Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

LibreOffice: conheça a suíte que é cada vez mais usada pelas empresas

Libreoffice-Educamundo2-1

LibreOffice é uma suíte de aplicativos livre, disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X. Foi lançada em 2010 e utiliza o formato OpenDocument (ODF – OpenDocument Format), é compatível com os formatos do Microsoft Office.

Se você não conhece o LibreOffice, é o momento de conhecer essa suíte de escritório gratuita, de interface simples e com poderosas ferramentas que podem despertar sua criatividade e melhorar sua produtividade.

Conhecido anteriormente como BrOffice aqui no Brasil, o LibreOffice teve seu nome modificado e oficializado para o mundo inteiro em 2010 com o intuito de oferecer aos usuários aplicativos de boa qualidade, baixo custo e código aberto.

Ao todo são 5 programas: o editor de texto Writer; o aplicativo para desenhos e fluxogramas Draw; a planilha Calc; o criador de slides e apresentações Impress; o Base, que é o banco de dados e o Math, um programa de equações.

Se você ainda não conhece essa suíte de aplicativos ou sabe pouco sobre, recomendamos que faça cursos online com certificado para aprender mais do LibreOffice, o mais avançado conjunto de aplicativos para escritório de código aberto do mercado.

Se você quer aprender sobre os programas de forma qualificada, o Educamundo preparou o curso online LibreOffice, com um conteúdo completo para o seu aprendizado e que traz informações atualizadas para alavancar o seu currículo.

Continue conosco que vamos apresentar algumas funções dos aplicativos mais usados, dicas exclusivas para você aprimorar o seu trabalho e mais sobre esse software livre. Acompanhe!

##lista_curso##

LibreOffice Writer: aprenda a inserir fórmulas matemáticas

A parte mais interessante do LibreOffice é que, por ele ser de código aberto, qualquer pessoa pode contribuir para o desenvolvimento do software e implementar novas funções. Todos os programas sempre recebem atualizações e novas aplicações com o objetivo de melhorar a performance da suíte e apresentar ferramentas inovadoras aos usuários.

Um dos programas mais usados é o Writer, um poderoso editor de texto moderno e que possui todas as ferramentas necessárias tanto para criação de mensagens curtas como para textos longos, como livros.

Só que o LibreOffice Writer vai muito além da criação de textos: ele também permite a inserção de fórmulas matemáticas. Para isso, basta clicar na aba "Inserir", "Objeto" e depois "Fórmula". Uma nova janela irá se abrir para que o usuário digite os comandos.

Na caixa de opções que abrir, o usuário pode escolher algumas fórmulas como funções, operadores binários, operações de conjuntos, relações, dentre outros. A partir daí o usuário insere os números que deseja calcular.

Como vemos, manusear as ferramentas do Writer é fácil. Você pode aprender como usar o LibreOffice de forma rápida com o nosso curso online LibreOffice.

Desde o BrOffice até o LibreOffice muitas atualizações aconteceram para facilitar a criação de documentos. E outras mudanças devem ocorrer ao longo do tempo, afinal a suíte possui código aberto para que todos os usuários possam opinar, desenvolver e evoluir os aplicativos.

Com dedicação e estudo você obterá conhecimentos avançados da suíte de aplicativos. Além disso, em nossa plataforma, você ainda tem a chance de acessar outros cursos online que podem complementar o seu conhecimento e alavancar o seu currículo.

Libre Office

Hiperlinks

Outra forma de personalizar os seus textos e imagens é a possibilidade de adicionar hiperlinks neles. Mas o que são hiperlinks?

A ferramenta permite que o usuário insira o endereço de um site em frases, palavras ou imagens. Assim, quando o leitor clica no hiperlink, ele é redirecionado para o site "linkado" pelo criador do texto.

Para isso, o usuário precisa selecionar o texto que deseja "linkar", clicar em "Inserir" e depois "Hiperlink". Também funciona com o atalho "Ctrl + K". Na janela que abrir, é só incluir o endereço de site.

Usando o LibreOffice é possível perceber que ele funciona de forma bastante eficiente, simples e briga de frente com os seus principais concorrentes, como Google G Suíte (aplicativos de escritório do Google) e o Pacote Office, suíte de programas da Microsoft.

O mais vantajoso é que o antigo BrOffice e hoje LibreOffice é uma suíte gratuita, diferente do Pacote Office, que é pago (exceto se você usar os programas Microsoft de forma online).

Já o LibreOffice permite o download dos seus programas sem que você precise pagar por isso, a não ser que queira ajudar a comunidade para que ela continue contribuindo pela evolução do software livre.

Curiosidades do LibreOffice

  • O que é Libreoffice writer? O Libreoffice writer é o programa editor de textos do Libreoffic, semelhante ao Word da Microsoft. O programa disponibiliza ferramentas completas para criar e editar textos, é extremamente funcional e permite salvar os arquivos em diferentes formatos, vale lembrar que é o software utilizado na maioria dos órgãos públicos.
  • Qual a diferença entre Libreoffice e BRoffice? BrOffice era o nome utilizado no Brasil pela LibreOffice quando ela tinha outro nome: OpenOffice. O nome "BrOffice" deixou de ser utilizado quando o nome e a marca OpenOffice foram abandonados pelos criadores do projeto original. Quando os antigos proprietários abriram uma nova empresa, transformaram o nome da suíte de BrOffice para LibreOffice.

Mala direta por e-mail

E se eu precisar enviar um documento para um grande número de pessoas por e-mail, consigo fazer isso pelo LibreOffice Writer? A resposta é sim.

Essa possibilidade é de grande valia para empresas que necessitam enviar ofícios, por exemplo, para vários contatos ao mesmo tempo. Com o documento que queira enviar aberto, clique em "Inserir", "Campos", "Outros" ou simplesmente "Ctrl + F2".

Depois é só clicar em "Procurar" e adicionar os contatos que deseja enviar o documento. Simples e rápido. O editor de texto do LibreOffice é completo para os seus trabalhos! O programa ainda é habilitado para que o usuário faça impressão de etiquetas e inclua assinatura digital. Incrível!

Quer aprender mais? Acesse hoje mesmo o nosso portal e assine o Pacote Master para ter a sua disposição centenas de cursos online com certificado. Aprimore seus conhecimentos ao usar o LibreOffice de maneira didática!

##lista_vantagens##

LibreOffice: uma excelente alternativa

O LibreOffice é uma ótima alternativa para empresas que querem ter uma suíte de aplicativos completa, fácil de manusear e o melhor: gratuita. Por isso mesmo criamos o curso de LibreOffice em nosso portal, ele é o ideal para você que procura aprender de forma didática e com qualidade.

Agora que você aprendeu algumas dicas de como usar o LibreOffice, percebeu que o principal de seus programas, o Writer, é um aplicativo fácil de usar e uma excelente alternativa para ter qualidade e baixo custo. Então comece hoje mesmo o curso online LibreOffice do Educamundo e conheça a melhor opção para uma suíte de escritório.

Aqui você estuda cursos online de onde e quando quiser pelo seu computador, tablet ou celular. Todo o material dos conteúdos sempre é atualizado e verificado pelo nosso departamento pedagógico exclusivo.

E para acessar? É simples. Basta se inscrever, investir {preco_matricula} e pronto! A partir daí você terá um acesso ilimitado a mais de 1.200 cursos online com certificado do Pacote Master por um ano!

Poder adquirir conhecimentos investindo pouco é a melhor notícia para quem quer se atualizar e complementar o currículo com ótimos cursos online aprovados por mais de 200 mil alunos. Inscreva-se agora mesmo e faça parte desse time de estudantes!

Para utilizar agora mesmo o LibreOffice:

  • Como baixar o libreoffice? O libreoffice é uma suite de aplicativos livre, por isso o seu arquivo de instalação pode ser baixado gratuitamente no site oficial (https://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/libreoffice-novo/). A instalação é bastante simples devido a interatividade do programa, apenas siga o "passo-a-passo" na instalação recomendada pelo sistema.
  • Como atualizar o libreoffice? Para atualizar o LibreOffice é possível programar a checagem de atualizações online periodicamente (uma vez por dia, semana ou mês). Quando há uma atualização disponível, um ícone na barra de menus exibe um texto explicativo. Ao clicar no ícone o usuário é conduzido para o processo de atualização.

E aí, se interessou pelo assunto? Compartilhe esse valioso conteúdo aos seus amigos e familiares. Se possível, diga também nos comentários o que você tem a dizer sobre o LibreOffice. Bons estudos!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.