O empreendedorismo no Brasil se tornou hoje a solução para muitas pessoas que encontraram em um mercado emergente a oportunidade de tirar suas ideias do papel. Entretanto, não é simples abrir seu próprio negócio no país.

Os desafios para se tornar um empreendedor hoje em dia são diversos e, por esse motivo, inúmeros negócios fecham as portas nos primeiros anos de atividade. 

No artigo de hoje, vamos explorar um pouco as dificuldade que é se tornar um empreendedor no Brasil e quais são as alternativas para fugir das estatísticas e ter sucesso em seu negócio. Confira!

Empreendedorismo no Brasil: os desafios para quem quer empreender

Empreender por si só já é um problema grande. É preciso um bom modelo de negócio, estratégias eficazes de fidelização de clientes, um bom plano de marketing e vendas, assim com uma boa gestão. 

Porém, os obstáculos no Brasil vão um pouco além. A carga tributária de um profissional CNPJ por exemplo, é muito alta. Mesmo com a oportunidade de abrir um MEI e se tornar um pequeno empreendedor, o limite de receita bruta nessa categoria é menor que R$100.000,00 anuais, limitando muito a categoria. 

Quem opta pela contratação celestista, também amplia seus custos operacionais. Um funcionário custa quase 2 vezes seu salário bruto no bolso do empreendedor.

Outro desafio grande é a burocracia para se abrir um novo negócio. Até setembro de 2019, era preciso iniciar 11 processos e aguardar 80 dias para conseguir iniciar um novo empreendimento. A fiscalização também é rigorosa, gerando multas pesadas. Embora a lei da Liberdade Econômica tenha flexibilizado um pouco esse cenário, ainda sim é complexo se tornar um empreendedor.

Também é válido destacar que o investimento em novos negócios ainda é pequeno no Brasil. Embora tenha-se melhorado muito, principalmente no nicho das startups, ainda há um grande caminho a se percorrer.

 

Empreendedorismo e inovação no Brasil

Quando falamos em novos negócios, empreendedorismo e inovação no Brasil são palavras chaves. Isso porque não basta ter uma ideia boa e que seja rentável. Para ter um empreendimento de sucesso, é preciso ir além dessa definição. 

Um negócio para ter fidelização de consumidores precisa ter o que chamamos de vantagem competitiva de mercado. Ou seja, é preciso que você ofereça um diferencial para o seus consumidores ou para os stakeholders em geral, como forma de se destacar da concorrência. 

Não é fácil construir uma boa vantagem competitiva no mercado. É um trabalho de extensa experimentação, pesquisa e muito investimento, principalmente em tecnologia. Além disso, é necessário constância. Afinal, no minuto em que você apresentar uma vantagem competitiva para seus clientes, terão concorrentes que irão copiá-la, a fim de alcançar seu sucesso.

Até mesmo soluções pioneiras no mercado precisam investir sempre em vantagem competitiva, para se consolidarem no mercado. Sempre que um modelo de negócio se comprova lucrativo, inúmeros empreendedores vêem no mercado emergente a oportunidade de criar uma nova empresa. 

Por isso o investimento em inovação deve fazer parte da rotina de qualquer equipe de colaboradores.

As vantagens do mercado digital

O mercado digital tem sido ponto alvo de empreendedores que desejam apresentar uma solução inovadora e tecnológica. Além disso, focar em estruturar um negócio online é uma opção inteligente para desenvolver um novo empreendimento, pois minimiza custos operacionais. 

Embora abrir um empresa com foco no mercado digital tenha gastos como manutenção do site, investimento em desenvolvimento e custos de servidor, ela também evita despesas como aluguel de um espaço, contas de luz, água, e até mesmo diminui a quantidade de profissionais que precisarão ser contratados. 

Os custos de divulgação também são mais baratos. Fazer anúncios online, trabalhar com marketing digital e SEO, por exemplo, envolve menos despesas do que panfletagem ou anúncios em meios tradicionais, como rádio ou TV.

Porém, é preciso tomar muito cuidado antes de ir com sede ao pote no mercado digital. Lembre-se que o ambiente é extremamente competitivo, uma vez que milhares de soluções digitais e startups buscam espaço online. 

Além disso, depender de um buscador ou de marketing pago para atrair clientes pode não ser rentável para o seu negócio e aumenta os riscos financeiros, uma vez que é complexo depender de apenas um canal de aquisição de clientes.

Como começar um empreendimento

Ao tirar sua ideia do papel, é preciso:

  1. Validar, através de pesquisas, se a sua solução é aceita pelo mercado consumidor;

  2. Estruturar um plano de negócio e entender se ele será rentável;

  3. Criar um caixa reserva para os primeiros meses, a fim de evitar dívidas;

  4. Organizar um bom planejamento de ações que devem ser feitas e colocar a mão na massa.

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Como ser um empreendedor de sucesso

Diante de todas as dificuldades e problemas que apresentamos aqui, resta a dúvida: como ser um empreendedor de sucesso no Brasil? Bom, a dica de ouro é planejamento, cautela, cuidado e, acima de tudo, muito estudo. 

Um dos grandes desafios encontrados por empreendedores que não conseguem fazer sua ideia decolar é a falta de conhecimento técnico em áreas essenciais da administração e gestão de negócios. 

É muito comum que grandes profissionais técnicos em suas respectivas áreas identifiquem um problema no mercado e desejem solucioná-lo, criando uma alternativa própria e comercial. 

Porém, resolver um problema tático é muito diferente de tocar seu próprio negócio. As logísticas são extremamente diferentes. Por isso, é essencial que o aspirante a empreendedor antes de mais nada estude e adquira conhecimento em diversas áreas a fim de se preparar melhor e conseguir ter sucesso. 

Entender sobre marketing, administração, contabilidade, legislação empresarial e muitos outros temas fazem parte da rotina de grandes empreendedores. Por isso, é preciso que você invista seu tempo e energia em sua educação. 

O primeiro passo para tirar a sua ideia do papel seria optar pelo Curso Online MVP, que consegue oferecer um panorama super interessante sobre estruturas iniciais de negócio. 

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