Home / Blog / Dicas / 4 dicas infalíveis para ser um líder de sucesso
Dicas para ser um líder de sucesso Dicas

4 dicas infalíveis para ser um líder de sucesso

  • Por: Parceiros
  • 08/12/2020

 

Engana-se quem pensa que um bom líder é aquele que apresenta uma trajetória vitoriosa, anos de experiência em determinada área ou mesmo um curso internacional em liderança de equipes. Na verdade, é preciso reunir essas características a outras habilidades. 

Nesse sentido, um líder de sucesso deve ter a capacidade de lidar com pessoas, saber solucionar problemas de maneira estratégica e manter-se atualizado. Só assim será possível alcançar bons resultados e engajar o time nos objetivos da marca.

Além disso, é fundamental que o líder seja exemplo para os membros da equipe, uma vez que muitos profissionais se espelham na figura que ocupa um cargo superior. Mas, afinal, como fazer uma liderança de sucesso? 

Pensando em responder a essas e outras perguntas, preparamos este post. Nele, você verá 4 dicas infalíveis para ser um líder de sucesso e, principalmente, para fazer com que a sua equipe esteja alinhada aos valores da companhia. Confira!

Como se tornar um bom líder?

1. Incentive a manifestação de pensamentos

Assim como motivar o comportamento dos funcionários é essencial para os líderes, criar um ambiente onde os subordinados tenham a oportunidade de compartilhar ideias e sugestões de melhorias ou mudanças também é vital para manter a produtividade da equipe.

Portanto, busque a liderança participativa, dê autonomia aos funcionários e permita o brainstorming no ambiente de trabalho. Isso é extremamente benéfico para o clima organizacional.

Suponhamos que você trabalhe com aluguel de tendas para festas. Ao estimular a participação dos funcionários, é possível observar processos que precisam ser melhorados e outros que podem ser otimizados. 

2. Tome decisões

Decidir de forma rápida e desenvolver situações emblemáticas e, inclusive, facilitar o diálogo entre os colegas para tomar boas decisões é fundamental e contribui com a melhoria do clima organizacional. 

O lembrete é ser proativo e antecipar problemas, encontrar novos métodos de produção, cortar custos quando necessário e aumentar custos quando necessário. O líder deve ser o primeiro a tomar a iniciativa.

Vamos imaginar que você tem um novo problema no setor de portas e janelas de vidro temperado. Assim, é fundamental que você analise a situação e pense em como a questão pode ser resolvida. 

3. Fale sobre expectativas

Posicionar os colaboradores sobre as expectativas de desempenho da empresa é importante para manter a produtividade e a motivação da equipe. E os líderes bem-sucedidos devem fazer dessa função uma parte natural de seu trabalho. 

Isso está relacionado à comunicação e transparência. Portanto, evite expectativas excessivas falsas ou preocupações que possam afetar o desempenho do funcionário. 

Suponhamos que você queira aumentar o desempenho do setor de cilindro hidráulico. Com isso, seja sincero ao alertar sobre questões positivas ou negativas.

4. Seja exemplo

Por fim, vale mencionar que os líderes devem dar o exemplo para que os funcionários possam seguir o exemplo, não apenas exigir resultados - porque a melhor maneira de influenciar é dando o exemplo.

Esse é o chamado líder influente, uma qualidade muito importante que pode facilitar a entrega de pedidos ou o entendimento das mudanças e outras necessidades que o líder precisa atender.

Gostou do nosso post sobre como ser um líder de sucesso? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque