Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

5 ferramentas para não perder o foco nos estudos em casa

estudante-2

A pandemia impôs o isolamento social e com isso os estudantes não tiveram opção a não ser aprender de casa. A questão é que muitos não estavam preparados para isso.

Cerca de 67% dos alunos têm dificuldade para organizar os estudos em casa. Alguns reclamam que é porque a escola manda muito material e eles se sentem sobrecarregados com tanta informação. Além disso, existe a dificuldade de concentração na aula remota e em manter o foco nos estudos.

Outro ponto que tem sido observado é a queda na qualidade. 72% dos alunos informam que o ensino remoto é pior que o presencial.

As escolas estão se adaptando para conseguir melhorar o aprendizado do aluno, mas parte do problema precisa ser resolvido por eles. Manter o foco é o desafio, mas algumas ferramentas para estudantes podem ajudar. 

1. Teams 

O Teams é uma boa escolha de plataforma para as aulas online. Os professores podem apresentar as aulas com vídeo chamadas e fazer apresentações em telas compartilhadas. 
É possível usar desde uma apresentação já pronta até um quadro de comunicação digital. Esse último torna o processo mais dinâmico e atrativo, já que tudo se desenha ou escreve em tempo real. 

Por ter um chat, permite a interação, o que não deixa a aula tediosa. Os emojis e figurinhas são bem atrativos e ajudam na comunicação durante as aulas. 
A ferramenta também  pode ser usada para estudantes conversarem entre si. Podem se reunir em dias determinados para estudarem juntos ou resolverem exercícios. Com um objetivo comum é mais fácil não dispersar. 

2. OneDrive 

Um dos problemas apontados pelos alunos é a grande quantidade de material enviado pela escola. Para minimizar essa questão, os arquivos virtuais precisam ser organizados para que não se perca minutos ou horas tentando achá-los.

O OneDrive permite armazenar tudo em nuvem de forma organizada. Por exemplo, é possível criar pastas por matérias e temas e saber onde está cada conteúdo.
Os arquivos do OneDrive também podem ser compartilhados e editados. Se tiver um trabalho em grupo, pode fazer com seus colegas, cada um dando sua opinião e mexendo no que for preciso. Não apenas falando, mas podendo ver o mesmo documento em tempo real faz com que manter o foco fique  bem mais simples.

3. SmallPDF

Estudar suas anotações em um software de texto pode ser cansativo. O SmallPDF permite criar arquivos em PDF.

Essa é uma das ferramentas para estudante que permite organizar melhor seus estudos, combinando texto com imagens, incluindo anotações e salvando tudo em um arquivo mais agradável de ler. Dessa forma, não fica tão cansativo revisar e manter o foco.

Salvar o arquivo em PDF também garante que a formatação original será mantida e mantém o documento seguro.

4. Geekie Games Enem 

Essa é uma das ferramentas para estudantes que pretendem prestar o ENEM. O estudo é transformado em uma espécie de jogo no qual o aluno precisa seguir um plano de estudos.

Ela ajuda a manter o foco porque combina vídeo aulas, exercícios e simulados que são aplicados em fases. É preciso avançar a fase para ter acesso a novos conteúdos. Por ser bastante interativo, acaba prendendo a atenção e ajuda a manter o foco.

5. Rescue Time

Tem estudante que não resiste e acaba entrando nas redes sociais no meio do estudo. Quando percebe já passou horas e ele nem começou a lição.

O Rescue Time ajuda a identificar em que se gasta o tempo. Antes de usar é só escolher quais seriam os sites considerados produtivos, por exemplo, o da escola e uma plataforma de exercícios. Depois é só fazer o mesmo com os que distraem.

A ferramenta vai gerar relatórios mostrando quanto tempo se gasta em sites produtivos ou nos que só te fazem perder tempo. Ao ver as informações, conseguirá organizar melhor os estudos e descartar o que acaba tirando o foco. Para saber se está fazendo tudo certo, pode criar metas e comparar com os resultados. 

O foco muitas vezes está relacionado à força de vontade do aluno em aprender. Entretanto, pela imaturidade e falta de contato com o aprendizado remoto pode ficar difícil. As ferramentas para estudantes podem ser grandes aliadas e ajudam a reverter essa situação. 
 

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.