Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Guia da Hipertensão Arterial: definição, diagnóstico e consequências

Hipertensao-Arterial-Educamundo2-1

A hipertensão arterial, comumente conhecida como pressão alta, é um mal silencioso que, se não tratado, pode levar a consequências graves. Publicações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostraram que mais de 1 em cada 5 adultos apresentaram aumento da pressão arterial. Os dados são ainda mais alarmantes quando nos deparamos com o número de mortes no mundo por complicações da hipertensão arterial: 9,4 milhões de pessoas por ano. Isto representa que anualmente o equivalente à população do Rio de Janeiro somada a de Brasília, cidades que ocupam a 2ª e 3º posição da lista de mais populosas do nosso país, perdem a vida por esta razão.

No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte. A hipertensão arterial contribui expressivamente para este resultado, uma vez que é responsável por 80% dos casos de derrame e 40% dos casos de infarto. Um estudo publicado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2017, mostrou que os gastos estimados com doenças cardiovasculares no país foram de 37,1 bilhões de reais em 2015, um aumento de 17% no período entre 2010 e 2015.

Os prejuízos com a hipertensão não se limitam às despesas com prevenção e tratamento. Associada à Diabetes Mellitus, esta condição e suas complicações representaram uma perda da produtividade do trabalho e da renda familiar, estimada em US$ 4,18 bilhões entre 2006 e 2015.

Infelizmente, o cenário da hipertensão arterial nos países em desenvolvimento, como o é o caso do Brasil, não é nada animador. Os países emergentes não têm apresentado uma tendência à diminuição da prevalência desta condição, como os países de alta renda. As razões que explicam essa situação incluem o envelhecimento da população (fator de risco para hipertensão) e a urbanização associada a mudanças no estilo de vida e hábitos alimentares.

Apesar de frequente é comum encontrar pacientes e profissionais de saúde com dúvidas em relação a diversos aspectos desta condição. Para esclarecer algumas destas questões, além do Curso Online Hipertensão Arterial, preparamos um guia com as principais informações sobre o tema.

##lista_curso##

Guia prático sobre Hipertensão Arterial (Pressão Alta)

O que é hipertensão arterial?

Conforme a última Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, trata-se de uma condição crônica caracterizada pelo aumento da pressão arterial igual ou acima de 140 e/ou 90 mmHg (140 por 90). O 140 representa a pressão arterial sistólica, obtida quando o coração bate (contrai), já o 90 é resultado do relaxamento do coração e é chamado de pressão arterial diastólica.

A pressão arterial é necessária para que o sangue possa percorrer os vasos sanguíneos e cumprir a sua função de transportar substâncias (nutrientes, oxigênio, hormônios) a todas as células do corpo.

Cada vez que o coração bate, bombeia o sangue para os vasos. A pressão é criada pela força que o sangue exerce sobre as paredes das artérias. É através das artérias que o sangue filtrado percorre o corpo, enquanto as veias têm a função de levar o fluído já rico em gás carbônico e pobre em oxigênio de volta para o coração. Se as artérias se estreitam por alguma razão, o sangue flui com maior dificuldade, aumentando a pressão arterial. O coração, por sua vez, precisa fazer mais força para bombear o sangue, aumentando de tamanho. A progressão deste quadro pode levar à insuficiência cardíaca.

A hipertensão arterial está comumente associada a duas causas principais: distúrbios metabólicos e alterações funcionais/estruturais de órgãos importantes para o sistema circulatório. Os riscos são ainda maiores quando há presença de outros fatores agravantes, como tabagismo, dislipidemias, excesso de peso e obesidade, intolerância à glicose e diabetes mellitus (mais informações no nosso Curso Online Hipertensão Arterial).

Precisamos ficar atentos! Na maior parte dos casos não há sintomas de pressão alta, entretanto, em quadros mais graves, pode haver dor de cabeça, falta de ar, vômito, visão borrada e agitação. Em geral, estes sintomas aparecem como consequência de lesões no coração, rins, cérebro e olhos.

Consequências da Hipertensão Arterial à saúde

Além de ser silenciosa, a pressão alta é uma condição “democrática”, ou seja, acomete mulheres e homens, crianças e idosos, negros e brancos. Qualquer pessoa pode ter seus níveis pressóricos aumentados e, por tudo isso, o diagnóstico muitas vezes é tardio. Quando não tratada, as consequências são graves, não é à toa que é considerada um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo.

Para reduzir a pressão arterial e as suas complicações, a adesão dos pacientes ao tratamento é extremamente importante. Por isso, governos e instituições investem cada vez mais em campanhas e políticas públicas de conscientização da população, além do incentivo a cursos online e presenciais para a capacitação de profissionais de saúde.

Apesar dos esforços, a aderência ao tratamento continua sendo um desafio, já que as medidas terapêuticas adotas requerem, além do seguimento adequado à prescrição dos medicamentos, mudanças dietéticas e comportamentais. Para compreender o quão difícil é garantir que os pacientes sigam o tratamento proposto, veja na imagem abaixo quais são os principais fatores envolvidos neste processo.

Valores de Pressão Arterial para cada faixa etária

Crianças e adolescentes

A prevalência de hipertensão arterial na idade pediátrica é de cerca de 3% a 5%, sendo o aumento da obesidade infantil responsável por grande parte deste número (veja mais no artigo Curso Online Obesidade Infantil: conhecendo e enfrentando o problema‍). A partir dos 3 anos de idade, todas as crianças devem ter sua pressão arterial aferida em todas as avaliações clínicas.

Tanto para crianças quanto para adolescentes, ela é classificada por percentis, levando em consideração os fatores sexo, idade e percentil de altura. São considerados hipertensos os indivíduos menores de 17 anos com pressão arterial sistólica e/ou diastólica superiores ao percentil 95. A pré-hipertensão é definida por níveis pressóricos sustentados entre os percentis 90 e 95 ou, ainda, ≥ 120/80 mmHg e menor que o percentil 95 para adolescentes.

Adultos

A pressão arterial adulta ideal é de 120/80 mmHg. A manutenção dos valores abaixo desta marca reduz consideravelmente o risco de problemas cardiovasculares. Campanhas, como a “Eu Sou 12 por 8”, do Departamento de hipertensão arterial da Sociedade Brasileira de Cardiologia, incentivam os brasileiros a manter os níveis pressóricos dentro dos valores recomendados. São considerados pré-hipertensos os adultos com pressão arterial entre 121-139 mmHg (sistólica) e 81-89 mmHg (diastólica). Valores ≥ 140/90 mmHg caracterizam hipertensão arterial.

Idosos

O risco de Hipertensão Arterial aumenta exponencialmente a partir dos 60 anos e a principal causa é o enrijecimento da parede dos grandes vasos, nestes casos é comum o aumento da pressão sistólica e a manutenção ou queda da pressão diastólica. Os valores de referência da pressão arterial para idosos é a mesma dos adultos. As diferenças ficam por conta de alguns aspectos de prevenção, medição e tratamento.

##lista_vantagens##

Importância de profissionais qualificados no atendimento ao hipertenso

A Hipertensão Arterial atinge uma boa parcela da população, com possibilidade de alcançar números ainda maiores nos próximos anos. Embora os esforços dos profissionais de saúde devam sempre ser voltados para a prevenção, quando não for possível, é fundamental que estejam atentos ao menor sinal de aumento da pressão arterial. O diagnóstico precoce associa-se ao menor risco de complicações. Diante disso, os cursos online são uma excelente ferramenta para quem busca aperfeiçoamento na área.

O diploma de um curso superior nem sempre é o suficiente para garantir que o profissional esteja constantemente preparado para os desafios da prática clínica, principalmente no caso de uma condição que cresce exponencialmente. Uma das tendências na área da educação são justamente os cursos online, sobretudo pela flexibilidade que oferecem. No caso dos cursos online com certificado, você ainda pode utilizá-los, por exemplo, nas provas de títulos de concursos públicos ou como atividades complementares da faculdade.

Para auxiliar você nesta e em outras questões da vivência clínica, os cursos do Educamundo foram criados por especialistas. Na área da hipertensão arterial trouxemos as informações mais atualizadas sobre as causas, prevenção, tratamento, sintomas de pressão alta e muito mais. Contamos com mais de 1.200 cursos online com certificado nas mais diversas categorias, somando 200mil alunos inscritos. 

Incrível, não é mesmo? Então corra no portal e se inscreva, investindo uma taxa anual de {preco_matricula}. Não perca a oportunidade de ter acesso a todos os nossos cursos online com certificado, mas antes deixe o seu comentário, contando o que achou do artigo! Até a próxima.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.