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Educação corporativa no setor público: novos paradigmas

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Educação corporativa é um conjunto de estratégias voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades de colaboradores, com o objetivo de garantir mais produtividade e melhores resultados. É um processo de aprendizagem nas organizações com a finalidade de disseminar conhecimentos. 

era do conhecimento introduziu uma nova realidade nas relações de trabalho. As organizações passaram a enxergar — e assumir — os colaboradores como seu capital mais valioso. Assim, perceberam que não eram detentoras do conhecimento e que esse, pertencia e era adquirido pelas pessoas.  

Dessa forma, a gestão de pessoas se fortaleceu e se tornou mais importante do que nunca. A capacitação desses colaboradores passou a ser essencial para as organizações alcançarem seus resultados.  

A partir disso, surgem novos conceitos, como o de educação corporativa, com a finalidade de promover a capacitação constante de colaboradores e garantir seu desenvolvimento profissional.  

O setor público, por sua vez, precisa acompanhar essas mudanças na sociedade, para melhor prestar seus serviços aos cidadãos. Nasce então o conceito de nova administração pública (NAP), que leva as mudanças organizacionais para a esfera pública.  

Com isso, cria-se um ambiente de aprendizagem constante, em que treinamentos, workshops, seminários e cursos online, por exemplo, proporcionam a aquisição de novas competências e habilidades.  

Vamos aprofundar mais o assunto? Continue a leitura! 

O conceito de educação corporativa no setor público 

educação corporativa promoveu a criação de unidades de ensino corporativo no setor empresarial e de escolas de governo no setor público. No entanto, é também amplamente atendida por outros tipos de instituições de ensino, como portais de cursos.  

Ela surgiu da percepção de que era necessário educar o trabalhador além da educação formal, pois as empresas precisam gerar conhecimento organizacional. Ela se baseia no propósito de que os valores e crenças da organização são utilizados para formar e desenvolver os talentos para a gestão dos negócios, de tal forma que ocorra a criação, assimilação, propagação e aplicação do conhecimento em um processo contínuo. 

No caso do setor público, os servidores precisam adquirir conhecimentos específicos, com a finalidade de desenvolver e implementar políticas públicas voltadas para o bem-estar da sociedade e de ser reconhecido como um serviço público de excelência.  

A licença-capacitação, benefício que servidores têm pós cinco anos de efetivação na função, é um exemplo de como o setor público investe na qualificação de seus colaboradores.  

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A nova administração pública, a era do conhecimento e a gestão de pessoas 

nova administração pública incorporou os conceitos modernos de administração do setor privado, deixando de lado (tanto quanto possível) sua característica burocrática e se tornando mais gerencial. 

Não havia como não ser assim. Enquanto a sociedade passava por profundas transformações causadas por novos modelos de gestão, avanços tecnológicos e processos de globalização, continuar com os mesmos processos tornava a Administração Pública ainda mais obsoleta do que já se imaginava.  

É claro que esse é um processo lento e em franca aplicação. Afinal, não há como mudar tudo repentinamente, principalmente devido à natureza do serviço público.  

A era do conhecimento na gestão pública 

No entanto, a era do conhecimento imprimiu uma mudança na gestão pública, forçando o abandono de modelos mentais ultrapassados e a adoção de novos métodos, técnicas, tecnologias e processos de trabalho.  

O operacional e técnico continua sendo importante, mas o desenvolvimento intelectual voltado às habilidades comportamentais ganha cada vez mais espaço. Nesse contexto entra a gestão de pessoas como promotora dessas aquisições.  

O papel da gestão de pessoas no setor público 

É a gestão de pessoas que vai possibilitar a capacitação continuada de colaboradores a fim de que se consiga acompanhar os tempos de mudanças aceleradas.  

Seu papel é, principalmente, levar servidores a desenvolverem excelência no atendimento ao usuário dos serviços públicos, com eficiência, eficácia e efetividade. 

Para chegar a isso, agiliza processos como capacitação, treinamento, promoção da saúde e qualidade de vida, plano de carreira e outras ações competentes à área. Tudo para que o resultado final seja alcançado. 

Quais conhecimentos a educação corporativa envolve? 

Na sociedade contemporânea, os conhecimentos técnicos continuam sendo essenciais para que colaboradores de áreas diversas desempenhem suas funções. 

No entanto, é imprescindível que os aspectos comportamentais também sejam desenvolvidos. A esses processos dá- se o nome de aquisição de soft skills (aspectos e desenvolvimentos comportamentais) e hard skills (conhecimentos técnicos).  

Assim se forma um leque de opções em temas para capacitação de servidores. Aqui no Educamundo, por exemplo, temos focado em temas que consigam ir de encontro às necessidades e expectativas de qualificação para o setor público.  

Dentre as opções em temas que oferecemos estão: 

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Além de ter toda essa diversidade de áreas e temas à sua disposição, você ainda conta com a praticidade dos cursos online, que podem ser feitos de acordo com a sua disponibilidade.  

Nossos cursos ficam disponíveis as 24 horas do dia, nos 7 dias da semana. Ou seja, você estuda a qualquer momento e de onde estiver.  

Entre nossos diferenciais também estão a disponibilidade de declaração de reserva de vaga de curso, especialmente para servidores, para que possam apresentar junto ao seu pedido de licença capacitação.  

Além disso, temos cargas horárias de 5 a 420 horas, que contemplam todos os tipos de necessidades, basta escolher a que mais convém.  

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