Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Diretor de escola pode intervir em ações pedagógicas?

Inspecao-Escolar2-2-1

O diretor de escola deve concentrar seus esforços apenas sobre aspectos administrativos ou ele também pode intervir no trabalho pedagógico? Essa é uma questão que pode gerar conflitos dentro das instituições de ensino se não for bem trabalhada por toda a equipe do local.

Pensando nisso, hoje vamos refletir um pouco sobre o assunto e explicar para você qual é, de fato, o papel de um bom diretor. Porém, caso deseje aprofundar seus conhecimentos no tema, confira também nosso Curso Online Administração e Inspeção Escolar. Boa leitura.

O trabalho do diretor de escola

O diretor é a figura máxima dentro das escolas e colégios. Assim, é seu papel administrar tudo o que ocorre dentro da instituição, desde questões relacionadas a finanças até aspectos pedagógicos. Afinal de contas, é ele o responsável por assegurar o desenvolvimento de um ensino de qualidade para os alunos.

##lista_curso##         

As funções do diretor escolar

O diretor tem como principais funções:

  • garantir a manutenção da estrutura física da escola;

  • cuidar das finanças;

  • fazer com que as normas impostas pela Secretaria de Educação sejam seguidas;

  • cuidar da qualificação dos professores;

  • acompanhar o desenvolvimento de práticas pedagógicas;

  • conversar com a comunidade;

  • mediar conflitos.

Como dá para notar, o profissional tem um papel extremamente importante dentro da instituição de ensino, não ficando responsável apenas por questões burocráticas.

Nos tópicos abaixo, vamos detalhar um pouco mais as três atribuições mais impactantes do diretor dentro da escola.

Acompanhar o desenvolvimento das práticas pedagógicas

Mesmo não estando dentro da sala de aula, o diretor deve atuar junto com os professores e o coordenador na construção das práticas pedagógicas da escola. Afinal, é função da diretoria analisar se a instituição tem recursos suficientes para fazer o planejamento funcionar, bem como se este está de acordo com a legislação vigente.

Dessa forma, o diretor tem total liberdade para vetar alguma ação ou pedir para o corpo docente rever estratégias de ensino com os alunos.

Trabalhar a comunicação escolar

Outra importante função do diretor é incentivar a comunicação escolar. E aqui estamos nos referindo à comunicação entre os diversos setores da instituição, ao diálogo com os alunos e com a comunidade externa.

Essa interação faz parte do que é chamado de gestão democrática, algo essencial para a qualidade de ensino das escolas. Afinal, é por meio da conversa que novas ideias surgem e o processo de ensino-aprendizagem desenvolve-se.

##lista_vantagens##

Realizar a mediação de conflitos

Junto com o processo amplo de comunicação, o diretor escolar também precisa trabalhar estratégias de mediação de conflitos. Isso é imprescindível para fazer com que todos os agentes do setor educacional (alunos, pais, professores, equipe administrativa e comunidade) atuem em harmonia.

Do contrário, opiniões opostas podem evoluir para problemas graves de entrosamento, atrapalhando o bom andamento das atividades escolares. Com isso em mente, não deixe de conferir nosso post dedicado à administração de conflitos. Nele, apresentamos dicas valiosas para lidar com os mais diferentes tipo de atritos.

Bem, agora você já sabe que os diretores de escola possuem diversas responsabilidades dentro da instituição de ensino. E isso inclui o trabalho de intervir e acompanhar as práticas pedagógicas junto ao corpo docente.

Caso tenha achado o artigo de hoje interessante, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais. E, para aumentar seus conhecimentos em educação, matricule-se em nosso portal e tenha acesso a mais de 1.200 cursos online do Pacote Master. Tudo isso por apenas R$ 69,90 ao ano, sem mensalidades.

Não perca tempo e faça parte de um dos maiores portais de cursos online com certificado do Brasil.

##social_login##

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.