Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos online grátis: entenda as desvantagens desse tipo de serviço

Cursos-online-gratis-entenda-as-desvantagens-desse-tipo-de-servico2-1

Cursos online são uma excelente escolha para quem busca se profissionalizar de uma forma prática, confortável e vantajosa. Com cursos online com certificado, é possível fazer sua licença capacitação, se capacitar em assuntos da sua área de atuação, comprovar créditos extras em matérias da faculdade, turbinar o seu currículo, dentre outras vantagens no mercado de trabalho.

Mas fique ligado. Existem sim as instituições de que se preocupam em proporcionar um ensino de qualidade para os alunos. Porém, existem aquelas que oferecem cursos online sem muita preocupadas se estão ou não oferecendo o melhor serviço. Por isso, tome cuidado com cursos online grátis. Eles podem ser uma grande cilada.

Cursos online grátis: o barato que sai caro

Essa modalide de cursos oferece uma praticidade muito grande. Afinal, estamos sempre diante de uma rotina turbulenta e extremamente exaustiva. Trabalho, faculdade, cuidar da casa, dos filhos, fazer comida, enfrentar trânsito, estresse… Tudo que queremos evitar é mais uma atividade que gaste tempo, dinheiro e nos deixe mais cansados.

O ideal seria que o tempo livre que tivéssemos fosse destinado a atividades de lazer. Não seria ótimo? Mas, na vida existem alguns sacrifícios que precisamos fazer, como forma de progredir em nosso futuro. Investir em nossa educação não só nos ajuda a nos destacarmos no mercado de trabalho, como também nos ajuda bastante no dia a dia e em nossa vida pessoal. Enquanto no mercado de trabalho os conhecimentos adquiridos nos transformam em profissionais cada vez mais preparados para atender às demandas, na vida pessoal, estudar nos ajuda a aprender valiosas lições, como disciplina, perseverança e a persistir diante de desafios.

Realizar cursos online com certificado pode proporcionar essas vantagens, porém de modo mais atrativo e confortável. Com cursos online é possível estudar sem sair de casa e a hora que quiser. Dessa forma não é necessário enfrentar mais trânsito, prender a sua agenda a algum horário fixo, nem possui a necessidade de arriscar-se aos desgastes que a cidade nos aflige. Isso sem falar no conforto que é estudar em um ambiente seguro e confortável que você conhece, ao invés de uma sala com cadeiras desconfortáveis.

E quando mencionamos economia, cursos online estão aí para provar que é sim mais barato realizar essa modalide de ensino do que cursos presenciais. Tanto em questão de tempo quanto em questões financeiras. Quando falamos em cursos a distância, quem faz o seu horário é você. É o aluno quem escolhe quando e onde irá estudar. O que é um autonomia extremamente vantajosa, assim como uma responsabilidade muito grande, o que nos ajuda a desenvolver cada vez mais o nosso senso de compromisso por nossas ações e disciplina. Isso sem falar na economia de tempo de deslocamento, ida e volta, todos os dias da semana, da sua casa a instituição de ensino presencial. Se você leva uma hora por dia, ida e volta, para a sua instituição de ensino, e faz aula 5 dias por semana, são 5 horas semanais perdidas em translado. Muita coisa, não é mesmo?

Em questões financeiras, cursos online com certificado são sim mais baratos. Não há a necessidade de alugar ou comprar um estabelecimento para construir salas de aulas, ou os gastos com toda a manutenção do equipamento como canetas e quadros negros, sem falar nas contas de luz, limpeza, conta de água, dentre outras contas que deixam o serviço muito mais caro. Por esse motivo, cursos online são mais em conta e cabem melhor no seu bolso, sem perder a qualidade. 

Mas existe uma diferença muito grande entre oferecer um serviço mais barato e com um preço justo do que oferecer um serviço gratuito. Afinal, mesmo que o preço de cursos EAD seja mais barato, ainda existem custos que são inteiramente responsáveis pela qualidade do serviço.

Algumas instituições que oferecem cursos online com certificado, deixam a entender que apenas o processo de emitir a certificação é que exige custos, quando na verdade existe outras questões que englobam um serviço de qualidade. Isso engana o aluno e pode levá-lo a contratar um serviço que não é capaz de atender as demandas perfeitamente. Ao optar por cursos gratuitos, existem alguns recursos que podem não estar acessíveis aos alunos, como veremos a seguir.

cursos online gratis 

Equipe de desenvolvimento

Em primeiro lugar, para que o portal atinja a funcionalidade 24h por dia, é preciso uma boa equipe de desenvolvimento, que mantenha o site sempre no ar, e esteja preparado para resolver os problemas enfrentados pelos alunos. Afinal, pode ocorrer problemas no funcionamento do site, e isso interfere diretamente no estudo dos alunos. Sem recursos financeiros para investir numa equipe de desenvolvimento, o site pode enfrentar problemas como quedas e má funcionalidade.

Central de atendimento

É sempre bom ter uma equipe de atendimento preparada e disposta para solucionar quaisquer dúvida que os alunos tenham a sua disposição, não é mesmo? Reclamações, dúvidas sobre o funcionamento do portal, problemas ao efetuar pagamentos.. É muito inconfortável ficar dias esperando a solução de problemas de emergência. 

Material de qualidade  

Ter acesso a um material de qualidade é muito mais do que ter materiais sobre o assunto disponíveis para estudo. Primeiramente, é preciso de uma equipe pedagógica que irá preparar os materiais e selecionar o melhor conteúdo de acordo com a metodologia de ensino da empresa. E é ela quem irá separar o conteúdo em módulos, facilitando o estudo do aluno, e quem irá preparar as avaliações dos cursos para as certificações.

Além disso, todo conteúdo corre riscos de entrar em desuso e ficar desatualizado. Com um time pedagógico especializado, sempre monitorando as novidades disponíveis no mercado, o portal consegue oferecer um material sempre novo e aprimorado para os seus alunos. Mas como é possível contratar uma equipe pedagógica se apenas o processo da emissão do certificado e envio é que exigem custos?

Escolha bem a instituição de ensino

Não caia nessa cilada! Existem instituições no mercado que oferecem cursos online com certificado de qualidade, serviço competente e por um preço justo. Um consumidor experiente sabe como um bom negócio nem sempre é o mais barato. Por esse motivo, nada mais justo do que investir num o serviço que proporcione a melhor educação para você.

Nosso portal, além do oferecer mais de 1.500 em mais de 20 áreas de conhecimento ainda apresenta ao aluno processo de certificação opcional e possibilidade de escolha da carga horária que melhor atende à seus interesses. São muitas vantagens que valem a pena o investimento e com preço justo e acessível. 

Matricule-se no Educamundo e tenha acesso a todos os cursos do Pacote Master por 1 ano inteiro com todas as vantagens que ofertamos em nosso portal. 

Se gostou do nosso artigo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos. Até a próxima.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.