Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

O que é biotecnologia? Tipos, aplicações e cursos extracurriculares

biotecnologia-2

A biotecnologia é um ramo da ciência importantíssimo para o desenvolvimento da sociedade. Sua aplicação é ampla e pode ser utilizada nos mais diversos segmentos sociais. 

Entretanto, além do uso para o bem, tais conhecimentos podem ser utilizados para fins obscuros e a comunidade científica também tem pensado nessa possibilidade, criando documentos importantes para frear o uso indevido ao bioterrorismo.

Do passado, ao presente e na construção do futuro, a biotecnologia tem ocupado um espaço importante dentro das nações e para avançar ainda mais, será preciso mão de obra qualificada que entenda suas bases e práticas.

Pensando em compartilhar este conhecimento a apresentá-lo, nós do Educamundo criamos este artigo, em que explicamos o conceito, e a história da biotecnologia e, no fim, ainda damos uma dica extra de curso para você se aprofundar no tema.

O que é biotecnologia?

Segundo a convenção de biodiversidade da ONU “biotecnologia significa qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”

Em resumo, a biotecnologia é uma ciência que estuda e utiliza um organismo vivo para criar ou alterar produtos e processos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do ser humano.

Quando surgiu a biotecnologia?

Não há uma data exata de seu surgimento, entretanto, há relatos de uso de suas técnicas por volta do ano 6.000 a.C quando a fermentação já era utilizada para a fabricação de bebidas alcoólicas. Tempos depois, este processo de fermentação passou a ser utilizado também na fabricação de pães e queijos e de lá pra cá esse conhecimento tem sido cada vez mais ampliado.

História da biotecnologia

Ainda sobre a fermentação, foi no século XVII que Anton Van Leeuwenhoek enxergou em seu microscópio alguns seres minúsculos, mas foi Louis Pasteur que conseguiu provar em 1876 que tais microrganismos eram os responsáveis por este processo químico.

Diante de tais fatos históricos, a biotecnologia passou a ser dividida em duas grandes fases: a primeira, chamada de biotecnologia clássica que vai desde a civilização babilônica com a utilização e desenvolvimento do processo de fermentação, até a chamada biotecnologia moderna que teve seu início datado em 1953 quando foi descoberta a estrutura DNA.

Vale salientar que o desenvolvimento da tecnologia do DNA recombinante em 1972 pelo pesquisador Paul Berg também é considerado um marco do surgimento da biotecnologia moderna.

Tipos de biotecnologia

A biotecnologia pode ser aplicada nos mais diversos setores da economia e da indústria, isso fez com que a academia passasse a classificar a mesma em tipos, que são organizados por cores.

Cada cor representa um ramo de aplicação em que é possível desenvolver soluções, seja na medicina, pecuária, indústria, alimentação, etc. 

A classificação da biotecnologia em cores, como "biotecnologia verde," "biotecnologia azul," "biotecnologia vermelha", "biotecnologia laranja", "biotecnologia cinza", entre outras, não é uma classificação oficial, mas sim uma maneira de categorizar as várias aplicações e focos de pesquisa na área de biotecnologia com base em suas principais áreas de atuação e aplicações.

Essa classificação em cores é uma forma didática de destacar as diferentes especializações dentro do campo da biotecnologia. Aqui estão algumas razões pelas quais essa categorização é usada:

Facilita a compreensão

A classificação em cores torna mais fácil para estudantes, pesquisadores e o público em geral entender as diferentes áreas de atuação da biotecnologia, pois associa cada cor a um conjunto específico de aplicações. A "biotecnologia preta", por exemplo, indica sinal de perigo. 

Destaca a diversidade da biotecnologia

A biotecnologia é uma área ampla e diversificada, que abrange desde a agricultura até a medicina, meio ambiente e indústria. A categorização em cores ajuda a destacar essa diversidade.

Ajuda na comunicação

Quando as pessoas falam sobre biotecnologia usando termos como "biotecnologia amarela", "biotecnologia branca" ou "biotecnologia dourada," é mais fácil transmitir a área de foco e aplicação específica em discussões e apresentações.

Orienta o desenvolvimento de políticas

​​​​​​​Essa categorização pode ajudar governos e órgãos reguladores a desenvolver políticas específicas para diferentes setores da biotecnologia, considerando seus impactos e desafios únicos.

Reflete tendências emergentes

À medida que novas aplicações da biotecnologia surgem, novas "cores" podem ser adicionadas para refletir essas tendências e inovações.

A biotecnologia e sua classificação em cores

​​​​​​​Veja como ocorre a classificação da biotecnologia por cores:

Biotecnologia Verde

A biotecnologia verde está relacionada ao contexto agrícola, seu foco reside no aprimoramento da agricultura em várias dimensões. Isso engloba o melhoramento genético de plantas para torná-las mais resistentes às mudanças climáticas e pragas, o controle de pragas, técnicas de manejo do solo e o tratamento de resíduos orgânicos.

Biotecnologia Azul

A biotecnologia azul está relacionada à exploração dos recursos marinhos, essa área desempenha um papel importante em várias vertentes da biotecnologia. Isso inclui a produção de medicamentos, cosméticos, alimentos e até biocombustíveis.

Biotecnologia Vermelha

A biotecnlogia vermelha está l​​​​​igada à área da saúde, esta área contribui significativamente para a preservação e aprimoramento da vida. Suas aplicações abrangem a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos e vacinas, bem como estudos sobre cultura de tecidos e produção de órgãos artificiais.

Biotecnologia Amarela

A biotecnologia amarela se concentra na nutrição, esta área se dedica ao estudo e produção de alimentos com ênfase na redução de componentes prejudiciais, melhorando seu valor nutricional e prevenindo reações alérgicas.

Biotecnologia Dourada

A biotecnologia dourada representada pela bioinformática e nanotecnologia, esta área é responsável por coletar, armazenar, analisar e aplicar informações biológicas, como proteínas e materiais genéticos. Suas aplicações incluem a fabricação de biossensores, entrega de medicamentos, desenvolvimento de medicamentos, vacinas e muito mais.

Biotecnologia Branca

A biotecnologia branca está associada ao setor industrial, esta área busca obter e desenvolver novas tecnologias para aumentar a produtividade e a sustentabilidade da produção. Exemplos incluem biocombustíveis, cerveja, vacinas e outros produtos.

Biotecnologia Cinza

​​​​​​​A biotecnologia cinza está relacionada ao setor ambiental, seu objetivo é a recuperação e preservação do meio ambiente, por meio de processos como biorremediação e tratamento de resíduos, visando também ao reaproveitamento de recursos.

Biotecnologia Preta

​​​​​​​A biotecnologia preta é aplicada tanto para fins benéficos quanto maléficos. A biotecnologia preta envolve o bioterrorismo e o desenvolvimento de armas biológicas, bem como investigações relacionadas a esses aspectos perigosos, usando patógenos como armas biológicas.

Biotecnologia Marrom

​​​​​​​A biotecnologia marrom está concentrada na resolução de desafios enfrentados em ambientes áridos e semiáridos. A biotecnologia marrom emprega técnicas específicas para essas condições. Isso envolve o desenvolvimento de sementes resistentes ao calor e à escassez de água, plantas geneticamente modificadas e técnicas de cultivo adaptadas a ambientes áridos.

Biotecnologia Roxa

​​​​​​​A biotecnologia roxa está relacionada à propriedade intelectual e regulamentação, é responsável por abranger todas as outras áreas da biotecnologia, regulando patentes e publicações, além de abordar questões éticas e morais.

Biotecnologia Laranja

​​​​​​​A bio tecnologia laranja é encarregada de disseminar a biotecnologia e suas descobertas, essa área desenvolve estratégias educacionais para informar a população sobre os avanços nesse campo.​​​​​​​​​​​​​​

Aprenda mais sobre o assunto com o curso do Educamundo

Como vimos, a biotecnologia tem uma importância ímpar para o desenvolvimento da ciência e do mundo moderno. Para que ela avance, será necessário mão de obra qualificada, ou seja, pessoas capazes de atuar em áreas como a saúde, agricultura, meio ambiente, indústrias e muito mais.

A boa notícia é que se você chegou neste artigo, tem interesse de conhecer mais sobre o tema e se aprofundar no assunto.

Para ajudar com isso, nós do Educamundo preparamos um curso completo que vai te apresentar os fundamentos essenciais, as terapias, as metodologias bem como aplicações.

Caso queira conhecê-lo, basta acessar o Curso Online de Biotecnologia do Educamundo.

Para ter acesso ao seu conteúdo, basta se matricular no Pacote Master e por apenas {preco_matricula} ao ano, sem mensalidades, você terá acesso a um material riquíssimo para o seu desenvolvimento.

O pacote te dá acesso completo a todos os mais de {quantidade de cursos} cursos online com certificado opcional do portal em todas as mais de 20 áreas do conhecimento humano. Aproveite!

Faça agora mesmo a sua matrícula e comece os estudos ainda hoje.

Agora queremos saber: você conhecia a biotecnologia e seus campos de aplicação? Conta pra gente nos comentários.

Até a próxima.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.