Planejamento financeiro é uma forma de gerenciar gastos para atingir objetivos. Por meio dele, é possível economizar dinheiro, antever problemas e evitar compras desnecessárias. A finalidade do planejamento é utilizar as finanças de modo consciente, investindo naquilo que é realmente importante. 

Durante a vida universitária, é comum você não ter muito dinheiro disponível. Afinal, nem sempre é fácil conseguir um emprego logo no início do curso, e os estágios nem sempre pagam bem. Por isso, é mais do que necessário investir em um planejamento financeiro. Se você não tem ideia de como fazer isso, siga acompanhando o artigo.

Como criar um planejamento financeiro na faculdade

Como explicamos no início do texto, o planejamento vai ajudar você a controlar seus gastos da forma correta. Assim será possível ter independência financeira, e a necessidade de pedir dinheiro aos pais deve chegar ao fim.

O mais bacana é que é possível conseguir isso de forma simples e nós do Educamundo vamos ajudar trazendo vários cursos online relacionados a finanças. Assim, você aprende da maneira certa como cuidar de seu dinheiro.

 

Crie uma tabela de ganhos e despesas

Coloque no papel ou em uma planilha o valor que você ganha e todos os gastos que possui, inclusive aqueles de compras parceladas. Para isso, guarde todas as notas fiscais que tiver e insira-as na tabela. Assim, é possível ter uma visão geral da sua movimentação monetária, e você conseguirá:

  • perceber quanto do seu dinheiro está sobrando ou faltando;
  • ver as despesas futuras que possui;
  • observar quais gastos são desnecessários e aqueles essenciais.

Faça um curso de contabilidade para não contadores

Não é preciso ter uma formação completa ou ser um especialista em números para mexer com contabilidade. O importante é ter noções básicas de termos como receita, lucro, depreciação, investimento, crédito e despesa. Você pode conseguir esse conhecimento fazendo um curso de contabilidade para não contadores. 

Aqui no portal nós temos opções interessantes que vão ajudá-lo a entender como lidar melhor com seu dinheiro. Vale a pena dar uma olhada em Introdução à Contabilidade e Contabilidade Básica.

O melhor é que dá para usar os conteúdos citados como carga horária complementar na faculdade, pois oferecemos a opção de cursos online com certificado.

Descubra o poder da negociação

Saber técnicas de negociação é essencial na hora de colocar em prática um planejamento financeiro. Com o conhecimento certo, você pode tentar conseguir descontos quando for fazer uma compra ou mesmo buscar acordos na faculdade para diminuir o valor das mensalidades — no caso das instituições privadas.

Esses detalhes geram uma grande economia no final do mês, refletindo em mais dinheiro disponível na conta. Para saber mais sobre o assunto, fica a dica para você conferir nosso curso Negociação em Compras e Vendas.

Crie um negócio online

Depois de analisar seus gastos e negociar descontos, suas finanças ainda estão negativas? Então, pode ser interessante investir em um negócio online para conseguir um dinheiro extra. Assim, você aumenta seus ganhos sem nem precisar sair de casa.

Existem várias opções de negócios disponíveis atualmente. Alguns deles são:

  • vender produtos nas redes sociais;
  • atuar com marketing de afiliados;
  • trabalhar como revisor de textos — caso você tenha facilidade com a língua portuguesa;
  • criar um canal no YouTube;
  • gerenciar mídias sociais;
  • trabalhar com edição de imagens — caso você saiba mexer em programas de Photoshop ou Adobe Lightroom.

Para ajudar você a ter mais confiança na hora de investir no mundo online, temos aqui no Educamundo o curso Estratégias de Negócios da Internet.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Bem, ao longo do artigo abordamos pontos importantes para criar um bom planejamento financeiro. Se você seguir as dicas apresentadas será muito mais simples ter controle sobre seu dinheiro e, assim, fica fácil colocar em prática todos os seus planos.

Esperamos que o texto de hoje seja útil para seu cotidiano na faculdade e que os cursos sugeridos ajudem você a se planejar melhor. Todos os conteúdos citados fazem parte do nosso Pacote Master e podem ser acessados por uma taxa única anual de R$ 69,90. Por isso não perca tempo e inscreva-se aqui no portal. Até mais!