Falar sobre a formação continuada do professor na Educação Especial Inclusiva gera grandes debates. Isso porque, apesar de se tratar de uma temática constantemente em voga, ainda há questionamentos relevantes - sejam estes relacionados aos desafios e obstáculos encontrados na aprendizagem de crianças, jovens e adultos, seja sobre os caminhos para superar tais dificuldades.

Contemplando a pluralidade do tema, o Educamundo elaborou um e-book exclusivo, com enfoque nos desafios dos educadores, nas perspectivas futuras e nas possibilidades de qualificação com cursos online.

Nosso intuito é que você reflita sobre a superação dos desafios diários da Educação Especial Inclusiva e busque soluções, promovendo assim a redemocratização da Educação.

A seguir, vamos discutir brevemente sobre algumas questões importantes relacionadas à temática que poderão ser aprofundadas com a leitura de nosso e-book e do Curso Online Educação Especial Inclusiva, bem específico e direcionado ao assunto. Vamos lá?

PNE, Educação Especial e Educação Inclusiva

Segundo o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), alunos com deficiência, seja ela intelectual, física, auditiva, visual ou múltipla, transtorno global do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades atendem aos requisitos da Educação Especial, em face à Educação Inclusiva.

Além de recursos como as necessidades educacionais especiais (NEE), o Plano Nacional de Educação prevê, ainda, apoios de modo especializado, incluindo:

  • Ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação, sinalização e compreensão;

  • Desenvolvimento de estratégias e reflexões para o pensamento;

  • Alterações de materiais didáticos, ambientes e espaços físicos;

  • Estratégias personalizadas visando a adaptação e regulação do comportamento e ampliação dos recursos educacionais, bem como a aceleração de conteúdos, caso o aluno apresente altas habilidades.

Vale mencionar que o Educamundo reúne em sua base de cursos online opções certeiras destinadas à qualificação em habilidades especiais, dentre eles o Curso Online Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), o Curso Online Deficiência Visual e o Curso Online Deficiência Intelectual.

Qual a diferença entre Educação Inclusiva e Educação Especial?

A Educação Especial é apenas uma fatia da Educação Inclusiva. Enquanto a Educação Especial promove o uso de ferramentas e processos específicos visando atender as limitações físicas e cognitivas das crianças, jovens e adultos - sem o fator integrador - a Educação Inclusiva propõe o atendimento deste público junto a sociedade, integrando-o de forma democrática e em ambientes comuns, aos processos de aprendizagem.

Como superar os desafios da Educação Especial Inclusiva no Brasil?

Embora haja consciência sobre a importância da Educação Especial Inclusiva, é válido salientar alguns dos fatores que impossibilitam sua implementação, aqui no Brasil, em caráter satisfatório.

Dentre os desafios da Educação Especial Inclusiva no Brasil, a falta de infraestrutura vem no topo da lista. Nem todos os estabelecimentos regulares de ensino oferecem condições físicas e pedagógicas para que todos tenham acesso a Educação, de forma igualitária.

Um bom exemplo é a falta de materiais didáticos destinados a estudantes portadores de deficiência visual, bem como a falta de acessibilidade para alunos cadeirantes.

Outro grande desafio é a capacitação e preparo dos educadores para lidar com as questões em sala de aula. Muitos professores não possuem formações específicas direcionadas ao atendimento de alunos com transtornos globais de desenvolvimento, limitações físicas, dentre outros.

Neste cenário, é interessante frisar a necessidade de atuação do poder público como forma de garantia dos direitos destes alunos, bem como do interesse dos profissionais e demais envolvidos por capacitação e formação. Os cursos online com certificado do Educamundo auxiliam os professores, educadores, gestores e demais atuantes na área, promovendo uma reflexão sobre as demandas trazidas pela Educação Especial Inclusiva.

Formação continuada dos professores como ferramenta pedagógica

É válido enfatizar que o sucesso da inclusão escolar está atrelado, em grande parte, às propostas pedagógicas aplicadas em sala de aula pelo educador. O profissional deve apresentar total capacidade para responder às necessidades de todos os alunos de uma sala de aula comum, de forma igualitária.

Os cursos de formação, atualização e aperfeiçoamento do nosso portal transformam-se em ferramentas pedagógicas cruciais no processo de inclusão, proporcionando ações como:

  • Avaliação das necessidades dos alunos que se enquadram na condição da Educação Especial Inclusiva e, a partir daí, desenvolvimento de estratégias, metodologias e recursos pedagógicos com foco na acessibilidade;

  • Desenvolvimento e análise da aplicação e funcionalidade do Atendimento Educacional Especializado;

  • Acompanhamento do uso dos recursos pedagógicos, seja na sala de aula comum, seja em outros ambientes;

  • Intensificação do processo de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, compartilhando conhecimento e norteando-os no uso da tecnologia assistiva, com foco na autonomia e participação junto ao coletivo.

Você realmente está preparado para a Educação Especial Inclusiva?

Agora que você já refletiu sobre a importância da formação dos professores e os obstáculos da Educação Especial Inclusiva, que tal baixar o e-book Educação Especial Inclusiva: você está realmente preparado? e turbinar de vez a sua carreira na área da Educação, de forma profunda e completa?

Temos certeza que com todos os conhecimentos e informações compartilhados neste material, você se sentirá muito mais preparado para lidar com o cenário da Educação Inclusiva, promovendo aprendizado e autonomia aos alunos com necessidades especiais.

Boa leitura e até breve!