Home / Blog / Idiomas / Proficiência em inglês: quando é necessário?
proficiência em inglês Idiomas

Proficiência em inglês: quando é necessário?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 14/04/2021

Você sabe por que a proficiência em inglês é importante? Sabe para que serve esse processo?

Não apenas para que você conheça seu nível inglês mas também para que você esteja bem preparado para alguns tipos de processos seletivos, ser proficiente no idioma é de extrema necessidade.

Com o propósito de saber como é sua desenvoltura no idioma, empresas, universidades e outras instituições têm a proficiência como parâmetro.

Para ser proficiente não é preciso, necessariamente, ser fluente em inglês. É preciso saber como ler e interpretar textos em inglês. Várias dessas dicas, inclusive, são dadas em nosso Curso Online Avaliações de Proficiência em Inglês - Fundamentos Essenciais

Leia nosso artigo e saiba mais sobre isso! 

O que é proficiência? 

Proficiência é a comprovação de competência e capacidade em uma área. É quando alguém precisa comprovar domínio em um determinado campo do conhecimento.  

Em idiomas é bastante frequente, para várias finalidades, conforme veremos a seguir.  

Cursos relacionados que podem te interessar:

Quando a proficiência em inglês é necessária? 

Veja algumas situações nas quais é preciso ser proficiente em inglês e quais os impactos disso na vida pessoal e profissional. 

Inglês para mestrado e doutorado 

Você certamente alguma vez já ouviu que “inglês é importante”, “quando for para a faculdade você vai precisar saber inglês” etc. 

Realmente, se você já passou por essa fase, sabe que grande parte da bibliografia indicada é em inglês. Mas há algumas etapas pelas quais você não passará sem que precise ter algum conhecimento do idioma: mestrado e doutorado. 

No entanto, para quem não domina o idioma, isso não deve ser motivo para temer esse teste. Mas também não pense que não precisará de um nível um pouco mais avançado nas habilidades (skills) específicas. 

O teste de proficiência para mestrado exige as habilidades de leitura e interpretação de texto em nível avançado. Ou seja, não será preciso falar nem ouvir. Mas as outras habilidades precisam ser treinadas. 

Sabe como isso acontece? Por meio do inglês instrumental, a técnica que ensina a identificar elementos chave para a compreensão de textos. Gramática pura, não se engane quanto a isso também, pois temos que desmistificar a ideia de que inglês instrumental é baseado no vocabulário técnico de cada área. 

É claro que é preciso conhecer a área em que vai atuar. Mas, para que você tenha uma ideia, a interpretação não depende disso, tanto que alguns professores até permitem que os candidatos usem dicionário, pois sabem que a compreensão do texto depende de muito mais do que conhecer palavras isoladas. 

Veja o que diz, por exemplo, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS):

Como as universidades organizam as provas de proficiência separadas por grandes áreas como por exemplo Ciências da Saúde ou Ciências Humanas ou Exatas muitos candidatos pensam equivocadamente que o essencial durante a preparação é ter um grande vocabulário na área que está estudando. Aproximadamente 5% a 10% das palavras contidas nos textos das provas são de vocabulário específico da área e normalmente estas palavras são substantivos. Os outros 90% a 95% das palavras são Verbos, Advérbios, Adjetivos, Preposições, Conjunções… todos inter-relacionados dentro do texto.

Inglês para trabalho 

Antes era legal ter no currículo o conhecimento em um outro idioma. Hoje, isso pode ser, inclusive, um critério de desempate em processos de recrutamento e seleção. 

O mercado de trabalho é bastante dinâmico e vem mudando há algumas décadas, sobretudo após o evento da globalização (você já deve ter ouvido muito isso, mas é verdade). 

Os negócios, de locais passaram a ser globais e isso alterou muitos aspectos no mundo do trabalho, principalmente no que diz respeito às competências e habilidades profissionais requeridas, como o inglês para trabalho

Algumas grandes corporações multi ou transnacionais têm como requisito para candidaturas a certificação em um exame de proficiência.  

Reconhecidos internacionalmente, esses exames são voltados para o ambiente profissional. Por ser internacional, são válidos principalmente para quem vai trabalhar fora. 

Além disso, temos que registrar que não é somente em processos de seleção de novos talentos que uma empresa pode pedir um certificado de proficiência em inglês. Essa solicitação também pode ser feita para uma promoção de cargo, por exemplo. 

Inglês instrumental 

inglês instrumental é uma técnica de leitura e interpretação de textos. A metodologia usa estratégias de leitura, que são recursos que os leitores usam para facilitar a compreensão textual. Elas variam conforme o texto a ser lido, facilitando a interação entre o leitor e o texto.  

Assim, podemos ler um texto para: captar as informações gerais, obter pontos principais ou extrair detalhes, por exemplo. 

O inglês instrumental trabalha uma habilidade específica de forma isolada, baseado no ESP - English for Specific Purpose, que em português quer dizer: inglês com objetivos específicos. 

 O principal objetivo deste curso é treinar a leitura e a interpretação de textos em geral, com foco em testes e provas de seleção de mestrado, doutorado e vestibulares. 

Esperamos que tenha gostado do post que preparamos com carinho para você.  

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Estude inglês e amplie suas oportunidades profissionais

Como pode perceber, é essencial estudar inglês e se preparar para decolar na carreira. Mesmo que não tenha conseguido estudar na infância ou juventude, nunca é tarde para ampliar os conhecimentos, seja em qual área for.

Há, além do que abordamos no texto, inúmeros outros motivos para você dominar um outro idioma. Direcionamos para o inglês porque é o nosso nicho, mas tudo o que você leu aqui também serve para outros idiomas.

Mesmo que seja apenas para satisfação pessoal ou para ser capaz de se comunicar quando viajar a passeio, pense no quanto é legal ser bilíngue ou poliglota. Aumentar a bagagem cultural também é um excelente motivo para aprender inglês.

Agora uma pergunta importante: o que acha de fazer o Curso Online Avaliações de Proficiência em Inglês - Fundamentos Essenciais ou qualquer outro de nossos cursos online? 

Olha só como funciona: por apenas R$ 69,90 pagos em uma taxa única, você tem acesso ao nosso Plano Master, que tem mais de 1.200 cursos onlinede nosso portal.   

Nessa condição você ainda tem 10 certificações digitais gratuitas (e carga horária 5h).   

Você pode estudar de acordo com sua disponibilidade, nossos cursos ficam disponíveis todos os dias da semana o dia inteiro (cursos online 24 horas).  

Não espere mais! Faça agora mesmo sua matrícula e escolha o portal que é referência em cursos online com certificado no país.   

Comente e compartilhe com seus amigos! Nos conte qual foi a frase que você mais gostou! 

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque