Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Tecnologia da Informação: dicas essenciais para se tornar um gestor

gestao-da-tecnologia-da-informacao-Educamundo-2-1

Tecnologia da informação é o conjunto de atividades e soluções envolvendo hardware, software, banco de dados e redes que atuam para facilitar o acesso, análise e gerenciamento de informações.

Você já ouviu falar da área de Gestão da Tecnologia da Informação? Nos últimos anos tem crescido a demanda por este profissional no mercado, entretanto as empresas exigem uma formação sólida e com foco na prática. 

Se você deseja ingressar na área, deve procurar uma graduação de qualidade e complementações para aperfeiçoar o seu conhecimento, como cursos online com certificado. No Educamundo você encontra o curso online Gestão da Tecnologia da Informação, um conteúdo voltado para o aprimoramento do seu aprendizado na profissão.

curso de TI aborda temas essenciais para a formação completa do aluno, como desenvolvimento de software, gestão de processos e contratos, sistemas de informação, governança em TI, dentre outros. 

O gestor graduado e com estudos complementares em sua base curricular pode atuar em mais de um setor da organização, como na área de administração e computação. A formação em gestão de TI habilita o profissional a gerenciar redes de sistemas, banco de dados e gerir todos os processos tecnológicos de uma empresa.

E por que estudar Tecnologia da Informação? Fato é que a tecnologia já faz parte de nossas vidas e seus sistemas estão por toda parte, desde em nossa relação pessoal uns com os outros, até em carros e bancos. 

Desde a criação da programação, processamento de dados e internet até aos equipamentos eletrônicos, as telecomunicações e os processos dentro da maior parte das empresas contam com uma complexa tecnologia. E, para gerenciar tudo isso, é preciso ter profissionais qualificados em TI.

##lista_curso##

Como a Tecnologia da Informação tem auxiliado nossas vidas?

As primeiras máquinas computacionais criadas eram extremamente limitadas, lentas e grandes – chegavam a ocupar salas inteiras. Inventadas há quase um século, elas eram usadas apenas pela central de inteligência militar dos Estados Unidos para armazenar de forma mais segura as informações estratégicas em meio a guerra fria.

Depois da guerra, os computadores foram encaminhados para outros setores e ganharam melhores processadores, mais velocidade e menos tamanho. Em poucos anos a evolução tecnológica aconteceu e hoje temos à nossa disposição dispositivos portáteis ultrafinos e com uma grande capacidade de processamento e conexões de alta agilidade.

Há 20 anos a comunicação era feita apenas por cartas e telefone fixo, hoje nos comunicamos de forma instantânea através de smartphones. Temos qualquer tipo de informação na palma da nossa mão a partir de qualquer lugar, auxiliando em nossas tomada de decisões, nos estudos, nas relações interpessoais, nos progressos profissionais e nos processos das empresas.

A partir daí, chegamos ao sistemas de informação, que é um dos assuntos que modulam a Tecnologia da Informação. O sistema de informação administra o fluxo de informações que compartilhamos e que circulam pelas redes de computadores.

Muitas empresas se utilizam desse processo para armazenar e recuperar dados. O sistema de informação também auxilia no desenvolvimento de softwares para facilitar a consulta e organização desses dados.

Gestão de Processos em TI

Para gerenciar todos esses recursos e processos tecnológicos de uma organização é preciso de profissionais qualificados. Daí surge a gestão de TI, setor que cria os processos com o intuito de padronizar as atividades das empresas. 

Os processos em TI ajudam as companhias a chegarem a um nível mais elevado de qualidade e excelência, diminuindo as chances de erros nos projetos empresariais. Quando os procedimentos de TI recebem investimentos adequados e as empresas contratam profissionais preparados para as demandas, a tendência é que os negócios da organização cresçam e se desenvolvam.

No curso de Tecnologia da Informação do Educamundo você encontra esses e outros assuntos com muito mais detalhes. No portal também é possível encontrar outros cursos online que abordam diversos temas relacionados a informática e tecnologia!

Tecnologia da Informação

Governança

A responsabilidade do gestor de tecnologia é muito grande, por isso o planejamento e análise são essenciais para que os resultados aconteçam. A governança de TI é uma das partes que auxilia nesse processo e cria diretrizes e políticas para serem seguidas pela empresa.

Com as práticas de governança iniciadas e uma estrutura tecnológica montada, é certo que a empresa irá colher bons frutos. Vamos citar três deles:

  • Redução de custos: a governança em TI trabalha para reduzir custos desnecessários e redundâncias de processos. Qualquer atividade precisa ter um padrão de fluxo e desenvolvimento e a solução da governança é otimizar esses procedimentos para que a empresa não perca dinheiro e nem tempo;

  • Capacidade de recuperação: quando uma empresa cria uma padronização e segue as políticas de governança e segurança, a resiliência dela é alta, ou seja, caso a organização passe por uma crise, a sua capacidade de minimizar o problema e se recuperar é grande;

  • TI alinhado ao negócio da empresa: um dos pontos chave para o sucesso de uma organização é quando a Gestão da Tecnologia da Informação está alinhada aos negócios. Investir em tecnologia da informação se tornou algo necessário e suas métricas precisam estar baseadas com a estratégia da companhia.

Pontos importantes do curso de TI e profissão:

  • O que se faz em um curso de TI? Forma profissionais para atuar de forma competente e eficaz no desenvolvimento de sistemas e na gestão da tecnologia da informação nas organizações.
  • O que se aprende no curso de TI? Conhecimento básico da área de tecnologia e seus segmentos, que são: análise de banco de dados, criação de sistemas operacionais, segurança e redes.
  • Qual a melhor faculdade de tecnologia da informação? Na área de Redes de Computadores: Universidade Anhanguera (UNIDERP – Campo Grande); na curso de Ciências da Computação: Universidade Federal de São Carlos – SP; no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas:Centro Universitário de Adamantina – SP.
  • Quanto ganha um profissional de tecnologia da informação? Os pisos salariais variam de acordo com o ramo da empresa em que o profissional de TI atua: comércio, serviços, indústria, transportes.Jornada de 6 horas: 6 salários mínimos. Jornada de 7 horas: 7,25 salários mínimos; jornada de 8 horas: 8,5 salários mínimos

Gestor de TI: profissional precisa ter um mix variado de conhecimentos

Um curso online Gestão da Tecnologia da Informação precisa ter um amplo conteúdo em administração, gerenciamento, computação e procedimentos de gestão. O profissional deve estar a par de todos os processos que acontecem na empresa e que envolvem a tecnologia.

Assim como as atividades citadas anteriormente, o gestor de TI também tem a função de acompanhar e cuidar dos contratos tecnológicos da empresa. Ele precisa administrar todas as etapas do contrato para que os serviços saiam da forma correta. 

Podem ser serviços básicos operacionais ou até consultorias especializadas e burocráticas, não importa. O gestor tem o dever de se inteirar quanto aos procedimentos contratuais e se integrar também ao setor jurídico da empresa.

E não é só a parte de gestão de TI que o profissional precisa estar inteirado. Claro que saber gerir, organizar e administrar são os quesitos principais do profissional formado em Gestão da Tecnologia da Informação, contudo é interessante saber programação também, para ser visto como um profissional completo para as empresas. É importante dar atenção às linguagens de programação, desenvolvimento de software e estar atento quanto as inovações tecnológicas.

No curso de TI do Educamundo você terá um conteúdo completo e atualizado sobre habilidades operacionais da Tecnologia da Informação e técnicas avançadas de gestão e administração.

##lista_vantagens##

Aperfeiçoe os seus conhecimentos e fique por dentro da área de TI

O nosso curso de Tecnologia da Informação é voltado para quem deseja aprimorar os conhecimentos adquiridos na faculdade ou conhecer melhor a área de gestão de TI. Os conteúdos são de muita qualidade e elaborados por uma equipe pedagógica competente e exclusiva. A prova disso é que mais de 200 mil alunos já experimentaram e aprovaram os cursos online do portal.

Para aproveitar as vantagens oferecidas pelo Educamundo é fácil: basta se cadastrar, investir {preco_matricula} e você terá acesso ilimitado aos mais de 1.200 cursos online com certificado do Pacote Master por um ano inteiro, sem mensalidades.

Ou seja, você acessa o curso de TI e ainda pode estudar centenas de outros cursos online de tecnologia, informática, recursos humanos, administração, psicologia, direito, entre outros. 

Está esperando o que para se atualizar e turbinar o seu currículo? Comece agora mesmo o curso online Gestão da Tecnologia da Informação do melhor portal de cursos online com certificado do Brasil.

Recapitulando

  • O que é a área de TI? É onde o profissional de TI vai atuar. Cada área vai exigir conhecimentos diferentes, oferecer salários e funções diferentes. Existem as áreas de Segurança da Informação, programação, qualidade de software, suporte técnico e administração de redes.
  • O que é gestão da tecnologia da informação? É o conjunto de atividades, projetos e metodologias criadas com recursos de computação ou não, que tem a finalidade de alinhar a Tecnologia da Informação às estratégias do negócio.

Inscreva-se e estude o curso de Tecnologia da Informação no seu tempo e no conforto da sua casa. Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de compartilhar esse e outros artigos com seus amigos! Comente também o que você acha da área de TI. Até a próxima!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.