Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Direitos humanos: um guia geral para esclarecer todas as suas dúvidas

direitos-humanos-educamundo-02-1

O que são direitos humanos? Provavelmente você já ouviu falar nesse tema que está sempre presente em muitos debates nos canais midiáticos, envolto a algum caso polêmico que gera muita repercussão. Em meio a visões pessimistas ou otimistas, o fato é que as noções de direitos humanos devem ser de conhecimento geral para compreender seus objetivos, como são aplicados e por que são essenciais para muitas pessoas.

Fortalecer os conhecimentos em pautas relevantes é necessário para entender muitos contextos e criar argumentações mais apuradas sobre qualquer assunto. Quando se trata de direitos humanos, vale a pena dedicar um tempo para aprender mais, realizando até um curso de direitos humanos completo e estruturado. Assim, você aprimora sua visão em muitas pautas e esclarece todas as questões.

Aqui no Educamundo o Curso Online Direitos Humanos é um dos mais acessados do portal. Com o tema em alta, muita gente quer saber quais são os direitos humanos fundamentais e todos os conceitos que os permeiam, desde os fatores históricos até as perspectivas contemporâneas. É por isso que indicamos esse curso de direitos humanos para todos os interessados, sejam profissionais de áreas como direito ou assistência social ou de qualquer outro segmento.

direitos humanos

O que são direitos humanos?

A melhor definição de direitos humanos vem da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU): "garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana".  Sendo assim, entendemos como direitos humanos a proteção contra qualquer violação que coloque uma pessoa em risco ou vá contra suas garantias básicas de sobrevivência.

Universais e juridicamente protegidos, os direitos humanos fundamentais são derivados da própria evolução histórica que começou a entender o valor das pessoas na sociedade, com o objetivo principal de promover a igualdade por meio de campanhas, políticas públicas, serviços básicos e incentivo ao cumprimento de todos os direitos civis e políticos de qualquer indivíduo.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um acordo global assinado em 1948, responsável por delimitar os direitos humanos fundamentais e suas disposições. Surgiu após o triste período da Segunda Guerra Mundial, um dos maiores exemplos de intolerância, massacre e desordem que culminou na morte de mais de 50 milhões de pessoas.

O primeiro e principal artigo dessa declaração revela que "todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade".

Além disso, alguns tratados se destacam e são vistos como os instrumentos internacionais na promoção dos direitos humanos. Podemos citar o pacto internacional sobre os direitos civis, políticos, econômicos, culturais e sociais; os direitos das mulheres, crianças, pessoas com deficiência e migrantes; o pacto que promove o fim da discriminação racial e sexual e o fim de situações de tortura ou penas cruéis e degradantes.

A principal responsável pelo cumprimento dos direitos humanos – com bases gerais e jurídicas – é a ONU. A organização possui uma comissão de peritos que analisam casos a nível mundial com base nos acordos, na legislação e na promoção da paz entre os povos. Atualmente, a ONU é formada por 193 países.

Fique atento: essa introdução geral pode ser apurada em bom curso de direitos humanos, como o Curso Online Direitos Humanos formulado pelo Educamundo.

##lista_curso##

Direitos Humanos no Brasil

Para fortalecer suas noções de direitos humanos é fundamental saber que cada país deve zelar pelo cumprimento dessas demandas em seu território. Aqui no Brasil, os direitos humanos fundamentais estão presentes na Constituição Federal e referem-se a garantias básicas como promoção da cidadania, direito à privacidade, igualdade e liberdade.

Além disso, o país se esforça para sanar alguns episódios que ainda são problemáticos e por muitas vezes vão contra os direitos humanos fundamentais, como a pobreza extrema de parte da população, a intolerância contra minorias, os casos de racismo que ainda perduram – seja de modo velado ou direto -, situações de tortura e violência, desigualdade de gêneros, crimes contra a cultura indígena, entre outros.

Todas essas situações ainda ocorrem em diferentes contextos e levantam as discussões acerca do papel dos direitos humanos e suas ações. O fato é que, além dos processos punitivos, é essencial salientar a importância da educação em direitos humanos para tornar esses casos cada vez menos latentes – um desafio e tanto, mas uma meta que não é impossível.

O primeiro passo dessa corrente é difundir os conceitos principais e fazer com que cada vez mais pessoas saibam o que são direitos humanos. Hoje em dia há muitas noções de direitos humanos equivocadas, em grande parte por notícias tendenciosas e pela falta de informação da população em geral, fatores que prejudicam a compreensão dos propósitos dessa área.

Além de explanar ao máximo o que são direitos humanos, essa proposta educacional é importante para formar uma cultura de respeito à dignidade humana com base em valores cruciais para a sobrevivência de qualquer indivíduo: justiça, liberdade, solidariedade, igualdade e tolerância em meio à diversidade.

Aqui no Brasil a principal responsável por esse trabalho é a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que cria ações voltadas aos direitos humanos fundamentais e suas práticas em meio a cenários calamitosos, para pessoas em situação e risco e qualquer condição em que é necessário intervir.

Em nosso curso de direitos humanos você pode aprimorar sua visão no assunto e entender passo a passo como é o trabalho desse e de demais órgãos. O Curso Online Direitos Humanos apresenta muitos exemplos pontuais que auxiliam em seu aprendizado e fortalecem suas noções de direitos humanos.

##lista_vantagens##

Por que é necessário se aperfeiçoar nessa pauta?

Não são apenas profissionais e interessados em áreas como direito, assistência social e sociologia que devem saber mais sobre direitos humanos. Essa é uma pauta pontual indicada para qualquer pessoa que deseja se informar a respeito de seus principais objetivos e aplicações.

Compreender o que são direitos humanos é primordial para expandir sua ótica em muitas situações, elucidar as principais dúvidas e esclarecer pontos até então desconhecidos. Para isso, é interessante recorrer a boas fontes de informação, com dados significativos para um estudo impecável.

O Educamundo preparou o Curso Online Direitos Humanos justamente para isso. Nosso setor pedagógico dedicado produziu uma série de tópicos atuais e relevantes sobre o assunto, fato que torna esse o melhor curso de direitos humanos que você pode encontrar. Que tal contar com esse conhecimento para prestar um trabalho social, criar um projeto em sua empresa, orientar uma pessoa em situação de risco e até atuar nas áreas correlatas?

Inicie o Curso Online Direitos Humanos investindo apenas uma taxa de {preco_matricula}. Além dessa opção, você terá acesso a todos os cursos online do Pacote Master do portal durante um ano. Assim, dá para revigorar suas noções em direitos humanos e em uma infinidade de assuntos.

Aproveite nossa proposta e faça sua matrícula. Se quiser comentar algo sobre o tema, fique à vontade, esse espaço é seu. Esperamos que tenha gostado. Boa sorte e até breve!

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.