Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Entenda a perícia ambiental e a profissão de perito

pericia-ambiental-2

Se você pensa em ser perito ambiental então está no caminho certo. A profissão tem ganhado destaque após a publicação da conhecida lei de crimes ambientais, o que surgiu um cenário favorável a contratação de profissionais habilitados para realizar perícias.

Entretanto, a área ainda é recheada de dúvidas, como o que é a perícia ambiental, o que faz um perito judicial ambiental e a remuneração deste profissional.

Para ajudar com isso, a equipe do Educamundo criou este conteúdo exclusivo, em que você tem acesso completo a informações relacionados à carreira de perito ambiental.

Vamos explicar tudo sobre a área nas próximas linhas. Acompanhe.

O que é perícia ambiental e quais profissões relacionadas ao meio ambiente?

A perícia ambiental é o instrumento utilizado para se averiguar fatos que resultaram em crimes ambientais. A perícia utiliza de métodos científicos para identificar danos ambientais, bem como o tamanho desses danos.

O laudo produzido por um perito ambiental pode ser utilizado para fundamentar argumentos em prol da defesa do meio ambiente, punindo os responsáveis pelos danos causados com multas e demais sanções.

Somente um perito ambiental devidamente registrado no fórum de onde deseja atuar pode realizar perícias. Para isso, o profissional deve ter ensino superior em qualquer área, mas aquelas relacionadas ao meio ambiente possuem um maior destaque e dão ao profissional habilitado a capacidade de atuar como perito.

Veja alguns exemplos:

  • Ciências biológicas;
  • Engenharia Ambiental;
  • Oceanografia;
  • Agrônomia;
  • Ecologia; e muito mais.

##lista_curso##

Qual o papel do perito ambiental?

Perito ambiental é aquele profissional responsável por realizar a perícia ambiental e dela apresentar um laudo relatando, de maneira científica, os danos causados ao meio ambiente para que os infratores sejam de fato responsabilizados.

Como informado, para atuar como perito ambiental, não há necessidade de uma graduação específica, entretanto, profissionais que possuam capacitação em determinada área ambiental, são os mais indicados para a realização desses trabalhos.

Em muitos casos, diante a complexidade da situação, pode ser necessário a ajuda de outro profissional ou de uma equipe multidisciplinar para levantar as causas daquele crime. Por isso, em uma grande parcela das situações, o profissional pode não trabalhar sozinho.

Quanto ganha um perito ambiental?

Peritos ambientais ganham por laudo produzido, por isso sua remuneração varia conforme a complexidade assim como a quantidade de trabalho realizado. O preço pago por hora também varia conforme a região. Em média, seu salário gira em torno de R$ 4.000,00.

O que faz o perito judicial ambiental?

Com uma preocupação maior com o meio ambiente e o surgimento de leis específicas para punir casos envolvendo crimes ambientais, a demanda por profissionais que tenham conhecimento específico nesta área tem crescido de forma vertiginosa.

Seja em empresas, universidade ou mesmo dentro do Poder Judiciário, a preocupação é sempre em evitar que tais danos ao meio ambiente ocorram e se ocorrerem, que os devidos responsáveis sejam punidos.

Para que haja essa punição, é necessário um laudo de um profissional qualificado. O perito judicial ambiental é esse profissional.

Esse profissional é nomeado por um juiz para atuar dentro de processos ambientais ajudando a justiça a elucidar casos envolvendo o meio ambiente.

Trata-se de uma profissão que tem atraído cada vez mais pessoas pelos benefícios que a acompanham, o que inclui estabilidade, flexibilidade de horários e uma excelente remuneração.

Para atuar como perito judicial ambiental, além de ter o conhecimento técnico necessário, é preciso conhecer bem a rotina dos tribunais e entender um pouco sobre como funcionam os processos judiciais.

Aquele que tenha curso superior e que tenha interesse em atuar na área, pode realizar cursos de atualização ou capacitação profissional para destacar seu currículo e ter mais chances de ser escolhido para atuar em algum caso específico.

Quais cursos fazer para se tornar um perito ambiental?

Para atuar como perito ambiental, não há uma obrigação legal de ter outro curso além daquele de graduação. Entretanto, diante dos diversos candidatos que surgem para atuar em processos ou em casos relacionados ao meio ambiente, o profissional que mantém o estudo e a capacitação se destaca diante dos demais.

Para isso, ele pode fazer cursos relacionados a área, como os seguintes:

  • Descartes de resíduos em laboratórios: aqui o profissional vai aprender sobre normas técnicas de segurança em laboratório, gerenciamento de resíduos químicos, procedimentos de descarte dos resíduos e muito mais;
  • Fundamentos de auditoria e perícia ambiental: lei de crimes ambientais, metodologia de auditoria em gestão ambiental, implementação de sistemas de gestão ambiental e ISSO 4001 são apenas alguns dos temas de estudo;
  • Análise de solos: aqui o profissional vai aprender sobre conceitos e aplicações, coleta de amostras de solo, métodos de quantificação utilizados no processo de análise, análise de solo para fertilização e erosão e muito mais;
  • Conhecimentos em química orgânica: trata-se de um dos temas importantíssimos para esse profissional. Seu conteúdo inclui equilíbrio químico, geometria molecular, reações orgânicas e muito mais.

Esses são apenas alguns exemplos de cursos relacionais a área, mas as opções são as mais variadas e a escolha vai depender do caminho que este profissional deseja seguir.

##lista_vantagens##

Aprenda mais sobre a profissão e qualifique-se com o Educamundo

Agora que você já sabe o que faz um perito ambiental, o que é a perícia e os cursos relacionados, que tal começar a se preparar para se tornar um perito?

Aqui no Educamundo, você encontra uma série de cursos online específicos sobre a temática e que ajudam o profissional a se qualificar para atuar nesse setor.

Sabe o que é o melhor? Investindo apenas R$ 69,90 uma única vez ao ano, você tem acesso completo não apenas a um, mas a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master por um ano inteiro.

São curso completos na área de Meio Ambiente, Direito, Administração Educação e muito mais.

Investindo no Pacote Master, você estuda o que interessa, além de áreas relacionadas e pode se tornar um profissional com conhecimento interdisciplinar.

Não deixe para depois, matricule-se agora e aproveite para aprender mais e se qualificar com os cursos do Educamundo.

E caso tenha gostado do nosso conteúdo, não esqueça de comentar e de compartilhar este artigo com amigos e familiares. Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.