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Saiba definitivamente o que é Gestão de Projetos e como se qualificar

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A Administração tem um campo amplo de oportunidades, o que resulta em uma alta demanda por profissionais bem qualificados. Os cursos de graduação e técnicos os qualificam, formando milhares de administradores a cada ano, que conduzem suas carreiras para a área da administração pública, corporativa e até mesmo empreendedora. Entretanto, somente uma graduação ou curso técnico, não é suficiente, uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exige aos seus profissionais uma constante atualização.

Com este propósito surge os Cursos a distância, eles propõem uma forma de capacitar, atualizar e aperfeiçoar estudantes, profissionais, auxiliares e qualquer interessado na Administração e suas vertentes. No Educamundo há uma variedade de cursos voltados à área administrativa, como teorias da administração, gestão de pessoas, gestão hospitalar ou gestão de projetos, por exemplo. 

O foco deste artigo será um desses cursos online do portal: o de gerenciamento de projetos. Esse curso online trará conceitos básicos como o que é gestão de projetos  e aprofundará os saberes nos fundamentos, na visão organizacional de projetos e em todos os aspectos relacionados a esse tema. 

Além da introdução à gestão de projetos, tema do primeiro módulo do nosso curso online Gestão de Projetos , daremos dicas de outros cursos online com certificado relacionados e um panorama sobre o mercado de trabalho. Então, acompanhe agora tópico a tópico, todas as vantagens de se qualificar como gestor de projetos.

O que é gestão de projetos e suas caraterísticas

Por gestão de projetos entende-se um conjunto de atividades que servem para a aplicação de técnicas, ferramentas, habilidades e conhecimentos em um determinado objetivo da organização, por um período específico. Esse objetivo ganha o nome de "projeto" que possui características específicas que o definem: 

  • É temporário, ou seja, tem prazo definido – com começo, meio e fim;

  • É desenvolvido por etapas, em uma evolução progressiva;

  • Envolve uma equipe de profissionais;

  • Entrega resultados, produtos ou serviços exclusivos;

  • Possui recursos limitados.

Visão organizacional de projetos

Em uma visão organizacional, o gerenciamento de projetos se define como um planejamento estratégico, pois precisa abranger uma ampla perspectiva dos negócios, dentro da economia globalizada. Dessa forma, permite às organizações um melhor desempenho em suas atividades, além de fortalecer a competitividade e sustentabilidade. 

A visão organizacional, junto com a missão da organização, representa os objetivos que dão direcionamento às entidades, pois determina as iniciativas e projetos da organização.

Etapas e modelo de estrutura da Gestão de Projetos

cinco etapas para que se monte uma gestão de projetos: início, planejamento, execução, monitoramento e encerramento. Esta estrutura é que visa garantir a efetividade do andamento e também da finalização do que foi planejado, se tudo ocorreu dentro do custo esperado e do prazo estipulado. Como exemplos de um projeto temos: desenvolver um software, criar um móvel sob medida, realizar uma viagem, colocar um novo produto no mercado, desenvolver ou site ou uma campanha publicitária etc – é independe da área, como você pode perceber.

As organizações vão sempre precisar de alguém com conhecimento exato sobre o que é gestão de projetos e em como gerenciar todo o processo. Por isso que devemos considerar um curso de gestão de projetos  uma ferramenta de saber imprescindível à formação de quem atua na área administrativa e quer se tornar expert em gerenciar projetos.

O documento de gestão de projetos pode ser montado em modelos pré-definidos, vamos mostrar um deles – outros  serão vistos no curso de gestão de projetos online do portal.  O processo envolve as cinco etapas citadas anteriormente:

Processos

Objetivos

Principais atividades

Iniciação

De que forma será desenrolado o projeto

Definir: a demanda; as metas; os critérios para seleção; quem gerencia e os termos iniciais para que se comece

Planejamento

Documentação de detalhes e melhorias no projeto

Definir: o escopo; o prazo de entrega; a escalação da equipe; o investimento e os recursos necessários

Execução

Como será o andamento

Gerenciar: a escala; o trabalho; a forma de comunicação; as demais tarefas durante o projeto

Monitoramento

Métricas de desempenho

Gerenciar: o andamento

Definir: correções e mudanças

Encerramento

Relatório final

Reunir toda a documentação

O PMBOK e a sua importância para a gestão de projetos

Ao fazer um curso de gestão de projetos, você será apresentado ao PMBOK (Guide to the Project Management Body of Knowledge), um guia de gerenciamento que possui inúmeros processos que podem ser utilizados nas cinco etapas que vimos anteriormente. 

Criado pelo Project Management Institute (PMI), o PMBOK não é uma metodologia, e sim, uma padronização. Nele os processos, áreas de conhecimento, técnicas e ferramentas são todos identificados e conceituados. O PMBOK  é um guia geral, pois não apresenta uma abordagem a cada tipo específico de projeto, por isso suas práticas podem ser direcionadas a todos os tipos de projetos, independente do nicho, de quem está envolvido, de orçamentos ou prazos. 

O que é gestão de projetos

Áreas de conhecimento da gestão de projetos

Conforme for se aprofundando em nosso curso de gestão de projetos online heart, o cursista vai ampliando a sua visão sobre como são aplicadas as técnicas e ferramentas de gerenciamento das atividades necessárias ao cumprimento do projeto. Seguindo nos tópicos do curso de gestão de projetos, mostramos as áreas de conhecimento do gerenciamento de projetos, segundo o PMBOK. São 10 processos, totalmente distintos, mas essenciais para garantir os resultados.

São eles:

1. Integração: de responsabilidade do gerente de projetos, essa área deve possibilitar o trabalho em conjunto, distribuindo responsabilidades, direcionando a pessoa certa para uma atividade específica (de acordo com o seu conhecimento) etc.

2. Escopo: é como é chamado todo o processo do projeto – desde o começo, passando pelo planejamento, controle, execução e finalização, até as mudanças necessárias durante o percurso.

3. Custos: é a parte que faz uma estimativa sobre o investimento e gera orçamentos, assim como todo o controle dos custos do projeto.

4. Riscos: trata-se de medir os riscos que podem acontecer ao longo do projeto, identificá-los e buscar soluções para revertê-los.

5. Qualidade: a gestão de qualidade, que também é tema principal de cursos online dada a sua importância, é um sistema de melhorias contínuas e busca atingir a  satisfação do projeto.

6. Aquisição: a este processo cabe a documentação e o gerenciamento de contratos referentes às decisões sobre compras e aquisições para o desenvolvimento do projeto.

7. RH: conduz as funções, hierarquias, responsabilidades; gera interação entre a equipe; acompanha os resultados e desempenhos; resolve problemas e coordena mudanças.

8. Comunicação: o gerenciamento da comunicação é de suma importância para que o projeto ocorra conforme o esperado. Esse é outro aspecto bastante importante dentro das organizações e que qualifica – por meio de treinamento, cursos a distância e outros – pessoas a atuarem de forma eficiente nessa área.

9. Tempo: sair no prazo estipulado é o que se espera de um projeto, para isso, se estabelece controle de cronograma, registro do andamento das atividades, estimativa de recursos e tempo necessários etc. Se parece estranho haver essa área no gerenciamento de projetos, saiba que saber administrar o tempo é fator essencial na busca pela produtividade, tanto que é outra temática que aponta em cursos online com certificado, tanto nos voltados aos vários tipos de gestão quanto nos que tratam especificamente do assunto.

10. Partes interessadas (stakeholders): essa área gerencia o processo que faz a identificação de pessoas ou empresas que possam afetar ou serem afetadas por uma decisão ou pelo resultado do projeto. Essa identificação é baseada nas necessidades e interesses dos envolvidos.

Todos esses conceitos são parte fundamental da introdução à gestão de projetos e necessários à formação de um bom gestor. Mas saber o que é gestão de projetos e ter essa introdução é apenas o começo de uma qualificação de excelência, que pode ser obtida por meio do curso online Gestão de Projetos do Educamundo.

PMO – Project Management Office

Outro ponto trabalhado no curso online sobre gerenciamento de projetos é o PMO – Project Management Office, ou "escritório de projetos". Grosso modo, o PMO é algo que alguns falam, poucos conhecem e que poucas organizações têm: um departamento especialmente para centralizar e coordenar os projetos da empresa. A esse departamento cabe a definição de processos e metodologias que serão utilizados para fazer o gerenciamento dos projetos da organização. Esse setor tem ainda o propósito de otimizar o controle assim como a execução de tudo que foi proposto pela organização como um todo ou de áreas específicas. 

Suas funções primárias são:

  • Gerenciamento de cronograma, escopo, recursos, custos, riscos e da entrega do projeto;

  • Serviços de processos, padrões e metodologias;

  • Desenvolvimento e melhoria de processos;

  • Definição de metodologia e de métricas;

  • Serviços de governança e gerenciamento de desempenho;

  • Comunicações e distribuição de informações;

  • Escalada de problemas, entre outros.

É importante salientar que o PMO não tira a função do gerente de projetos, o departamento presta suporte e assessoria aos gerentes e suas equipes.Veja de que forma gerente e escritório de projetos atuam:

  • Gerente: foca nos objetivos descritos no projeto / PMO: gerencia as mudanças no escopo que podem ser potenciais oportunidades a um melhor resultado para que se alcance os objetivos;

  • Gerente: controla recursos direcionados ao projeto, buscando atender da melhor forma possível os objetivos / PMO: otimiza os recursos compartilhados entre todos os projetos e os direciona;

  • Gerencia o escopo, cronograma, qualidade, custo etc., de projetos individuais / PMO: gerencia os padrões, as metodologias, o risco, a oportunidade global e as interdependências entre os projetos da organização.

No cenário apresentado até aqui, percebe-se o quão enriquecedor é nosso curso online Gestão de Projetos e o quanto ele pode valorizar um currículo, assim como outros cursos a distância relacionados. 

Tipos de PMO

Do ponto de vista organizacional, o PMO pode ser dividido em três tipos:

PMO corporativo

É responsável por definir a padronização do gerenciamento de projetos de toda a corporação. É normalmente subordinado à presidência ou à diretoria e sua função está diretamente ligada à estratégia da organização.

PMO departamental ou organizacional

Este tipo está ligado a uma área da organização, como um setor. A sua função é mais operacional e seus profissionais normalmente atua diretamente nos projetos do departamento.

PMO para fins especiais

Este tipo é criado para fins específicos e tem uma função bem definida, por exemplo, fazer o gerenciamento de um programa estratégico. Sua existência tem tempo determinado, ao ser criado já se tem a definição de quando será extinto.

A criação desse departamento dentro das organizações ainda não é algo tão comum, pode-se, inclusive, dizer que há uma certa resistência a isso. Muitos têm sido criados pela necessidade das empresas em reverter quadros desfavoráveis, como uma gestão que não foi efetiva – como em situações em que metas de tempo, custos e escopo não foram atingidas.

A carreira em gestão de projetos e como se qualificar

As constantes mudanças na Administração somadas e um mercado de trabalho muito exigente e bastante concorrido pedem profissionais que acompanhem esse movimento todo, por isso a necessidade de qualificação constante. Nosso curso de gestão de projetos online lhe dá um forte embasamento nessa qualificação. Da introdução à gestão de projetos às técnicas e modelos de estrutura – nosso curso online aborda todos os pontos importantes para a formação do gestor. 

A área de gestão de projetos cresce significativamente e oferece muitas oportunidades a quem opta por seguir essa carreira. O Project Management Institute (PMI) no Brasil conta que há uma demanda mundial crescente e que para acompanhar o ritmo de mudanças tecnológicas e econômicas, as organizações têm optado cada vez mais por projetos do que por operações de rotina.

Segundo o PMI, encontra-se gerentes de projetos em todos os tipos de organizações – atuando como consultores independentes, gerentes e até mesmo funcionários. Diz também que essas pessoas podem adquirir mais experiência e se tornarem gerentes de programas (que têm responsabilidade por múltiplos projetos) ou gerentes de portfólio (que têm como responsabilidade selecionar e alinhar projetos ou programas com a estratégia da entidade).

Isso mostra que esse é um excelente campo de atuação e que precisa de profissionais muito bem preparados. Se você ficou interessado em nosso curso sobre gerenciamento de projetos, não perca mais tempo e comece a estudar hoje mesmo. Faça a sua inscrição no portal e garanta o seu acesso aos melhores cursos online com certificado do mercado. O investimento é de, apenas, {preco_matricula} e lhe garante acesso durante um ano a todos os cursos online do Pacote Master. São mais de 1.200 cursos a sua disposição, em variadas áreas – você pode fazer quantos quiser durante a vigência de sua matrícula. 

Esperamos que tenha gostado do nosso artigo e que tenha entendido um pouco sobre como funciona a gestão de projetos. Compartilhe com seus amigos e colegas, e dê a sua opinião, ela é muito importante para nós. Até breve.

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