Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Curso Online de Inglês: o que você deve ter em mente antes de começar

MIX2-02-1

Outros idiomas têm ganhado certa reputação e importância no cenário mundial, como o mandarim, que devido a grande população chinesa, detém o posto da língua mais usada por todo o planeta, mas há muito tempo o inglês é a língua considerada mais "internacional" no mundo. Por isso, se você ainda não domina muito bem o idioma, passou da hora de fazer algum curso online para que possa aprender a ter uma conversa tranquila quando for necessário.

Quando decidimos estudar um curso online de inglês, uma série de questões passa pelas nossas cabeças. Como devo aprender? Preciso estudar quantas vezes por semana? Consigo aprender sozinho? Nesse post vamos falar sobre essas e outras dúvidas comuns para alguém que decide investir nesse aprendizado. Acompanhe a seguir.

##lista_curso##

Pense em qual metodologia é melhor para você

Existem duas metodologias principais no ensino de idiomas. Uma delas é o que chamamos de listening (escutar, em português) e a outra é a conversation (conversação, na tradução). A primeira consiste em ter mais exercícios focados na escuta do que na gramática ou na fala. Dessa maneira, os alunos são expostos a conteúdos de áudio em que é possível ouvir pessoas falando em inglês. Em sua maioria, esses indivíduos são falantes nativos ou então possuem um alto grau de entendimento da língua.

Quando a metodologia é mais focada na conversação, os exercícios aplicados visam que os alunos falem em voz alta, leiam textos, diálogos, como forma de treinar a fala e assim aprender a linguagem ensinada.

O mais indicado é que você encontre um curso online de inglês que não deixe de lado nenhuma dessas duas metodologias e ainda não esqueça o estudo da gramática. Ouvir, falar e ler uma nova língua são os pilares para que você possa aprender o mais rápido possível. É comum que tenhamos mais facilidade em um deles e não em outros, mas não podemos deixar de estudar todos eles.

- 9k=

Como fazer para pagar um bom curso de inglês

O investimento em um curso online de inglês também é uma das decisões importantes que você precisa tomar. Começar a fazer as aulas em uma escola e depois perceber que não vai conseguir dar seguimento devido ao preço cobrado, pode influenciar muito no seu rendimento futuro. As aulas em escolas presenciais são caras e exigem que você invista em uma grande quantidade de livros, pense no seu deslocamento e dificilmente permitem que as aulas sejam encaixadas dentro do seu horário.

Já os cursos online te dão muito mais flexibilidade e facilidade nessas questões. Seus materiais estão na internet, você consegue acessar os exercícios de qualquer lugar, pode criar seu horário de estudo sem dificuldade e a qualidade dos materiais não fica atrás daqueles usados em escolas físicas. Porém, assim como em toda decisão importante, é necessário pesquisar bem sobre aquele curso online.

Você precisa checar previamente a instituição, ter a garantia de que ela é séria e que se importante com seus estudos, bem como procurar saber como são as certificações daquele curso online que você pretende fazer. Já falamos aqui no blog sobre certificados rápidos e por que eles não são uma boa escolha, então leia e entenda. Atente-se também a esses cursos grátis que preenchem a internet. Eles não são a melhor opção como podem parecer. Também falamos sobre isso e é importante que você se informe. Depois disso, faça sua matrícula em um lugar que te dê possibilidade de aprendizado.

Procure ter uma regularidade em seu estudo

Aprender outro idioma exige comprometimento. Você precisa criar uma boa regularidade no estudo senão seu cérebro pode desacostumar rápido com aquele ensinamento. Como é algo novo para você, sua mente precisa ser estimulada, então é importante ter uma frequência bem determinada para esse aprendizado. Os cursos online permitem que você seja mais regular nessa questão. Você não depende dos horários pré-estabelecidos de uma escola, já que tem controle sobre qual momento deseja estudar. Dessa forma, pode colocar diariamente algum tópico para ser visto ou mesmo criar um cronograma que funcione de dois em dois dias.

Se entende como isso pode te ajudar, mas ainda assim tem dificuldade de colocar as coisas em ordem, tente utilizar o Trello como ferramenta de organização. Esse sistema é usado por diversas pessoas para deixar tudo dentro da estrutura que você criar e com certeza também te ajudará nessa missão. Se não conhece o Trello (ou se se conhece, mas ainda não usa), leia nosso post sobre ele e coloque-o como um parceiro nos seus estudos.

- 2Q==

Deixe o inglês entrar de vez em sua vida

Você muito provavelmente já percebeu que o inglês é um idioma que faz parte da sua vida e por isso mesmo sentiu a necessidade de colocar um curso em prática. Ouvimos inglês nas músicas que tocam em todos os lugares, nos seriados que acompanhamos, nos filmes que nos interessamos em ver e até mesmo em textos em português que, vez ou outra, encaixam algum termo na língua estrangeira. Aliás, é cada vez mais comum as profissões incorporarem expressões ou palavras em inglês como jargões e por mais que você até entenda o conceito da palavra, quando já sabe o que ela significa fica muito mais fácil assimilá-la.

Aproveite então que essa linguagem já está ao seu redor e deixe que ela entre de uma vez por todas na sua vida. Como você pode fazer isso? É fácil. Comece mudando a língua do seu aparelho celular, por exemplo. Mexa nas configurações para deixar todos os comandos em inglês. Faça o mesmo com seu PC ou notebook. É bem provável que esses sejam os dois acessórios eletrônicos que mais usa, então mudar a língua nativa deles é um grande incentivo no seu aprendizado.

Quando você troca a linguagem do seu computador, por exemplo, ao estudar o inglês no curso online, você fica ainda mais motivado. Como o eletrônico em questão é o meio principal para ter acesso aos materiais, com o passar do tempo ficará tão comum que você sentirá uma sensação quase natural de contato com a língua. É esse tipo de interação que deve ser desenvolvida, para que quaisquer dificuldades sejam diluídas com o passar do tempo.

Além do celular e do notebook, se possível, troque também o idioma da sua TV e tente se cercar cada vez mais do inglês. Alguns televisores já não têm o português como a linguagem padrão, então use isso ao seu favor e não tente mudar, mas sim se adaptar. Além disso, aproveite que já é comum consumirmos cultura de países que têm o inglês como idioma oficial e se esforce um pouco mais para ver vídeos com legenda em inglês ou mesmo sem elas. Faça isso nas pausas do seu estudo. Aprender um idioma novo deve ser prazeroso e você consegue facilmente colocar isso em prática com as possibilidades que a internet oferece.

Está descansando para depois estudar mais um pouco? Veja o trailer daquele filme com o áudio original. Terminou de fazer o que tinha programado para o dia e agora quer descansar? Coloque um desenho animado na Netflix e escolha as legendas em inglês. Dessa maneira, você inclui prazer na sua atividade e quando for estudar novamente, o entendimento fluirá melhor.

- 2Q==

Tenha sempre um dicionário ao seu lado

Ao seu lado é maneira de falar (a não ser que você não se importe em deixar um dicionário físico na mochila – o que não seria de todo mal para quem está estudando idiomas). Quando estamos estudando pela internet é fácil ter acesso à tradução de uma palavra com muita rapidez. O Google Translate é uma ferramenta que tem crescido bastante e conta com o apoio dos usuários da empresa em questão para aperfeiçoar sua explicação. Se por um lado isso é bom, já que muitos nativos ou pessoas com nível avançado podem contribuir, por outro lado ficamos um pouco duvidosos quanto à qualidade.

Se você prefere se resguardar um pouco mais e também quiser checar fontes confiáveis, que vêm de dicionários conceituados e respeitados, visite o OneLook. Ao digitar um termo na barra de pesquisa, a ferramenta faz uma compilação de várias ocorrências em diversos dicionários importante como o Macmillan e o Oxford Dictionaries.

Contudo, tenha atenção: não utilize o dicionário como a saída mais fácil para resolver o seu problema. Quando ver alguma palavra nova em um exercício ou texto, tente compreendê-la primeiramente pelo contexto, somente depois verifique no dicionário de sua escolha o significado dela. Quando estamos fazendo um curso online sozinhos, podemos ficar tentados a buscar a resolução mais rápida para algum obstáculo, mas não se apoie nela. Pense no dicionário como um colega que está ali para te dar suporte quando você precisar, mas não abuse dele.

##lista_vantagens##

Faça um plano de estudos

Todo estudo em que aplicamos o método de autoaprendizagem deve seguir um cronograma, isso é indispensável. Somente assim você consegue otimizar seus estudos e tem um foco mais estabelecido, o que te ajuda a atingir seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Como dissemos anteriormente, fique atento à regularidade com que você deve estudar, ela também faz parte desse plano de estudos.

Uma dica que deve ser colocada em prática é que esse planejamento não se atém apenas ao conteúdo programático do seu curso online. Não deixe de pensar em uma maneira de distribuir bem tudo aquilo que você precisa fazer, mas também planeje algumas coisas para quando não estiver necessariamente estudando.

Já falamos da importância de deixar o inglês fazer mais parte da sua vida, certo? Planeje algo nesse sentido também. Por exemplo, você pode colocar de início que vai ouvir todo dia alguma música nova em inglês. Quando for procurar qual canção escolher, leia sobre ela em algum site que estimule sua leitura no idioma. Coloque também no planejamento um episódio de desenho animado ou sitcom (aquelas séries de comédia de aproximadamente 20 minutos de duração). Assim você espairece ao mesmo tempo em que estimula sua mente para não esquecer de todos os ensinamentos que aprende enquanto faz seu curso online de inglês.

- Z

Curiosidade: dois canais do YouTube que você deve conhecer

O YouTube é uma rede social muito forte hoje em dia. Há canais dos mais diversos tipos, desde vlogs extremamente pessoais até aqueles que desejam se aprofundar em alguns assuntos específicos. É com base nesse último caso que separamos três canais que são bem interessantes para que você conheça e coloque seu inglês em prática.

O primeiro deles é o The Shool of Life. Criado por Alain de Botton, um filósofo e escritor suíço famoso no seu país, o canal se propõe a discutir temas que compõem o que o criador resumiu bem em seu nome: a escola da vida. Por isso são tratados tópicos sobre relacionamento, emoções, tudo o que está interligado a inteligência emocional do ser humano. Parece complexo demais, certo? Mas não é! Alain de Botton faz vídeos curtos, que têm em média, três minutos e meio de duração (alguns vídeos são maiores e outros menores). Assim você se entretém e aprende ao mesmo tempo. Com uma fala mais pausada, é uma ótima adição ao seu curso online, já que permite uma compreensão fácil mesmo sem legendas. Para visitar o canal é só clicar aqui e abaixo você confere um vídeo dele.

Se estiver a procura de um canal que irá te ajudar no início do seu aprendizado de forma leve e descontraída, então talvez se interesse pelo Inglês com Séries. Como o nome sugere, o objetivo é ensinar inglês por meio de seriados. Você vai encontrar cenas de séries como Game of Thrones, Friends, The Walking Dead, The Big Bang Theory e muitas outras. Além de ser bastante didático, o canal ainda te motiva a assistir por inteiro ao menos aquele episódio em questão. Assim é possível acrescentar ao seu curso uma carga mais divertida, enquanto não deixa de lado o estudo da gramática, já que o Inglês com Séries te explica algumas dessas regras – mesmo que a metodologia de listening também seja aplicada aqui. Visite ocanal e veja abaixo um vídeo que separamos.

Estudar inglês é um importante passo para você, tanto profissional quanto pessoal. É muito importante que estejamos por dentro da língua mais falada no mundo todo, caso contrário perdemos grandes oportunidades de estarmos atualizados rapidamente ou mesmo de conversarmos com um maior número de pessoas. Esperamos que este artigo tenha esclarecido os pontos essenciais que você deve pensar quando decidir estudar inglês. Qualquer dúvida, faça um comentário que então iremos te responder. Pensa em algo que seria interessante compartilhar e não abordamos? Conte para nós também! Iremos adorar essa troca de conhecimento.

- J8AAqEWZcXGFeIMAAAAASUVORK5CYII=http://www.ointercambio.com.br

 

Faça sua inscrição no Educamundo, e conheça todos os nossos cursos de inglês online.
Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.