Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Desafio Game of Thrones: quais cursos online os personagens inspiram?

GOTV2-1-1

O inverno finalmente chegou em Game of Thrones. Imagine se na realidade tivéssemos décadas de verão e décadas de frio? Quanto planejamento a mudança de estação provocaria?

Mas vida real e ficção não têm nada a ver, certo? Errado. A ficção está, muitas vezes, ligada a cenários reais. Personagens podem nos dar exemplos diversos de negociações, liderança, planejamento etc. Outras vezes podem nos mostrar que certos eventos podem ter resultados diferentes se tiverem um profissional capacitado envolvido.

Quer um exemplo?

Se o casamento Casamento Vermelho fosse organizado por alguém especialista em organização de eventos, ele poderia ter um desfecho diferente – o que acha?

Brincadeiras à parte, o que Game of Thrones e cursos online podem ter em comum? Bem, os personagens de GoT podem inspirar algumas das melhores capacitações que o portal oferece.

Quer ver?

##lista_curso##

Games of Thrones e cursos online: entretenimento e conhecimento

Apesar de a série Game of Thrones se passar em um período medieval, seus personagens nos mostram muito sobre perfis e características desejados em profissionais em diversas posições/cargos e situações na contemporaneidade.

Veja a seguir alguns tópicos sobre isso.

O que a série Game of Thrones pode nos ensinar na área profissional?

Frases ditas por personagens de Games of Thrones são verdadeiras lições que podemos abraçar em nossas vidas – seja pessoal seja profissional.

Veja algumas:

1. “O conhecimento é uma arma. Arme-se bem antes de ir para a batalha.” — Meistre Aemon

Isso nunca foi tão certo quanto nas últimas décadas. O mercado de trabalho é bastante exigente quanto às habilidades e competências dos profissionais de qualquer área. Além disso, o aprendizado constante é um grande diferencial – cursos a distância são excelentes alternativas para isso.

2. “Qualquer homem que precise dizer ‘eu sou o rei’ não é um rei de verdade” — Tywin Lannister

Isso vale para cargos dos níveis táticos: gestores, administradores, coordenadores e supervisores. Vale também para cargos que exijam liderança. Trazendo para esses contextos, significa que as ações e o trabalho desenvolvido pelos profissionais é que devem moldar os cargos, e não o nome de seus cargos.

A família Lannister é, aliás, dona de um dos bordões mais conhecidos da série: “Um Lannister sempre paga suas dívidas”. Isso nos mostra que essa é uma família que tem um bom planejamento financeiro.

3. “O homem que dá a sentença deve balançar a espada” — Ned Stark

Trazendo para os tempos atuais e para o meio corporativo, podemos traduzir como ‘o líder deve dar o exemplo’, ou seja, quem quer que seus funcionários se comportem de uma determinada maneira, deve tomar a iniciativa e ser transparente e ético.

Agora vamos a um tópico bem bacana, em que associamos personagens a alguns de nossos cursos.

Inteligência estratégica e liderança: quem de GoT inspira esses cursos?

Inteligência estratégica e liderança são competências essenciais aos negócios e a uma boa gestão.

Em GoT, há alguns personagens que inspiram essas habilidades.

Jon Snow é um deles, que de filho bastardo se tornou um dos principais e mais queridos líderes da Patrulha da Noite – e que até o final da série pode se tornar o grande líder (rei de Westeros).

Outro grande líder da série é Tywin Lannister, apesar de ser controlador e implacável, sabia como ninguém comandar seus exércitos e subordinados, inclusive seus filhos.

A eles podemos associar o curso Liderança. Que também se tornou uma grade líder e que pode entrar para nossa lista é Daenerys Targaryen (sim, aquela Mãe dos Dragões, Nascida da Tormenta etc.).

Não podemos esquecer que o patriarca Lannister era, além de muito bom em combate, um excelente administrador, que fez a economia do reino andar muito bem durante muito tempo. Nesse campo, vamos associar a ele o Curso Online Administração Financeira e Orçamentária.

Petyr Baelish, o Mindinho é um excelente estrategista e muito habilidoso em comércio e finanças. Também podemos atribuir a ele cursos como os de gestão financeira e negociação em compras e vendas.

Arya Stark também pode ser definida como uma boa estrategista, apesar de seu planejamento ser movido à vingança, não temos como negar que ela pensou muito bem em como por seu plano em ação.

A ela e ao Mindinho associamos nosso curso Inteligência Estratégica.

Tipos de liderança

  • Liderança autocrática (o foco é no chefe): Tywin Lannister

  • Liderança democrática (foco no líder e na equipe): Jon Snow

  • Liderança situacional (foco nas situações): Daenerys Targaryen

  • Liderança liberal (foco na equipe, que pode tomar decisões): não existe em Westeros

  • Líder coach (foco na equipe e nos resultados): Ned Stark

A quais cursos online outros personagens de Game of Thrones podem ser associados?

Varys: Relações Públicas e Comunicação Social são os dois principais cursos que podemos associar a ele, que comanda redes de informantes por todo lugar.

Samwell Tarly: o fiel escudeiro e grande amigo de Jon Snow não gosta de lutar e ama livros. Seu curso é Auxiliar de Biblioteca. Sua função, aliás, era cuidar da biblioteca da Patrulha.

Talisa Stark: a moça, que arrebatou o coração de Robb Stark, era uma curandeira que trabalhava nos campos de guerra, onde conheceu seu futuro marido. Seu curso? Plantas Medicinais e Primeiros Socorros.

Melisandre: com as centenas de anos que deve ter e com a aparência que consegue apresentar, certamente ela aprendeu alguns ótimos truques em nosso Curso Online Tratamento Estético.

As casas Lannister, Bolton e Greyjoy precisam se capacitar em Mediação Familar.

Cersei e Jaime Lannister, por sua vez, precisam aprender muito que relações interpessoais não são relações intrapessoais.

Os bastardos de Westeros, todos os que têm nome de acordo com a região em que nasceram, que são: "Flowers" na Campina e "Hill" nas Terras Ocidentais, "Stone" no Vale e "Storm" nas Terras da Tempestade, "Rivers" nas Terras Fluviais e "Waters" nas Terras da Coroa, "Pyke" nas Ilhas de Ferro, "Snow" no Norte e "Sand", em Dorne, devem apostar em nossos cursos da área de Direito para entenderem que podem lutar pelo seu nome e o que é seu por lei.

Por fim, todos em GoT se beneficiariam muito com o Curso Online Introdução à Cartografia, para conhecerem e aprimorarem seus mapas e trajetos entre os reinos.

##lista_vantagens##

Capacite-se no Educamundo

Esperamos que tenha gostado de nosso post e que se inspire a fazer nossos cursos online com certificado.

O investimento é de apenas {preco_matricula} e você ganha acesso ao Pacote Master, que tem mais de 1.200 cursos online. Durante um ano, que é o período de sua matrícula, você pode fazer quantos cursos quiser.

É uma ótima oportunidade de elevar seu nível de conhecimento e dar um upgrade em sua carreira. Faça a sua inscrição agora mesmo e descubra por que somos referência no ensino a distância. Até o próximo post!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.