O currículo é o seu passaporte a uma vaga de emprego. Dependendo do quem tem nele, você pode ou não ser chamado para uma entrevista de seleção. Assim como o documento pode destacá-lo de outros candidatos, também pode colocar tudo a perder.

Por que isso acontece? Porque muitas vezes o candidato peca pelo exagero, coloca informações que não são inerentes à função desejada ou não se preocupa em informar o que é relevante. Mas como equilibrar?

Bem, vamos abordar alguns tópicos que ajudarão você a construir um currículo matador, aquele que fará você ser chamado para a vaga de emprego.

Exemplos de currículo para você usar como modelo


Os exemplos de currículo indicam como montar uma estrutura enxuta, com as informações relevantes à vaga de interesse. O segredo é saber como montar o modelo de currículo ideal.

O CV (curriculum vitae), outra forma pela qual o documento é conhecido, é a chance de impressionar o recrutador, por isso deve ser direto e informativo. Uma coisa que é preciso ter em mente é que a sua preocupação menor deve ser o template, caso você não saiba como montar um CV, há modelos nos quais você pode se basear.

O Word, por exemplo, oferece vários modelos, desde os mais simples até os mais elaborados. No Google Drive há o “Drive Template Gallery”, onde você também tem acesso a modelos de currículos. Esses exemplos de currículo devem ser adaptados à realidade de cada candidato, ou seja, há campos que serão retirados e outros inseridos. Os modelos servem apenas como base.

Quais qualificações profissionais para currículo são importantes?

As qualificações profissionais para currículo são parte do que determinará se o candidato será chamado para a entrevista ou não. Por isso, é preciso ser claro, objetivo e evitar informações desnecessárias ou não verdadeiras.

Veja um exemplo:

Assistente contábil

  • Especialista nos aplicativos do Pacote Office (Word, Excel e Outlook)
  • Excelente digitador: 75 WPM
  • Participei diretamente da primeira fase de implementação do eSocial na última empresa onde trabalhei

Nesse exemplo, há informações importantes sobre as qualificações: conhecer os principais aplicativos do Office é essencial, principalmente o Excel para a área contábil, ser bom digitador significa rapidez no preenchimento de planilhas, por exemplo e ter participado da implementação do eSocial significa muito, uma vez que conhecer o programa é fundamental para a área, principalmente porque ainda há poucos que dominam.

Existe currículo para preencher online?

Como hoje o mundo digital permite que se faça muita coisa pela internet, há sim a opção de currículo para preencher online. Há vários sites que permitem que você crie seu portfólio ou CV, de forma simples e prática ou algo mais trabalhado, como modelos em infográfico. 

Na onda de trocar o uso do papel pelo documento digital, o currículo online é uma boa pedida. No entanto, algumas empresas poderão preferir o modelo físico, é preciso verificar antes.

É preciso fazer uma carta de apresentação para currículo?

A carta de apresentação para currículo pode ser a chance de um candidato se destacar entre os demais. Pense em algo como marketing pessoal, sem exageros.

A carta deve ser sucinta, não ter mais de uma página e conter uma breve apresentação, as principais qualificações, o motivo pelo qual quer a vaga, como pode contribuir com a empresa e, ao final, um agradecimento com uma proposta de agendamento de entrevista.

Dicas para elaborar um bom currículo

  1. Em caso de dúvidas sobre o modelo de currículo, opte sempre pelo modelo padrão.
  2. Nos dados pessoais coloque nome completo, estado civil, idade, endereço, email e telefone atualizados.
  3. No objetivo passe segurança com relação à ocupação do cargo, exemplo: Estou preparado para ocupar o cargo de assistente contábil oferecido pela empresa.
  4. Na formação acadêmica sempre citar o último grau de escolaridade (nome da instituição + curso + data da conclusão (ou previsão de término).
  5. Em cursos, coloque os mais recentes e relevantes ao cargo.
  6. Em experiência profissional, coloque apenas os três trabalhos mais recentes e uma breve explicação de suas funções.
  7. Evite erros gramaticais. Se preciso, peça para alguém que revise o seu currículo.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Qualifique-se e adicione mais cursos ao seu currículo

Que tal fazer o Curso Online Assistente Contábil e adicionar uma nova qualificação ao seu CV? Aqui no Educamundo você investe R$ 69,90, assina o Pacote Master e durante um ano inteiro, pode fazer quantos cursos online quiser.

São mais de 1.200 opções em cursos online com certificado (a etapa de certificação é opcional) em várias áreas do conhecimento.

Inscreva-se agora e enriqueça seu currículo profissional. Bons estudos!