Algumas carreiras conseguem oferecer uma gama de opções e excelentes chances de colocação no mercado de trabalho – a Administração é um exemplo.

O grande número de vagas nessa área pode ser explicado pela característica da ciência em direcionar profissionais para campos específicos como marketing, logística e outras. Também pela necessidade do meio empresarial em se manter competitivo e enfrentar os desafios do mundo dos negócios. Por isso, a área da Administração que terá nossa atenção hoje é a administração de empresas.

O mercado está bastante exigente com relação à formação dos profissionais, que devem dominar todos os aspectos importantes sobre administração de empresas. A geração Z, que está chegando ao mercado de trabalho agora, tende a imprimir um ritmo novo ao trabalho, segundo o artigo “A geração Z e o administrador de empresas: um novo perfil profissional”.

Muitos outros fatores influenciam na formação do administrador moderno. vamos pontuar alguns neste artigo.

A evolução da Administração: novas perspectivas

A evolução da administração com a era da informação e do conhecimento, globalização, sustentabilidade e responsabilidade social, quarta revolução industrial e a crescente onda de novos empreendimentos são exemplos de mudanças às quais as empresas precisaram e ainda precisam se adaptar.

Apesar de já estarem no caminho de mudanças, não conseguem acompanhar a dinâmica das inovações - a transformação digital está aí para comprovar. Acompanhar o ritmo frenético em que surgem as tendâncias é um dos grandes desafios da Administração. Mas há outros, como veremos a seguir.

A Administração contemporânea e seus desafios

A Administração por ela mesma já apresenta circunstâncias incertas e desafiadoras.

A Administração contemporânea e seus desafios faz com que as empresas batalhem para se manterem sólidas e competitivas. O resultado é uma conjuntura bastante complexa, com muitos problemas a resolver, os concorrentes para bater e muitas expectativas.

Tudo isso exige do administrador todo o conhecimento necessário sobre como administrar uma empresa, pautado por habilidades conceituais, humanas e técnicas – nada que bons cursos online não consigam proporcionar.

Exemplo disso é o Curso Online Administração de Empresas, do Educamundo. O curso prepara profissionais e demais interessados para encarar o impacto das mudanças nas organizações e dar o melhor de si.

A administração de empresas e a gestão da informação

Se você se pergunta frequentemente sobre o que faz um administrador de empresas, saiba que entre tantas outras responsabilidades está a de gerir a informação e o conhecimento.

O novo milênio apresentou a informação como um recurso fundamental para que as empresas consigam atingir seus objetivos de competitividade, lucro, sustentabilidade e outros.

As companhias utilizam cada vez mais informações como fontes para o sucesso dos negócios - motivo que faz com que seja essencial a qualidade da informação, principalmente se ela vai direcionar a uma tomada de decisão.

Instrumentos essenciais e básicos para o processamento e fornecimento de informações, telecomunicações e computadores têm uma função decisiva nesse campo. O desenvolvimento desses aparatos busca atingir o máximo em entender a capacidade da mente humana, por meio de dados, informação, conhecimento e processamento dos mesmos.

Já a internet está presente nas empresas e na vida dos profissionais diariamente. Ela levou as organizações a outros patamares de funcionalidade, relações externas e estratégias competitivas com o comércio eletrônico e um novo comportamento dos consumidores, os serviços de suporte a clientes, citando alguns exemplos.

A internet e as tecnologias ligadas a ela, como as intranets, impactaram significativamente nas organizações e em sua gestão interna, principalmente no que diz respeito à valorização do seu capital humano intelectual.

Essas várias peças que se conectam entre si formam um tipo de informação que chamamos de conhecimento – geri-los de forma correta é um desafio e tanto, mas nada que se possa definir como "difícil", uma vez que temos todas as ferramentas necessárias para isso.

Inovações e tendências: o impacto das mudanças nas organizações

A Quarta Revolução Industrial

A indústria, em particular, enfrenta um grande desafio, desencadeado pela era da informação. A tendência é chamada de Indústria 4.0, ou Quarta Revolução Industrial e leva as indústrias a uma "sinuca de bico": não se adaptar pode representar perda de competitividade.

A indústria tradicional está sendo "invadida" pelas startups, que levam tecnologias para tornar as fábricas mais inteligentes e eficientes, otimizando processos e melhorando a qualidade dos produtos e a produtividade.

Os benefícios dessa profunda transformação não se limitam à produção industrial. A saúde é um exemplo dos segmentos que se beneficiarão fortemente com as máquinas e processos inteligentes.

O artigo “Quarta Revolução Industrial: os impactos na administração de empresas” mostra um panorama geral sobre esse tema.

Business Intelligence

Sistemas de informações passaram a significar questão de sobrevivência para as organizações. Isso coloca o Business Intelligence (BI) como um sistema fundamental para a coleta e análise de dados e a sua reversão em informações que ajudem a melhorar a experiência do cliente, entre outras coisas.

Neste post: “Business Intelligence: a análise de dados de inteligência nas empresas” você tem uma ideia exata da importância de um sistema de BI nas organizações.

Transformação Digital

A Transformação Digital coloca em xeque as organizações. Foi-se o tempo em que ter um site institucional, um blog e utilizar marketing de conteúdo para atrair e fidelizar clientes era colocar a empresa na era digital.

Não que esses elementos não sejam importantes, continuam sendo, mas fazem parte de um pacote maior, que representa a imersão total das organizações no mundo digital.

Este post: “Transformação digital: a preparação das empresas para a próxima década” dá a você a dimensão clara do que falamos. Tudo isso, é claro, vem por meio de novos modelos de gestão e de profissionais capacitados para implementá-los.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

História e evolução da Administração: linha do tempo em 10 fatos importantes

  • 3.000 a.C. - Na Mesopotânia, a civilização suméria começa com a escrituração de operações comerciais, e surgem os primeiros dirigentes e funcionários administrativos profissionais.
  • Século III a.C. – Em Roma, o exército romano é o modelo os dos séculos seguintes e influência para outros tipos de organizações.
  • Meados do Século XVIII – A Inglaterra é palco do início da revolução industrial.
  • 1800 - A Inglaterra é pioneira em inovações administrativas, quando James Watt cria a fundição Soho, para fabricar locomotivas a vapor. Surgem elementos como a padronização do trabalho, salários de incentivos, previsão de vendas e planejamento da produção, contabilidade e auditoria e outros.
  • 1881 – Nos Estados Unidos é fundada a primeira escola de Administração, por Joseph Wharton.
  • 1910 – Na Alemanha, Max Weber desenvolve a teoria burocrática, que pauta processos administrativos até os dias atuais.
  • Década de 50 – Americanos introduzem o controle de qualidade no Japão, por meio de cursos.
  • Décadas de 60 e 70 – Inicia a utilização de computadores nas organizações, em escala global.
  • Décadas de 80 e 90 – A internet e a globalização iniciam mudanças profundas na sociedade e no mercado.
  • Terceiro Milênio – A era da informação, empreendedorismo, qualidade de vida no ambiente de trabalho, terceirização, preocupação com o meio ambiente e outros aspectos pautam os novos modelos de gestão.

Esperamos que você tenha gostado de nosso artigo e que faça uma visita ao portal e conheça a diversidade de cursos online com certificado (opcional) que oferecemos.

São mais de 1.200 opções, para ter acesso a todos eles e fazer quanto quiser durante um ano inteiro, você assina o Pacote Master. O investimento é de apenas R$ 69,90 e você pode começar a estudar assim que fizer a sua inscrição.

Aproveite para dar o plus que falta em sua carreira. Bons estudos!