Desenvolvimento de games é todo o processo que está envolvido na criação de jogos digitais. Isso vai desde a ideia de uma história e seus personagens até a linguagem de programação. O trabalho é, geralmente, feito em equipe e exige criatividade.

Jogar é algo que quase todas as pessoas fazem, seja no celular, computador ou console. Porém há quem extenda o hobby para a área profissional e é aí que surge o desenvolvedor de jogos ou designer de games. Se você tem vontade de seguir essa carreira segue com a gente que vamos dar cinco dicas de como fazer isso.

Dicas para ser um bom desenvolvedor de jogos

Antes de qualquer dica é importante não confundir o lazer do game com o momento do trabalho. Ou seja, nem todo mundo que gosta de jogar vai se interessar em criar um jogo. Sendo assim, reflita se você realmente quer atuar como desenvolvedor ou se prefere encarar as partidas apenas como entretenimento.  

1.Busque qualificação profissional

O mercado de games é um local concorrido e está sempre em mudança. Por isso, desenvolva a sua qualificação profissional. Procure por um curso de graduação ou especialização, faça aulas de inglês e esteja atento a novas tecnologias.

Estudar é essencial para conseguir os conhecimentos técnicos que o setor exige, incluindo programação, roteirização, desenho, sonorização, entre outros. Na plataforma do Educamundo, inclusive, você encontra o Curso Online Designer de Games. Ele pode lhe ajudar a dar o primeiro passo nessa carreira.  

2.Pratique vários de tipos de jogos digitais

Você pode ter seu estilo de game favorito — RPG, shooter, plataforma, puzzle, etc. —, porém um bom desenvolvedor conhece vários tipos de jogos digitais. Isso traz referências visuais e de estratégias, resultando em possíveis inspirações para outros produtos.

3.Participe de encontros de gamers

Eventos são ótimos para acompanhar o que está em alta no setor. Isso tanto em relação aos lançamentos de grandes desenvolvedoras como no setor independente. Além disso, os encontros de gamers são momentos ideais para conversar com outras pessoas. Isso pode render parcerias, clientes ou starts para projetos interessantes.  

A Game XP é a maior feira de jogos da América Latina. Ela ocorre todos os anos no Rio de Janeiro e traz uma programação com shows, competições, palestras e lançamentos. 

4. Crie um portfólio virtual

Para conseguir se destacar como desenvolvedor de jogos, as pessoas precisam ver o que você está produzindo. Assim, faça projetos na faculdade, crie jogos para pequenos clientes ou elabore algo apenas para desenvolver suas habilidades. Depois, coloque tudo em um portfólio virtual. Isso vai lhe ajudar bastante a entrar no mercado de trabalho.

Se você ainda está um pouco perdido sobre como fazer isso, observe a lista abaixo. Nela estão alguns sites interessantes para fazer um portfólio online:

  • Adobe Portfólio;

  • Portfólio Box;

  • Behance;

  • Squarespace;

  • Site 123;

  • Wix;

  • Wordpress.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

5.Estude os jogos com estratégia

Quando você estiver em uma partida, observe tudo com um olhar técnico. Saia da zona do lazer e entre em jogos com uma estratégia de criação. Ou seja, perceba como a trilha sonora é posta nas cenas, dê atenção à construção dos níveis de dificuldade e veja os detalhes da ambientação. Isso vai ajudar a desenvolver seus próprios games.

Em suma, para se tornar um bom desenvolvedor de jogos é importante jogar e sempre estar conectado com esse universo.

E então, o que achou das nossas dicas? Esperamos que elas tenham sido úteis. Também não se esqueça de fazer a inscrição na plataforma do Educamundo. Assim, você tem contato com mais de 1.200 cursos online que compõem o nosso pacote Master. O mais bacana é que todos eles podem ser acessados com o investimento anual de R$ 69,90.

Faça como mais de 200 mil alunos: se qualifique com quem entende de educação e faz cursos online com certificado reconhecido nacionalmente.