Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Empresa desorganizada: revolucione e dê adeus à bagunça

Imagens-ebook-organizacao-do-ambiente-de-trabalho2-2-1

Empresa desorganizada é sinal de má gestão, sobretudo de falta de liderança. A falta de organização é a causa de muitos processos mal conduzidos, de projetos atrasados, de desperdício de materiais, de perda de vendas e clientes, altos custos, queda na produtividade e qualidade e muitos outros problemas.

Muitas vezes a desorganização não é levada a sério, não há o comprometimento de buscar soluções para organizar e controlar os processos organizacionais. Um grande erro, pois, como vimos, há muito a perder.

No entanto, quem busca soluções tem opções de ferramentas que ajudam na implementação de um sistema de organização.

Só que isso não basta. É preciso também a implementação de uma cultura organizacional forte ou até mesmo um trabalho de mudança de pensamento e atitude por parte dos colaboradores. Uma forma de fazer isso é por meio da aprendizagem organizacional. Continue com a leitura e saiba um pouco mais sobre como implementar meios para acabar com a desorganização no ambiente de trabalho.

Empresa desorganizada: como acabar com a falta de organização

Pode não parecer, mas a arrumação do local de trabalho ajuda a otimizar o desenvolvimento das tarefas, garantir processos mais eficientes e eficazes e também aumentar a motivação dos colaboradores.

Para chegar a um ótimo nível de organização é preciso a conscientização geral e a participação de todos.

##lista_curso##

Aprendizagem organizacional aumenta a produtividade e qualidade do trabalho

Quando se combate a desorganização no ambiente de trabalho, os resultados são logo vistos – os primeiros aparecem na produtividade e qualidade do trabalho dos colaboradores.

Veja como a aprendizagem organizacional pode ajudar nesse sentido.

  • sistematizar a mesa de trabalho: todo colaborador deve saber que organizar sua mesa ou espaço de trabalho não é apenas deixar tudo alinhado. É, na verdade, encontrar um sistema de acesso ao que utiliza com mais frequência, por exemplo. Dessa forma, evita perda de tempo para alcançá-los. O ideal é ter espaços com poucos objetos, pois muito cheios podem atrapalhar e até mesmo tirar a concentração.

  • descartar o desnecessário: se não é mais usado e perdeu seu valor informativo, deve ser jogado no lixo. Pilhas de papéis e folhas acumuladas em prateleiras, mesas e gavetas só tendem ocupar espaço e atrapalhar.

  • ter cada objeto em seu lugar: pastas, documentos, canetas, lápis e todo material de uso regular deve ter seu próprio espaço. Quando todos sabem o lugar de cada coisa há a otimização de tempo, coisa que não acontece quando tudo é desorganizado e as pessoas precisam procurar por materiais.

  • pensar na funcionalidade e ergonomia: mesas, cadeiras, monitores – tudo deve estar disposto de forma ergonômica, a fim de estimular a boa postura e evitar desconfortos, dores e outras doenças, como LER.

- Z

##lista_vantagens##

Qual a relação da ergonomia no trabalho com organização?

Para entender bem essa relação, é preciso primeiro compreender o conceito de organização do trabalho.

Organização do trabalho é o conjunto de ações determinadas pela organização para que sejam cumpridas. O trabalho é organizado por: tecnologia, máquinas, manutenção, matéria-prima, material, método, meio ambiente e mão de obra.

A ergonomia é a interação do colaborador com esses elementos. Assim, se há falha (desorganização) em um deles, poderá haver sobrecarga de trabalho para o colaborador. Se a organização do trabalho estivesse funcionando bem, isso não aconteceria.

Quer saber mais? Faça nosso Curso Online Organização do Ambiente de Trabalho, um dos melhores cursos online do mercado.

Você investe apenas R$ 69,90 e tem acesso ao Pacote Master, com mais de 1.200 opções. Inscreva-se agora mesmo e faça parte do melhor portal de cursos online com certificado do país.

Aproveite e compartilhe com seus conhecidos e amigos e use o espaço dos comentários para deixar suas dúvidas, sugestões ou opinião.

##cadastro_newsletter##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.