Você sabe o que é sociologia e como ela está presente na nossa vida? - Blog do Educamundo

 BLOG

Blog Educamundo

Cursos online e o mundo

sociologia e educação
 Equipe Educamundo  29/01/2018
Você sabe o que é sociologia e como ela está presente na nossa vida?

São muitos os motivos que levam os seres humanos a agirem do jeito que agem, o que, muitas vezes, nos leva a crer que não existem formas ou métodos de compreender e explicar os mais diferentes objetivos e ações do ser humano. Mas, isso não é verdade. A Sociologia é uma das ciências que estuda profundamente o comportamento e as relações humanas. 

Neste post, vamos explicar detalhadamente o que é sociologia e como é possível encontrar padrões e regras de comportamento nos grupos humanos a partir dessa ciência.

O trabalho da sociologia é observar as ações dos seres humanos quando estes se relacionam uns com os outros, procurando por ações que se repetem e estabelecendo relações de causa e efeito. Além disso, a Sociologia cria teorias gerais que explicam desde pequenas associações humanas em torno de objetivos comuns, como, por exemplo, trocas econômicas que beneficiam ambas as partes, até organizações maiores e mais complexas onde ocorrem processos mais complicados, como disputas de poder e a própria política.

Sabemos que esse é um assunto muito complexo para ser tratado em apenas um post. Por isso, nós sintetizamos tudo o que você precisa saber sobre o que é Sociologia e como ela está relacionada com a educação de uma forma simples e fácil de entender! Se você quiser aprimorar os seus conhecimentos, o Educamundo criou um curso online pensando em você, o Curso Online Sociologia da Educação, que tratará de tudo o que você precisa saber sobre essa área incrível e extremamente ampla.

Quer saber mais sobre o que é Sociologia e como nosso curso online pode aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos nessa área tão interessante? Continue lendo nosso artigo!

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

O que é Sociologia e qual é o seu papel?

Você descobrirá com o curso de sociologia online que, apesar de os sociólogos também serem cientistas, suas pesquisas não ocorrem em laboratórios, onde é possível ter controle total do ambiente como acontece com as Ciências Exatas. No entanto, sociólogos fazem observações de grupos humanos, buscando a maior objetividade possível, aplicando métodos estatísticos e comparativos a fim de obter resultados mais precisos.

Além disso, o curso de sociologia mostrará a você que existem outras disciplinas associadas a esta ciência. A Antropologia, por exemplo, diferencia-se da Sociologia desde seu início, sendo considerada, muitas vezes, uma “ciência dos povos primitivos”. No entanto, atualmente, as duas dividem um espaço em comum, compartilhando teorias e resultados.

Uma área muito conhecida, dentro da Antropologia, é a cultural, que tem como objetivo principal estudar a diversidade cultural humana e sua relação com o simbólico, com a arte, a religião, a criação de mitos e os rituais. Se você quiser saber sobre essa vertente da Antropologia, temos um curso online voltado para essa temática, o Curso Online Antropologia Cultural.

Se você está curioso para saber mais sobre o que é Sociologia e como ela está inserida em nossas vidas, quais são suas formas de pesquisa e suas vertentes, o Educamundo tem vários cursos online que podem lhe ajudar.

Além disso, o nosso portal oferece a opção de cursos online com certificado para você ampliar seus conhecimentos e  turbinar o seu currículo. E o melhor de tudo é que você escolhe a carga horária do certificado. Todos os nossos cursos a distância contam com a opção de 5 até 360 horas!

Se compararmos com outras ciências, a sociologia como disciplina acadêmica é relativamente nova. A palavra Sociologia foi cunhada no ano de 1838 pelo filósofo francês Augusto Comte, que foi considerado um dos fundadores dessa ciência.

Augusto Comte tinha como base o positivismo, corrente filosófica que defende o conhecimento científico como sendo o único, verdadeiro. Além disso, para Comte, somente através desse conhecimento, a humanidade poderia progredir. A Sociologia sofreu bastante influência do positivismo em seu início, pois se acreditava que entender o progresso da humanidade era a forma de resolver problemas sociais.

Ao nos interessarmos por uma área de conhecimento, procuramos saber do que ela trata, sua aplicação no mundo e o que fazem os profissionais envolvidos nela.

Por mais abrangente que possa ser a Medicina, por exemplo, não é difícil saber o que fazem os profissionais que atuam nessa área. Portanto, quando perguntamos qual é o papel da Medicina, percebemos que a resposta está ligada à sua prática. O papel de um médico, de modo geral, é investigar a natureza das doenças humanas e animais, bem como prevenir, tratar e curar essas doenças.

Aquilo que um sociólogo faz, seus locais de trabalho ou seus objetivos podem não ser tão visíveis ou conhecidos, como os do profissional de saúde. Mas eles existem e possuem um papel ativo e importante na sociedade.

A docência é a carreira mais comum para o sociólogo, tendo em vista o número de oportunidades para lecionar tanto em cursos superiores que tenham disciplinas de Sociologia, quanto na educação básica cuja disciplina é obrigatória, desde 2008.

No entanto, para quem não tem interesse em lecionar, o mercado de trabalho oferece diversas áreas de atuação, podendo o sociólogo trabalhar em empresas de caráter público, de administração federal, estadual e municipal, participando de projetos urbanos e ambientais, estudando o impacto de novas tecnologias em grupos de trabalho ou comunidades e, até mesmo, prestando consultoria em empresas privadas nos setores industrial ou de serviços.

o que é sociologia

Se você quiser saber mais sobre como o sociólogo está inserido dentro das empresas, não deixe de conferir um dos nossos cursos online com certificado que contempla a sociologia da globalização e a sociologia da organização, o Curso Online Ciências Sociais nas organizações.

Seja no setor público ou em Organizações Não Governamentais, as conhecidas ONGs, o sociólogo pode trabalhar criando projetos de políticas sociais para beneficiar populações carentes e pessoas em situação de rua.

O Educamundo está sempre a frente e tem vários cursos a distância sobre essa área. O nosso Curso Online de Sociologia Urbana oferece tudo que você precisa saber sobre os estudos e práticas urbanas sob o olhar de grandes sociólogos e, até mesmo, qual sua relação com o meio rural.

Sociólogos também são solicitados para trabalhar em partidos políticos, associações patronais e sindicatos, prestando assessoria e criando soluções para possíveis conflitos.

Podemos dizer que o sociólogo tem um leque considerável de possibilidades de atuação, já que seu trabalho é entender como os indivíduos agem socialmente, desde grupos menores, como uma associações de bairro, tomando decisões coletivamente por melhorias no saneamento básico, até grupos maiores como a maior festa religiosa do mundo que leva milhões de Hindus a se banharem no Rio Ganges, na Índia.

O curso de Sociologia online trabalha, de forma mais detalhada, as áreas nas quais o sociólogo atua e de que forma ele está presente no nosso cotidiano. Dessa maneira, você entenderá que a função desse profissional é de extrema importância para a sociedade.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

A Sociologia e a sua relação com a educação

Por mais que o termo “sociologia” seja comum na nossa vida, muitos não sabem como a Sociologia está próxima de nós. Ela está conectada com o estudo acerca do desenvolvimento da educação, o qual considera os aspectos sociais do ensino. Nosso portal entende que o meio em que a criança está inserida pode afetar seu desenvolvimento e, por isso, criou um curso online para que você saiba tudo sobre isso: o Curso Online A Criança e a Globalização.

Dentre as várias preocupações com que lidam os sociólogos, a educação é uma delas. Sociologia e educação andam lado a lado desde o surgimento da disciplina, quando os primeiros sociólogos perceberam que é no processo de aprendizado que acontecem as primeiras interações entre os seres humanos, com pais educando filhos e professores ensinando alunos.

Esse processo de educação não acontece, é claro, de forma tão simples. Humanos trocam conhecimento, ensinam uns aos outros independente de idade e sexo. Podemos dizer que é isso o que define nossa capacidade de aprender e repassar o conhecimento ao longo de gerações.

O Educamundo valoriza todo tipo de conhecimento, por isso conta com mais de 1200 cursos online, de variadas áreas, para você estudar tudo que quiser! E o melhor é que todos os nossos cursos são cursos a distância, com horários flexíveis para você estudar como, quando e onde puder.

Além disso, a educação está sempre passando por modificações, tanto no seu papel quanto na maneira em que é realizada. Atualmente, o professor não é apenas visto como um transmissor de conhecimento, mas sim como um influenciador na criação do caráter e da personalidade do aluno. O papel de compreender a educação pode ser bem complicado, tendo em vista que ela é um processo que não envolve apenas uma pessoa, mas sim todo um sistema.

A Sociologia e educação podem estar ligadas de várias maneiras. Uma muito conhecida atualmente é a vertente que estuda os mecanismos escolares de reprodução cultural e social, ou seja, é a área que estuda como a cultura e o meio social podem influenciar na educação, o que sabemos que realmente acontece.

Como já falamos anteriormente, a pesquisa do sociólogo não é feita dentro de laboratórios, mas sim através de observações, o que pode complicar bastante na hora de estudar a educação em geral. Afinal, cada escola tem uma realidade e, por sua vez, os alunos também. Por isso, muitos estudos são feitos não apenas utilizando estatística e análise de dados, mas também entrevistas mais aprofundadas com um menor número de pessoas, obtendo assim maiores detalhes da realidade social.

Os três principais nomes da Sociologia, Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber, considerados fundadores dessa ciência, deram contribuições importantes na área da Sociologia da educação. Porém, foi o sociólogo Émile Durkheim o primeiro a se dedicar ao entendimento dos processos educativos, pois ele acreditava que sociologia e educação juntas poderiam orientar professores a promover a socialização de jovens e, assim, beneficiar a sociedade. No curso de Sociologia online, você, com certeza, acessará estes e muitos outros nomes importantes da Sociologia.

Um grande sociólogo que pode ser citado nessa área de estudo é o Pierre Bourdieu que afirmava que a escola é um ambiente que, ao invés de diminuir as diferenças sociais entre os alunos, era essencial para a conservação social, ou seja, Bourdieu afirma que o ambiente escolar, como um todo, não é um facilitador para nenhuma criança ou jovem.

Portanto, é papel da Sociologia entender a influência da estrutura social no aprendizado e como os alunos podem modificar a estrutura social tendo em mãos aquilo que aprenderam, seu conhecimento.

É fundamental que todos os professores façam o curso de Sociologia, para que possam se aprofundar nessa grande e magnífica área e entender como ela está ligada com a educação, sendo esta uma das propostas do nosso Curso Online Sociologia da Educação. O sociólogo Durkheim, por exemplo, acreditava que o professor é um representante da sociedade com a função de transmitir valores morais e assegurar que a sociedade permaneça ordenada e livre de conflitos.

Viu como a Sociologia é uma área ampla e precisa ser estudada? É por isso que o Educamundo está sempre criando e atualizando seus cursos online com certificado. Assim, você terá sempre o melhor conteúdo possível.

Por ser uma área abrangente e estar ligada a outras ciências humanas, o nosso curso de Sociologia trata também de assuntos relativos à cultura, religião, economia e política e a influência destes na educação. A Sociologia é uma área muito interessante de se estudar, independente da sua profissão.

O diferencial do Educamundo é que você se inscreve, investindo apenas R$69,90 para ter acesso a todos os cursos que quiser do Pacote Master, durante um ano inteiro! Ou seja, você pode estudar quantos cursos quiser, sem pagar nada a mais por isso. O seu curso online será feito através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que é moderno, intuitivo e otimizado para Smartphones, Tablets e Computadores. Por isso, não perca mais tempo e inscreva-se já no nosso portal para começar a aproveitar os conteúdos!

Se você gostou do conteúdo do post e quer saber mais sobre essa área e sua conexão com a educação, comece agora mesmo o nosso Curso Online Sociologia da Educação.

Data Modificação  26/01/2018
Colunista

Equipe Educamundo

 

.

 Aguarde...

© www.educamundo.com.br - Todos os direitos reservados

Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r