Home / Blog / Dicas / 4 dicas infalíveis para se adaptar ao Ensino a Distância.
Dicas para se adaptar ao ensino a distância Dicas

4 dicas infalíveis para se adaptar ao Ensino a Distância.

  • Por: Equipe Educamundo
  • 16/11/2020

 

A pandemia gerada pelo coronavírus (Covid-19) transformou as realidades corporativas e acadêmicas. Hoje, é possível observar novos modelos de trabalho e aprendizado aplicados para conter a disseminação do vírus, tais como o home office e o Ensino a Distância (EAD). 

Embora o Ensino a Distância seja uma prática que vem conquistando espaço há anos no Brasil, a modalidade se popularizou atualmente por ser um dos métodos mais recomendados para melhor aprendizagem em meio à pandemia da Covid-19. 

E justamente por isso, muita gente ainda não havia experimentado a prática. Por isso, é comum observar a seguinte dúvida: como se adaptar ao EAD? Quais são as medidas necessárias para ser produtivo e evitar distrações? 

Pensando nisso, preparamos uma lista com 4 dicas infalíveis para que você possa se adaptar ao Ensino a Distância e tornar o seu aprendizado ainda mais eficiente. Neste post, você verá que o EAD não é um bicho de sete cabeças. Confira!

Conheça as dicas para se adaptar ao ensino a distância

1. Seja organizado com os horários 

Assim como o ensino presencial, as aulas online acontecem por hora marcada. Por isso, é fundamental que você se organize com os horários e estabeleça uma forma de estar presente na sala virtual no início e término da aula.  

Vale mencionar ainda que estudar a distância depende da autonomia de cada um para cumprir prazos e estar inteirado sobre os assuntos abordados na grade curricular. Então, tenha disciplina e avalie como as aulas podem ser integradas à sua rotina. 

Se você trabalha em um quiosque de madeira no horário da aula, por exemplo. Pode pedir para sair mais cedo e, assim, assistir às aulas. 

2. Crie um ambiente de estudo 

Outro passo fundamental para se adaptar ao Ensino a Distância é criar um ambiente propício para estudar. Para isso, a dica é evitar locais que podem ser assimilados a momentos de conforto ou descanso, tais como o sofá e a cama. 

Sendo assim, reserve um espaço da casa para se concentrar e poder focar a atenção nos professores. Além disso, busque conscientizar os demais moradores da residência sobre a importância do silêncio nesse momento.

Um local com boa conexão da internet também é importante para o EAD. Portanto, verifique a sua conexão e veja se é possível assistir às aulas de maneira eficiente. Isso vale, na verdade, até para o home office, como atividades de alugar gerador de energia.

3. Concentre-se na aula 

Que a concentração é um dos principais desafios do Ensino a Distância não é mais uma novidade, certo? Isso porque a internet concentra uma infinidade de conteúdos e plataformas que podem tirar o seu foco e concentração nas aulas. 

Nesse sentido, tente eliminar essas distrações e abrir apenas a aba da aula no seu navegador. Desconecte e-mails, redes sociais, lojas de comprar ímã de neodímio e outros canais que podem tirar a sua concentração. 

4. Desenvolva a comunicação escrita 

Por último, vale mencionar que ao longo das aulas, é comum que os estudantes se comuniquem com os professores por meio do chat. Por essa razão, é essencial que você desenvolva a sua comunicação escrita para enviar mensagens com clareza. 

Portanto, tente se expressar com clareza para reduzir a possibilidade de ruídos de comunicação nos trabalhos e atividades em grupo. 

Gostou do nosso post sobre como se adaptar ao Ensino a Distância? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌

Artigos que podem te interessar:

Artigos em Destaque