A trajetória profissional exige que as pessoas estejam em constante atualização. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, principalmente em épocas em que a situação econômica do país vai mal e o desemprego bate à porta, isso se torna ainda mais necessário.

Profissional em alta é aquele bem qualificado e por dentro do que há de novo nos campos da tecnologia, mundo do trabalho e carreira. No entanto, qualificar-se e preparar-se para o mercado de trabalho ficou bem mais fácil nas últimas décadas, quando a internet se tornou mais popular e mais acessível à população.

Na última década, mais precisamente, o boom na educação a distância aproximou pessoas de uma carreira mais promissora, por meio da oferta de cursos a distância, que preparam, aprimoram conhecimentos e qualificam profissionais de diversas áreas. Os cursos online preencheram uma lacuna na educação e no mundo do trabalho, a de quem não tinha tempo para dedicar-se aos estudos e à sua própria atualização profissional. 

Quem já buscava atualizar e reciclar os conhecimentos ganhou, com os essa modalidade de ensino, mais facilidade e flexibilidade. Se antes isso demandava muito tempo e comprometia a agenda diária, hoje em dia é tudo diferente. Além disso, o mais especial do surgimento do ensino virtual é que há atualmente cursos online com certificado em muitas áreas e nos mais variados temas, permitindo que as pessoas estudem sobre o que quiserem e que frequentem todos os cursos que desejarem.

Outro ponto importante é que os cursos online com certificado endossam o aprendizado e avaliam os conhecimentos dos alunos. Isso significa que, quando for concorrer a uma vaga de trabalho, por exemplo, terá em seu currículo habilidades e competências atestadas pela instituição de ensino a distância. Essas habilidades e competências poderão ser o fator responsável pela sua contratação para a vaga à qual se candidatou, elas o colocam como competitivo no mercado de trabalho.

Toda essa revolução na área do ensino fez com que várias opções em cursos online fossem disponibilizadas, em diferentes modalidades, dependendo de qual é o objetivo de quem busca esses cursos e quais as suas expectativas. Vamos conhecer as essas modalidades e saber para que cada uma delas prepara?

As diferenças entre as modalidades: especialização, extensão e cursos livres

Saber diferenciar as modalidades de ensino a distância é essencial para que se saiba o que exatamente os cursos online podem fazer pela sua carreira. Principalmente porque cada modalidade está diretamente ligada ao estágio de formação de cada profissional. Cada modalidade tem uma proposta diferente.

Outro fator importante é saber diferenciar as modalidades, porque muitas vezes, apesar de possuírem modalidades diferentes, os cursos têm o mesmo nome: Gestão em Comércio Exterior (curso livre) e Gestão em Comércio Exterior (pós-graduação). 

As modalidades de ensino a distância

Especialização

As especializações contemplam quem já se formou no curso superior. São as pós-graduações, mestrado, doutorado ou MBA. Elas têm um tempo longo de duração, são de 1 ano e meio a 2 anos, em horas, tem que ter pelo menos 420 horas. São aulas como as de faculdade, presenciais a cada período de tempo - semanais ou quinzenais -, ou a distância. Os cursos online com certificado de pós-graduação habilitam profissionais à docência acadêmica, por isso são bastante procurados por quem quer trilhar essa carreira.

Cursos online de pós-graduação têm sido procurados cada vez mais - as vantagens, você já sabe: flexibilidade de horários e valores mais acessíveis são as principais.

Extensão

Os cursos de extensão, que podem também ser cursos a distância, são complementares à graduação e promovem o aperfeiçoamento e a aquisição de conhecimentos em áreas de formação específicas. 

Os cursos de extensão ampliam os horizontes dos estudantes e trabalham diretamente no foco da atuação profissional que o aluno escolheu, enriquecendo a sua formação. É importante salientar também que nessa modalidade os cursos online com certificado valorizam o currículo do aluno, o que fará toda a diferença mais à frente, em sua carreira profissional.

É importante frisar que os cursos de extensão são oferecidos apenas por universidades (ou por órgãos ligados a elas) e direcionados somente a estudantes.

Cursos livres

Os cursos livres, que podem ser cursos online ou cursos presenciais, aperfeiçoam, atualizam ou capacitam os profissionais em suas áreas de trabalho. Tais cursos têm sido bastante buscados por quem quer dar um up no currículo, pois atendem a necessidade de quem precisa adaptar o estudo à sua rotina diária e atarefada.

Os cursos online com certificado podem ser usados para comprovar a experiência que alguém tenha em alguma área específica, adquirida com anos de trabalhoporém sem comprovação oficial do conhecimento. O que comum, considerando que muitas pessoas aprendem sozinhas (autodidatas). No entanto, o empregador exige comprovação em alguns momentos, que pode ser conseguida por meio dos cursos online. E melhor, a certificação não é apenas para entregar ao empregador, o trabalhador ainda atualiza e aprimora seus conhecimentos.

Os cursos online ganharam um espaço importante no mercado de trabalho e são muito bem aceitos, é importante salientar que não deixam nada a desejar se comparados aos presenciais. Sempre há essa dúvida, mas eles são exatamente iguais e têm o mesmo valor, assim como sua certificação.

Veja as modalidades de cursos livres:

Cursos de atualização

Direcionados para profissionais que precisam se pôr a par das novidades em sua área de trabalho. A todo momento há novas descobertas, novos conceitos, novas tecnologias e novas metodologias e o profissional tem que acompanhá-las. Para isso, deve estar sempre buscando atualizações.

Cursos de aperfeiçoamento

Eles ajudam o profissional a ampliar o conhecimento em sua área de atuação. Um administrador, por exemplo, tem muitas opções em para aperfeiçoar a sua vida profissional. Cursos voltados a assuntos do campo em específico lhe darão uma nova dimensão em seu trabalho. Ele pode ampliar o leque de conhecimentos em cursos sobre licitações, gerenciamento de tempo, gestão de pessoas e vários outros voltados à área administrativa. 

Cursos de capacitação

Os cursos dessa modalidade são aqueles que tornam os profissionais aptos a realizar alguma atividade. Não é como a especialização, que o profissional está sempre voltado à sua área. Na capacitação, o profissional é treinado para determinada função e preparado para entrar no mercado de trabalho.

Aqui no Educamundo o aluno se matricula pagando uma taxa única de R$ 69,90 e passa a ter acesso ao nosso Pacote Master, composto por mais de 1.100 cursos. Todos os nossos cursos possuem cargas horárias flexíveis, de 5 à 420 horas, que podem ser escolhidas pelo próprio aluno, assim como a modalidade que lhe atende melhor, capacitação, atualização ou aperfeiçoamento. 

São várias as vantagens em se cadastrar em um portal como o Educamundo. Além do preço acessível, você terá flexibilidade e automonia para se desenvolver pessoa e profissionalmente.

Venha conhecer os benefícios dos cursos online com certificado. Faça sua matrícula e se torne um profissional disputado no mercado de trabalho.