A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou os modelos de ensino, bem como as relações de aprendizagem. Hoje, para combater a disseminação do vírus e seguir as recomendações da OMS, é necessário se adaptar ao ensino a distância (EAD). 

No entanto, ser eficiente nos resultados já não é uma atividade simples, inclusive para quem ainda não havia experimentado o EAD. É possível observar que muitos estudantes enfrentam uma série de desafios para absorver os conteúdos e alcançar bons resultados. 

Antes de mais nada, é importante esclarecer que isso pode acontecer por uma série de fatores, como: conversas paralelas dos demais moradores, smartphones, redes sociais, barulhos externos… Enfim, são inúmeros os aspectos. 

Pensando em te auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com 4 maneiras simples de melhorar o seu desempenho estudando a distância e, por consequência, contribuir com o seu nível de aprendizado. Continue lendo e confira!

Conheça as principais dicas de para o ensino a distância

1. Não subestime o curso

O primeiro passo para melhorar o seu desempenho no ensino a distância é eliminar a ideia de que o curso EAD não é tão eficiente quanto o presencial. Muitos acabam caindo na armadilha de subestimar o curso EAD e não se dedicam o suficiente. 

No entanto, o ensino a distância exige tanto comprometimento quanto o curso presencial, uma vez que manter a mente focada e eliminar distrações é fundamental para alcançar um bom desempenho no aprendizado. Isso em qualquer tarefa, como ímã de neodímio.

2. Seja organizado 

A organização é um elemento fundamental para a execução de qualquer atividade. E isso não poderia ser diferente com o ensino a distância. É fundamental que cada estudante encontre uma maneira de organizar os dias, horários e semanas para ser mais produtivo. 

Antes de mais nada, vale ressaltar a importância de anotar as tarefas para entender como as atividades do curso poderão ser realizadas. Conciliar a sua rotina de trabalho e doméstica com o período de estudo é essencial para estruturar o dia a dia. 

Você pode contar com o auxílio de diversas ferramentas, como um gerenciador de tarefas, calendário, uma planilha no Excel ou até mesmo em um bloquinho de anotações de descarte de eletrônicos, por exemplo.

3. Elabore uma lista de prioridades 

Lembra quando falamos sobre a organização? Pois bem, vale ainda mencionar uma ótima saída para manter a sua rotina de estudos mais organizada: elaborar uma lista com todas as suas prioridades. 

No entanto, não pense que basta apenas listas o que precisa ser executado. Na verdade, é preciso entender quais obrigações são mais importantes e urgentes. 

Dessa forma, você conseguirá identificar o que deve ser mantido como prioridade e, por consequência, as tarefas que podem ser realizadas depois. Isso vale para qualquer atividade, como spda para raio.

4. Monte um cronograma de estudos 

Por último, e não menos importante, uma ótima saída para melhorar o seu desempenho no ensino a distância é criar um cronograma de estudos realistas e, claro, adaptado a sua rotina. 

Neste documento, é necessário incluir todas as suas atividades acadêmicas, bem como prazos e tarefas. Vale inserir também outras demandas que você possui no seu dia a dia, como o trabalho, por exemplo.

Gostou do nosso post sobre como melhorar o seu desempenho no ensino a distância? Então, compartilhe com os amigos e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌