A sociedade passa constantemente por transformações e graças a vários teóricos e pesquisadores que estão sempre em busca de novas metodologias de ensino a educação consegue acompanhar essas mudanças. 

Uma das formas da educação acompanhar as transformações da sociedade, inclusive no que se refere à evolução tecnológica, é associar as técnicas da Psicopedagogia a essas metodologias e tendências de ensino. 

Ela garante que novas técnicas de ensino sejam elaboradas e auxilia o educador a transmitir conhecimentos de forma mais eficaz. Além disso ajuda  no processo de aprendizagem do aluno. Ou seja, a Psicopedagogia é essencial para o desenvolvimento de metodologias que acompanhem as transformações sociais. 

Novas metodologias de ensino e a influência da Psicopedagogia

Muitas vezes esses novos métodos são desenvolvidos visando ajudar aqueles alunos que possuem alguma deficiência intelectual, motora, sensorial ou transtornos de aprendizagem. A ludicidade, por exemplo, é um método que tem esse foco.

Contudo, é válido lembrar que, independentemente de ter alguma deficiência ou não, todos os alunos possuem formas diferentes de aprender, sendo assim, a adaptação de metodologias às necessidades de cada um é importante não apenas nos casos citados acima, mas para todos.

Entretanto, por mais diferentes que sejam as metodologias entre si, muitas têm algo em comum, são baseadas nos estudos da psicopedagogia.

A Psicopedagogia como ponto de partida para a criação de novos métodos pedagógicos

A maior parte das metodologias de ensino que temos atualmente foram pensadas para as escolas presenciais.

Acontece que nos dias de hoje não temos apenas a modalidade presencial, mas também o ensino híbrido e a EAD.  Sendo assim, é importante começarmos a pensar práticas pedagógicas focadas nesse novo modo de transmitir conhecimentos e adaptar metodologias antigas a ele quando possível.

A Psicopedagogia, ciência que estuda e analisa como ocorre o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento, serve como ponto de partida para a criação de muitas metodologias.

Isso porque, após entender como o ser humano absorve e retém conhecimento fica mais fácil criar técnicas eficientes de ensino.

Quando falamos em educação a distância, uma estratégia que pode ser muito bem adaptada do âmbito presencial para o virtual são as estratégias de metodologia ativa.

O que são metodologias ativas?

A metodologia ativa consiste em ensinar os alunos por meio da execução de projetos. Ela vem se mostrando eficaz e entregando excelentes resultados, pois ao realizar uma tarefa, as chances do aluno se apropriar do conhecimento são bem maiores do que se ele apenas escutar ou ler sobre o tema.

Práticas pedagógicas para o ensino a distância

A metodologia ativa, também chamada de “aprendizagem baseada em projetos”, foi criada pelo filósofo e pedagogo americano, John Dewey.

Em 1930, Fernando Azevedo e Anísio Teixeira, pedagogos brasileiros, apresentaram em suas obras esses métodos, pela primeira vez no nosso país.

Quando compreendemos a ideia desta estratégia de ensino fica fácil visualizar sua aplicação em cursos presenciais ou híbridos, certo? Para aplicá-la na sala de aula, basta que o professor proponha uma atividade, mostre um problema a ser solucionado.

A partir disso, os estudantes colocam a mão na massa e resolvem a questão praticando. Mas afinal, como adaptar essa técnica ao ensino EAD?

Bom, primeiro é importante entender que várias outras técnicas derivam da metodologia ativa de ensino. Temos, por exemplo, a gamificação, que consiste no ensino por meio de jogos e a sala de aula invertida, método que intercala o ensino online e presencial.

Portanto, para ser aplicada e adaptada ao ensino totalmente a distância, a técnica usada deve ser a mescla de várias ferramentas tecnológicas.

Exemplos do uso de ferramentas da metodologia ativa

A gamificação é um excelente exemplo de metodologia ativa, afinal ao usar um game pedagógico o aluno precisará aplicar seus conhecimentos para chegar até o fim e ganhar a partida. É nesse processo que o aprendizado ocorre.  

Já a discussão realizada entre alunos, por meio de ferramentas de comunicação, também é uma maneira de colocar os conhecimentos em prática. Isso porque, em um bate papo ensinamos e aprendemos, além disso sempre surgem novos questionamentos.

O microlearning é outra solução de metodologia ativa, que inclusive pode ser associada aos exercícios interativos. O microlearning traz conteúdo rápidos de fácil acesso, sempre focando em assuntos específicos.

Esse conteúdo pode ser disponibilizados por meio da gamificação, método citado acima, ou de vídeos curtos.

Além desse conteúdo, também é interessante enviar exercícios interativos ao aluno. Isso porque esse tipo de atividade informa imediatamente se a resposta foi correta ou não.

No caso do aluno errar a questão, a plataforma também já deve informar a resposta correta. Juntar essas duas ferramentas é excelente para memorização da matéria.

Percebe que ao adaptar a metodologia ativa ao ensino EAD é necessário fazer um blend de mídias? Isso garante que o aluno interaja com os demais estudantes e realize várias atividades, de forma a aplicar tudo o que foi aprendido.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

As mudanças que as mídias na educação trazem para o ensino

As mídias na educação garantem que novas formas de ensino sejam usadas, como é o caso da EAD. Entretanto, novas modalidades requerem novas práticas pedagógicas.

Ou seja, mais do que nunca é preciso entender que aquele modelo tradicional de educação, em que o professor fala e o aluno escuta, já está ultrapassado.

Com o ensino EAD o aluno se torna o principal responsável pela sua evolução, ele é o protagonista no processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o professor é o responsável por criar um método que transforme o aluno durante o percurso até o conhecimento, mas que seja percorrido apenas por ele.

Tem interesse em se aprofundar nesse tema? Que tal fazer nosso Curso Online Psicopedagogia - Fundamentos Essenciais.

A partir dele você entenderá sobre diversos aspectos relacionados a esse tema e ainda estudará em um portal que é referência em cursos online com certificado.

Em nosso portal, sabemos das constantes mudanças que ocorrem no setor educacional, por isso, além do curso citado acima, contamos com vários outros relacionados a aplicação da psicopedagogia e da Tecnologia no ambientes escolar.

Temos, por exemplo, o Curso Online Intervenção Psicopedagógica na Escola e o Curso Online Tecnologia Educacional e a Informática nos Tempos Atuais. O melhor é que por serem cursos online você poderá estudar quando e onde quiser.

A psicopedagogia é realmente muito importante para a educação, não é mesmo? Mas o que você acha dela ser utilizada para a criação de novas metodologias de ensino? Acha que de fato elas serão mais inclusivas?

Comente abaixo a sua opinião e aproveite para compartilhar com seus amigos de descobrir a opinião deles também!