O ensino a distância surgiu como uma meio para aproximar aluno e professor. Desde então essa nova forma de disponibilizar aulas online tem sido a principal ferramenta utilizada para a transmissão de conhecimento no mundo moderno.

Para os alunos, fica a facilidade de acessar o conteúdo, quando e de onde estiver, evitando deslocamentos e aumentando assim a quantidade de tempo disponível para outras atividades.

Para os professores, surge um novo cenário em que se pode aprender e ensinar utilizando ferramentas práticas para levar conhecimento a um número cada vez maior de estudantes.

Apesar das facilidades, para alguns docentes surge uma infinidade de dúvidas relacionadas a tudo isso, dentre elas: como dar aulas online? O que é preciso fazer para tornar a internet uma ferramenta eficiente de ensino?

Para ajudar com isso, preparamos este artigo com três dicas simples para você entender mais sobre o processo de criação de aulas para a internet.

Acompanhe.

Dicas eficientes e ferramentas para você aprender a dar aulas online

1. Entenda o perfil do seu aluno

Será que o aluno que estuda presencialmente é o mesmo que estuda pela internet? Ou aquele tem necessidades diferentes deste?

Seja qual for a disciplina que você leciona, para dar aulas online é preciso ter uma abordagem diferenciada e tudo começa entendendo o perfil do aluno.

Não importa se estamos falando de EaD ou ensino remoto, estudar pela internet exige do estudante uma postura mais ativa diante da busca pelo conhecimento.

E o professor deve entender esse novo perfil e adaptar as suas aulas conforme as necessidades daquele, auxiliando-o neste caminho.

Uma boa forma de entender esse perfil é perguntando aos seus alunos quais são as maiores dificuldades ao estudar online. Você verá como suas aulas vão melhorar após entender quem está do outro lado da câmera.

2. Organize seu conteúdo para ministrar aulas criativas

Você está em um mundo novo e precisa entender como ministrar aulas pela internet.

Afinal de contas, aqui você pode ensinar qualquer coisa a qualquer um, mas para isso precisa organizar suas aulas e seu conteúdo.

A primeira coisa a fazer é selecionar o tema ao qual você vai se dedicar. Pode ser português, economia doméstica, desenho... ou seja, aquilo que você quer transmitir conhecimento.

Depois defina seus objetivos de forma clara.

Ou seja, você dará aulas online pelo YouTube? Ou pretende criar cursos online?

Em seguida você deve dividir seu conteúdo em partes.

Aqui é importante fazer uma observação. Para a internet, seu conteúdo precisa ser dividido em aulas pequenas, de 5 a 10 minutos. Evite aquelas aulas longas de horas e foque sempre em um tópico do seu conteúdo por vez.

Outra dúvida que surge é: como transmitir conhecimento a seu aluno dentro de um ambiente repleto de distrações como a internet?

Existem diferentes formas de conseguir isso, mas uma das mais impactantes é apostando em aulas criativas.

Como fazer uma aula criativa

Investir em recursos visuais, uma trilha sonora diferenciada, criação de uma narrativa e bom humor são algumas das formas de conseguir a atenção do seu aluno, principalmente se você deseja ministrar aulas pela internet.

3. Saiba onde publicar suas aulas

Gravar e publicar o conteúdo online são considerados os passos mais importantes se você quer ensinar algo pela internet. Isso porque, se você quer que as pessoas lhe encontrem, precisa fazer a sua parte.

Mas se você definiu bem o seu objetivo, conforme o passo anterior, saberá onde quer que o seu conteúdo esteja presente.

Para lhe ajudar com isso, listamos a seguir algumas plataformas para dar aulas online e compartilhar seu conhecimento em ambiente virtual.

3 principais plataformas para dar aulas online

YouTube

O YouTube tem atualmente, cerca de 1,9 bilhão de usuários ativos e está presente em mais de 90 países, inclusive o Brasil.

Se você quer deixar a sua marca e ensinar conteúdo a todos de forma gratuita, precisa criar seu espaço nesta plataforma de compartilhamento de vídeos.

Para participar é bem simples, basta criar um canal e postar seu conteúdo!

Udemy

A Udemy é um espaço criado para compartilhamento de cursos online. Nele você pode se cadastrar como professor ou instrutor e criar um curso sobre aquilo que você quer ensinar.

Apesar da facilidade em distribuir conteúdo na plataforma, vale mencionar que somente é possível o compartilhamento de cursos completos. Quem busca apenas dar aulas avulsas precisa procurar outros ambientes, com o YouTube, por exemplo.

O bom da plataforma é que você pode compartilhar o seu conhecimento e ainda ganhar um dinheiro extra com os cursos vendidos.

Superprof

O superprof é um site de aulas particulares que conecta professores e alunos em todo o país.

Atualmente o site possui professores para mais de 1000 matérias, dando opção ao aluno para o que ele escolha o que quer aprender e ao professor o que quer ensinar.

Trata-se de um ambiente também super interessante para você conhecer e dar aulas online.

Hotmart

Na hotmart você tem a opção de disponibilizar seus conteúdos e cursos online em uma plataforma intuitiva.

Além disso, você pode vender seus conteúdos de forma simples e descomplicada. Aproveite!

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Aprenda mais com um incrível curso para dar aula online

Agora que você já conhece todos os passos para dar aulas online, é o momento certo para avançar e se aprofundar nos detalhes de sua produção.

Afinal de contas, existe uma infinidade de conteúdo relacionado que você precisa entender e um curso para dar aula pode ser uma opção interessante para isso.

Aqui no Educamundo, você tem a disposição o Curso Online Aulas Online: Recursos Tecnológicos para Professores, conteúdo integrante do Pacote Master que disponibiliza todo o conteúdo para guiar você na criação de aulas de excelência.

O melhor é que investindo apenas R$ 69,90 uma vez ao ano, você tem acesso completo a ele e a todos os mais de 1200 cursos online com certificado opcional do Pacote Master.

São cursos que vão levar o seu conhecimento a outro nível.

Não deixe para depois, inscreva-se agora mesmo e aproveite para aprender a criar suas aulas e cursos online com quem é referência no ensino à distância no país!

E se gostou deste artigo, não esqueça de deixar o seu comentário e de compartilhar esse conteúdo com amigos e familiares.

Até a próxima