O cuidador de escolar é o profissional necessário para que a rotina dos alunos de uma instituição de ensino seja mais tranquila e bem aproveitada. É ele o responsável por ajudar as crianças desenvolverem tarefas que ainda não conseguem realizar sozinhas.

Esse profissional tem um papel fundamental quando se trata de inclusão na educação, pois ele também auxilia alunos com necessidades especiais, garantindo a eles segurança, bem-estar e melhor adaptação no ambiente escolar. É por isso e diversos outros motivos que em 2013 se tornou obrigatório a presença de cuidador de alunos com necessidades especiais nas instituições de ensino.

Apesar do cuidador de alunos com necessidades especiais ser tão importante para adaptação de crianças e adolescentes, pouco se sabe sobre essa função. Pensando nisso, separamos abaixo as principais informações sobre essa profissão.

O cuidador de alunos com necessidades especiais

O cuidador de alunos com necessidades especiais desempenha suas funções em parceria com o professor. Ele deve ajudar os alunos a se locomoverem pelas dependências da escola, auxiliar no processo de aprendizado, ler e escrever pelo aluno, caso ele não possua autonomia intelectual ou motora para isso.

Seu trabalho também envolve a higiene do estudante, ajudá-lo nas idas ao banheiro e elaborar relatórios à escola e às secretarias especializadas.

O que é inclusão escolar

Inclusão escolar refere-se às metodologias pedagógicas e recursos lúdicos e tecnológicos utilizados pelos educadores em suas aulas, que colaboram para que alunos com alguma deficiência consigam aprender. É uma forma de adaptar o ensino às necessidades dos alunos.

Como o cuidador nas escolas para alunos com deficiência pode colaborar com os professores

Inclusão na educação é um grande desafio para os professores, por isso o cuidador de alunos com necessidades especais é tão importante. É ele quem vai, juntamente com o docente, trabalhar para que alunos com deficiência consigam maximizar seu rendimento.

Existem diversas ferramentas que colaboram para que o professor consiga trabalhar a inclusão em sala de aula, desde metodologias pedagógicas até recursos que envolvem o uso de brinquedos inclusivos.

Abaixo separamos algumas ideias para que isso seja aplicado em sala de aula. Confira!

Como trabalhar a inclusão em sala de aula:

  • Utilizar objetos concretos ao invés de conceitos abstratos.
  • Utilizar recursos visuais, orais, táteis e auditivos que explorem os sentidos dos alunos.
  • Dê atividades em diferentes formatos, como impressos, desenhos, vídeos, discussões, leitura e internet, por exemplo.
  • Tente ilustrar o que você está falando, gesticulando ou até interpretando caso seja necessário.
  • Utilize recursos tecnológicos, como softwares educativos que estimulam os alunos a construírem frases ou cálculos matemáticos.
  • Entenda a deficiência do aluno e disponibilize materiais de acordo com ela, por exemplo, material em braile para alunos deficientes visuais.
  • Utilize a cartilha de diretrizes para o AEE do MEC, no qual encontra-se recursos pedagógicos e ajudas técnicas para cada uma das deficiências.

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Quais as principais características de uma escola inclusiva

Acessibilidade e disponibilizar recursos pedagógicos adequados são as principais características de uma escola inclusiva. Porém, inclusão na educação também envolve estimular a interação entre os alunos com necessidades especiais e os demais alunos, parceria entre escola e família, estimular senso de cooperação e colaboração e investir na formação continuada dos profissionais.

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