esses profissionais: Professor de Geografia: torne suas aulas de cartografia interessantes!

Entenda qual a importância da cartografia e demais aspectos relacionados

Conceito de cartografia

A representação geométrica simplificada, plana e convencional de toda a superfície terrestre. É assim que o manual oficial do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) define o conceito de cartografia. Seja através de mapas e cartas disponíveis em meios físicos e digitais, podemos entender essa ciência como o padrão fundamental de orientação e localização em todo o espaço.

Partindo para uma abrangência maior, a cartografia refere-se também às operações artísticas, científicas e técnicas relacionadas aos mapas – da sua produção à documentação, do estudo à execução de projeto. Por meio de diversas representações gráficas, há ganhos tanto para a organização espacial, a localização – como já dissemos -, a comunicação e a utilização para áreas variadas.

Noções de cartografia: conheça o essencial

Consultar um mapa, por exemplo, é algo corriqueiro para muitas pessoas. Quem não tem o aplicativo do Google Maps instalado em seu smartphone para procurar o nome de uma rua, um bairro, uma cidade, e até para ficar "viajando" para lugares distantes usando as ferramentas do programa?

Essa é uma inovação que veio para revolucionar os conceitos mais tradicionais da cartografia, embora os meios físicos estejam longe de acabar. Há espaço para o gráfico e o digital.

Geometria, astronomia, geodésia, topografia, engenharia: todas essas áreas têm estreita relação com a cartografia. A compreensão dos mapas e suas características foram e são essenciais para a construção da humanidade, tanto que o primeiro mapa surgiu antes da escrita, com o intuito tanto de orientação espacial quanto para o reconhecimento de fenômenos, meios físicos (rios, montanhas etc.), para transporte, noção e defesa de território, entre muitas outras finalidades.

A partir disso só evoluiu – a níveis impressionantes, inclusive. O surgimento do GPS, por exemplo, foi um marco na história da cartografia. Aliás, há um artigo sobre essa temática, que você pode ler aqui: O surgimento do GPS, sua importância e relação com a cartografia

Hoje em dia, ter noções de cartografia ajuda em estudos socioambientais, educacionais, de saúde, ou seja, aspectos relevantes para quantificar e qualificar dados referentes a adversidades e transformações em uma cidade, estado, país etc.

Quando o IBGE decide fazer uma pesquisa, por exemplo, considera diversos conceitos dessa ciência, do início ao fim do estudo. Assim, pode chegar a números efetivos, meios simplificados e informações precisas.

Divisão da cartografia

Para entender melhor o que é cartografia e sua aplicação, existe uma divisão básica dessa área:

  • Ramo topográfico: é responsável pelos detalhes planialtimétricos, ou seja, os aspectos naturais e artificiais de uma área tomada de uma superfície planetária. Nesse campo, analisam-se as altitudes através de curvas de nível, as noções de distância, as direções e os detalhes precisamente localizados com grau de precisão compatível à escala.

  • Ramo temático: chamado também de mapeamento temático, inclui a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos físicos ou sociais do planeta ou de uma parte dele. É o ramo da introdução à cartografia ligado as variadas áreas do conhecimento (econômicas, agrícolas, industriais, geológicas, demográficas etc.) para estudos, avaliações e pesquisas.

Independentemente do ramo, toda representação cartográfica é feita em documentos. Além dos populares mapas, há outras opções: globo terrestre, cartas, plantas, croquis, atlas, maquete e fotografias aéreas.

qual a importância da cartografia

Outras noções essenciais em cartografia

Não podemos esquecer da cartografia social, instrumento de representação dos povos brasileiros, como indígenas, ribeirinhos, caiçaras etc. O interessante desse segmento é que os mapas sociais são elaborados por esses povos, com ajuda de profissionais. Quer conhecer mais sobre o assunto? Leia este post: Além dos mapas tradicionais: a cartografia social e defesa de direitos.

As noções básicas de cartografia também englobam o conhecimento do alfabeto cartográfico, essencial para uma apurada leitura e interpretação de mapas, cartas e demais documentos cartográficos. Neste artigo você consegue entender esse assunto: Você sabe o que é um alfabeto cartográfico? Descubra agora mesmo!

O que são coordenadas geográficas?

A área de mapas (diferente de outras representações, como as cartas), dispõe de classificações bem específicas e diversificadas. Vamos listá-las para fortalecer suas noções básicas de cartografia.

Elementos principais de um mapa:

  • Título: informação a respeito dos fenômenos apresentados no mapa.

  • Legenda: chamada também de convenção cartográfica, mostra o significado dos símbolos utilizados no documento.

  • Coordenadas geográficas: a localização de todos os pontos apresentados.

  • Escala: usada para calcular as distâncias de acordo com as medidas reveladas.

  • Orientação: a indicação propriamente dita.

De posse de todas essas informações fica bem mais fácil compreender qual a importância da cartografia em nossas vidas, não é mesmo?

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Qual a relação entre cartografia e geoprocessamento?

A relação forte entre Cartografia e Geoprocessamento é o espaço geográfico. Enquanto a Cartografia apresenta um modelo de representação de dados para os processos que ocorrem no espaço geográfico, o Geoprocessamento representa a área do conhecimento que utiliza técnicas matemáticas e computacionais, fornecidas pelos Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Essas técnicas tratam os processos que acontecem no espaço geográfico. Essa é, de forma clara, a relação interdisciplinar entre Cartografia e Geoprocessamento.

Quer se capacitar em Cartografia?

Você sabe que investindo apenas R$69,90, em um único pagamento anual, pode fazer o Curso Online Introdução à Cartografia e os demais cursos que fazem parte do Pacote Master?

Pois é, são mais de 1.200 opções em cursos online à sua escolha. Você pode fazer quantos desses quiser, durante a vigência de sua matrícula (12 meses).

Não pense muito! Faça já a sua inscrição no portal e estudE com quem é referência em cursos online com certificado. Bons estudos!