Home / Blog / Estudo / O que é educação especial?
O que é educação especial Estudo

O que é educação especial?

  • Por: Equipe Educamundo
  • 25/01/2022

Quando se fala em igualdade de direitos, logo se pensa em homens, mulheres e no trabalho. Entretanto, existe uma vertente que merece tanta atenção quanto a desigualdade de gênero. 

Estamos falando da educação.

Quando buscamos entender a igualdade na educação, passamos a falar de inclusão e a discutir como preparar o ambiente escolar para receber crianças e jovens com alguma deficiência ou limitação.

Daí entram várias questões que precisam ser debatidas, como o que é a educação especial, a sua diferença para a educação inclusiva e até mesmo como preparar os ambientes para receber os alunos, adaptando a equipe e professores para fazer valer um direito tão essencial, que é o acesso à educação.

Para esclarecer todos esses pontos, a equipe do Educamundo criou este artigo, em que vamos abordar as principais dúvidas do tema.

Continue lendo e entenda mais.

O que é educação especial?

A educação especial é uma modalidade de educação oferecida aos alunos portadores de necessidades especiais de preferência na rede regular de ensino. Essa conceituação está presente na lei de diretrizes e bases da educação nacional em seu artigo 58.

Entender a educação especial é compreender as dificuldades dos educandos para com isso diminuir as barreiras de acesso à educação para que eles tenham as mesmas oportunidades que qualquer aluno teria.

Para acesso a tais oportunidades, o aluno portador de necessidades especiais não deve ser excluído do ensino regular, ou seja, ele deve ter acesso ao ensino como qualquer aluno, daí afirma-se que a educação especial é um tipo de educação inclusiva.

Qual a diferença de educação especial e educação inclusiva?

A educação especial é uma forma de educação inclusiva, é o que garante a lei de diretrizes e bases da educação nacional. Ou seja, hoje, os educandos portadores de necessidades especiais podem ter acesso à educação não em uma escola separada, mas em um ambiente em que os estudantes com ou sem deficiência têm a oportunidade de convivência e aprendizado, juntos.

Perceba que somente eliminar barreiras do ensino não é o bastante para o desenvolvimento completo de uma criança ou jovem, é preciso a convivência, a inclusão e não segregação como foi feito por muito tempo.

Também é importante mencionar que só aceitar alunos com necessidades especiais no ensino regular não caracteriza aquela escola como inclusiva, é preciso que esse acolhimento resulte em participação, pertencimento e convivência de todos os alunos com ou sem deficiência.

Qual o objetivo da educação especial

O maior objetivo da educação especial é promover a igualdade de oportunidades de modo que qualquer indivíduo tenha acesso a uma educação de qualidade, sem barreiras que possam atrapalhar o seu pleno desenvolvimento.

Tal objetivo não difere da educação em geral, entretanto, a educação especial tem um olhar diferenciado para as peculiaridades de cada estudante.

Educador especial

Até aqui foi possível ver a importância do sistema de ensino especial bem como sistema inclusivo para crianças e jovens de todo o país. Entretanto, apesar de já termos um amplo conhecimento e produção científica sobre o assunto, ainda faltam profissionais capacitados com domínio nas peculiaridades que a educação especial exige.

Há, inclusive, recomendações para a inclusão de disciplinas voltadas à educação especial nos cursos de graduação, para que desse modo, professores sejam capacitados ainda na academia e se sintam preparados para atuar com educação inclusiva. Apesar disso, ainda há dificuldades, inclusive, de encontrar professores na graduação devidamente preparados para o ensino da educação especial, surgindo assim um vácuo na preparação para a educação inclusiva, apesar da necessidade da área para os próximos anos.

Mesmo com as dificuldades enfrentadas, muitos profissionais têm conseguido se qualificar com cursos de pós-graduação além de cursos livres voltados à educação especial.

Aqui no Educamundo, por exemplo, temos diversos cursos online voltados a temática, como o curso de educação especial inclusiva, fundamentos da educação especial que podem ser feitos por qualquer interessado na área, bem como aqueles voltados ao profissional de educação como o que ensina metodologias de ensino de educação especial para professores.

O que faz um professor de educação especial

Como visto, a metodologia que envolve a educação especial é uma qualificação a mais que o professor interessado pode vir a ter para tornar a escola mais acessível aos alunos com necessidades especiais. 

Diante disto, qualquer profissional de educação pode se tornar um professor com conhecimentos em educação especial, independentemente do que leciona.

Logo, o professor com conhecimento em educação especial é um educador especialista que facilita a inclusão do aluno ao ambiente escolar, aplicando metodologias e pedagogias a tais estudantes e, caso necessário, fornecendo sempre uma atenção especial para cada aluno com o objetivo de auxiliar na sua evolução dentro daquela ambiente.

Com o conhecimento em educação inclusiva, o professor pode atuar além dos muros da escola, podendo levar o seu conhecimento a espaços não escolares, prestando assessorias em clínicas, prestando atendimento personalizado e individual para pais e alunos, bem como atuar na gestão escolar.

Além disso, também é papel deste profissional, contribuir para a conscientização de toda a sociedade sobre o debate e inclusão de pessoas com deficiência.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:




Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais sobre educação especial com o Educamundo

Com o que foi apresentado neste artigo, deu para ter uma visão ampla do que é educação especial e qual a sua diferença da educação inclusiva, certo?

Como vimos, há um mercado necessitando de profissionais e muitos alunos precisando de acolhimento em estabelecimentos de ensino.

Daí entra o professor capacitado em educação especial e a sua habilidade em remover obstáculos para ampliar a inclusão.

Entretanto, quando falamos em capacitação, lembramos de cursos e treinamentos e o Educamundo é o local perfeito para você se preparar.

Aqui, investindo no Pacote Master, você tem acesso completo a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional por um ano inteiro, sem mensalidades.

Com isso, você pode estudar por todos os cursos disponibilizados em mais de 20 áreas do conhecimento humano.

São cursos na área de educação, psicologia, psicopedagogia e muito mais, aproveite, faça a sua matrícula e avance nos estudos!

Agora queremos saber: o que você achou do artigo de hoje? Deixe um comentário na caixa abaixo e não esqueça de compartilhar com amigos e familiares, tudo bem? 

Até a próxima!

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque