Categorias dos artigos

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.

Cursos online grátis: descubra como não cair em ciladas

00i_curso_gratis-02-1

Cursos online grátis são as opções em qualificações disponibilizadas sem custos para os interessados. No entanto, muitas vezes o que se oferece é apenas uma demonstração (parte do curso) ou a sua versão sem certificação – essencial para quem precisa comprovas competências adquiridas.

Com uma rotina cada vez mais corrida e repleta de atividades que demandam disponibilidade de tempo, é cada vez maior o número de pessoas que recorre aos cursos online como meio de qualificação profissional. Além de fornecer capacitação em inúmeras áreas de atuação, tais como Administração, Educação, Indústria e Tecnologia e Direito, os cursos EAD também trazem outras vantagens como a valorização do currículo, complementação de cargas horárias em faculdade e cursos técnicos, progressão de carreira em cargos públicos e soma de pontuação em provas de títulos em concursos públicos.

Em relação aos cursos tradicionais presenciais, há mais uma vantagem: os investimentos exigidos pelos cursos online são consideravelmente mais baixos, o que pode ser explicado pela redução no número de profissionais contratados. Além disso, as instalações exigidas para o gerenciamento do sistema são bem menores do que de em uma escola tradicional.

Por esses e outros motivos é que o segmento do ensino a distância cresce cada vez mais. Segundo o censo 2015/1016 realizado pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), mais de 3 milhões de brasileiros estçao matriculados em cursos superiores sendo que, destes, 1/3 acompanha as aulas através de cursos a distância. Ainda segundo a ABED, de todas as modalidades de cursos online disponibilizadas, os cursos livres são os mais buscados por quem deseja dar um upgrade no currículo. Ao todo, são registrados na associação aproximadamente 25.100 cursos, sendo mais de 19 mil cursos livres.

A alta procura pela modalidade de ensino atenta para outro cenário: o surgimento exacerbado de cursos online gratuitos que prometem formação profissional qualificada e, além disso, emissão de certificados rápidos. Mas será que estes cursos gratuitos online realmente são confiáveis e valem a pena? É o que lhe mostraremos no artigo de hoje! Veja os principais cuidados que você deve ter ao escolher um curso online e saiba como se prevenir para não cair em uma grande cilada. Acompanhe.

Cursos online gratuitos: cuidado com as armadilhas

Via de regra, é sempre melhor desconfiar quando a oferta de cursos online gratuitos com certificado for generosa demais. Afinal, como uma plataforma de ensino a distância se mantém oferecendo qualificação profissional totalmente gratuita? Sabemos que há todo um custo por trás deste negócio: contratação de uma boa equipe pedagógica capaz de criar conteúdos exclusivos e de qualidade; manter uma equipe de suporte focada que trabalhe para manter a plataforma no ar 24 horas, 7 dias por semana; equipe de atendimento pronta para sanar todas as dúvidas a qualquer momento; criação de um ambiente virtual de aprendizagem organizado e otimizado; etc. Então, será que os cursos online grátis oferecem a qualidade que você busca?

Visando lhe auxiliar nesta jornada, listamos a seguir algumas dicas que devem ser consideradas ao optar pelos chamados cursos online gratuitos. Já adiantamos: fique sempre com o pé atrás. No mais, anote nossas dicas e veja qual o caminho que você deve seguir para obter uma qualificação, capacitação ou formação profissional que realmente valorize o seu currículo, abrindo assim as melhores portas. Vamos começar?

##lista_curso##

Reputação da empresa

Sem sombra de dúvidas, a primeira pesquisa que deve ser feita ao optar por realizar cursos online gratuitos com certificado é sobre a reputação da empresa, ou seja, sua ‘fama’ no segmento. Não importa o tipo de serviços que vamos contratar, é sempre interessante buscar informações sobre a reputação do contratado.

Com o auxílio da web é possível buscar informações relevantes em sites de reclamações, redes sociais, páginas dedicadas ao tema, fóruns etc. No caso dos cursos online grátis, uma dica bem bacana é buscar por depoimentos de alunos e ex-alunos, para que seja possível analisar a experiência pessoal de cada um. Munido de todas as informações, avalie os prós e os contras: analise sobre quais características você busca em uma instituição de ensino EAD e decida se é melhor prosseguir neste caminho ou traçar outras alternativas para sua qualificação profissional.

Uma boa reputação se constrói através de um bom relacionamento com seus clientes: informe-se também sobre como a instituição lida com reclamações e solicitações de seus alunos. Tais informações revelarão se a empresa é idônea e se realmente vale a pena focar seu tempo e energia nela.

Atente-se também ao layout do site. Quanto mais limpo o design, mais rapidamente você encontrará informações de contato, relacionadas aos cursos, suporte e material de estudo. Uma dica: a construção da página inicial e dos cursos geralmente é semelhante aos ambientes de aprendizagem dos cursos online com certificado. Ou seja, se logo de início o site apresenta inconsistências e desorganização de informações, é quase certo que este será o cenário encontrado nos ambientes de aprendizagem.

Se inscrever em cursos online cujas plataformas não possuem uma boa reputação afeta diretamente na sua inserção ao mercado de trabalho. Imagine-se participando de um processo seletivo e apresentando o certificado emitido por uma instituição mau vista pelos recrutadores, ou ainda, entregando o certificado para o seu gerente: você pode ter surpresas desagradáveis e passar por momentos de muito estresse.

Modalidades de cursos online

Existem várias modalidades de cursos. Os cursos EAD de capacitação são direcionados para quem necessita de qualificação profissional em uma determinada função e, assim, deseja conquistar a tão sonhada promoção no trabalho. Os cursos a distância de aperfeiçoamento são ideais para quem deseja desenvolver determinadas competências. Por fim, os cursos de atualização são destinados aos profissionais que desejam revisar os conhecimentos adquiridos ao longo da faculdade ou, ainda, em sua área profissional.

Antes de inscrever, é preciso saber se os cursos gratuitos online oferecidos pelas instituições atendem à sua demanda de certificação. Afinal, de que adianta fazer cursos EAD de atualização, por exemplo, sendo que o que você precisa mesmo é de um curso de capacitação? Além disso, é preciso saber se o certificado realmente terá validade para o fim que deseja. Em caso de concursos públicos, por exemplo, uma boa dica é consultar se aquele tipo de certificado é aceito como prova de títulos. Vale a busca pela informação e, principalmente, reflexão.

Cursos online gratuitos

Qualidade do conteúdo

A qualidade de conteúdo proposto pelos cursos online é crucial: será que os materiais disponibilizados pelos cursos gratuitos são realmente bem preparados e elaborados por uma equipe altamente capacitada? Reflita: quais as chances de uma instituição que oferece cursos grátis – que não possui o capital necessário para contratar boas equipes pedagógicas – oferecer conteúdo relevante? No Educamundo, por exemplo, são disponibilizados mais de 1200 cursos totalmente online e cuidadosamente elaborados, cuja atualização fica a cargo de um departamento pedagógico.

Outra questão que deve ser checada é sobre a frequência de disponibilização dos conteúdos. O ideal é que os materiais estejam liberados 24 horas por dia, 7 dias por semana. Afinal, um dos motivos de se qualificar com cursos online é a flexibilidade de horários, podendo estudar nos horários livres. Veja se há algum horário pré-definido para acesso aos materiais dos cursos online gratuitos.

É o que dizemos: é mais compensador se planejar financeiramente e investir suas economias em um bom curso online que lhe traga real qualificação profissional do que ficar à mercê de ofertas gratuitas que, no final das contas, não trarão a certificação desejada – pelo contrário, trarão ainda mais dor de cabeça. Aposte em plataformas conhecidas nacionalmente e que, de preferência, possuam níveis mínimos de reclamação nas redes sociais e outros canais de atendimento ao consumidor.

Metodologia

O processo de aprendizagem é uma das principais chaves para o sucesso no ensino a distância. Existem várias metodologias de ensino, as quais se adequam perfeitamente às necessidades de cada perfil. Resta saber se o método proposto pela instituição que você escolheu combina com suas preferências pessoais.

Dentre os métodos propostos pelas instituições de ensino, a mais indicada é a Autonomia de Aprendizagem – que dá total liberdade ao aluno para que ele acompanhe o conteúdo em seu ritmo. Neste modelo não há a necessidade de cumprir horários fixados: o aluno define o ritmo de avanço do conteúdo. Se consegue assimilar mais rapidamente, pode avançar com mais rapidez e finalizar o curso em um período menor. Caso acredite que precisa focar com mais atenção em determinado assunto, pode utilizar o tempo que julgar necessário, sem pressões e cobranças. Este método de aprendizagem tem outra vantagem: facilita a criação de um plano de estudo personalizado, o qual otimizará ainda mais o aproveitamento dos conteúdos e materiais disponibilizados.O resultado: conhecimento adquirido e fixado de forma natural.

Suporte aos alunos

Por se tratar de um ambiente de aprendizagem totalmente virtual, as instituições devem disponibilizar de bons canais de contato. Desta forma, os alunos inscritos poderão sanar todas as suas dúvidas relacionadas não somente ao conteúdo, mas, também, a procedimentos relacionados à inscrição, certificações, materiais de estudo etc. Há muitas plataformas que não fixam em suas páginas de contato telefones fixos, e-mail ou página no Facebook. Quando os inscritos precisam de auxílio neste sentido, acabam ficando por ver navios.

Antes de se matricular, verifique se a empresa divulga de forma clara e transparente todos os canais de atendimento disponíveis. Lembre-se de que a qualidade não deve estar presente apenas na qualidade dos cursos mas, também, no atendimento e suporte ao aluno. Quanto mais informações forem divulgadas pela empresa em sua página, mais confiáveis tendem a ser os seus cursos online.

##lista_vantagens##

Emissão de certificados

Quando você opta por se inscrever em cursos online com certificado, qual seu principal objetivo? Obter certificação em uma determinada área de atuação, certamente. Pois bem, é preciso ficar atento quanto aos processos de emissão de certificado pela instituição escolhida. A liberação rápida de certificados de conclusão, por exemplo, é bastante comum entre as empresas que oferecem cursos online grátis. Mas será que esses certificados realmente serão aceitos pelos contratantes? Muitas insituições prometem liberar certificados de cursos a distância com carga horária de {carga horaria maxima} horas em apenas 5 dias. Mas pense bem: como isso pode ser possível? Para obter um certificado de {carga horaria maxima} horas em apenas 5 dias você teria que estudar 24 horas por dia, sem pausas para comer ou dormir. E nem assim daria conta. Como se trata uma tarefa impossível, vale sempre ficar com o pé atrás e pensar bem antes de se increver em cursos gratuitos online que ofereçam tais "vantagens".

Esta cena pode resultar em uma grande desconfiança em processos seletivos. De duas uma: ou o profissional de Recursos Humanos recusará o seu certificado e cancelará sua participação no processo ou poderá exigir que você comprove, no mesmo momento, todas as competências constantes no certificado que você apresentou. E se não conseguir comprová-las? Certamente não será a melhor das cenas. Resumindo: uma baita de uma confusão e a chance de conquistar um novo emprego indo pelas nuvens.

Dica extra: outro ponto que deve ser avaliado com cautela é o formato do certificado de conclusão emitido pela empresa. Muitas plataformas de cursos online gratuitos com certificado fornecem apenas a versão impressa, que possui falicidade em ser falsificada. O ideal é que sejam disponibilizadas as duas versões, como é realizado pelas plataformas EaD mais sérias do mercado. Além de atender tanto de quem necessita do documento físico como quem prefere o virtual, ainda contribui com a economia de papel e, consequentemente, preservação do planeta. Oferecer os dois modelos de certificado também reduz as desconfianças relacionadas à fraude na emissão dos documentos. Nossa recomendação é sempre pela versão online do certificado. É de simples conferência e de impacto zero ao meio ambiente. 

E então, o que achou da nossa conversa? Entende agora quais as reais desvantagens dos cursos online grátis e como é preciso pesquisar e escolher bem em qual insituição você irá realizar os cursos, prevenindo-se de armadilhas? Pense bem: invista seu tempo e seu dinheiro em cursos renomados e que agreguem valor pessoal e profissional. Inscreva-se e venha para o Educamundo. Oferecemos cursos nas áreas de Administração, Indústria e Tecnologia, Meio Ambiente, Direito, Educação Infantil, Saúde e muito mais. Todos com possibilidade de certificação de 5h a {carga horaria maxima} horas. É a sua chance de conquistar a tão sonha qualificação profissional por um preço que cabe no bolso: apenas {preco_matricula} com acesso a todos os cursos do portal pelo período de 1 ano. Bacana demais, hein?

Fique atento:

  • Sempre tenha cuidado com a oferta de cursos online grátis com certificado: verifique sempre as condições antes de iniciar para não ter surpresas depois.
  • Se você quer saber como fazer cursos online grátis e se realmente vale a pena, faça um comparativo com o que eles oferecem e o que você pode aprender nos cursos online de portais de referência, como o Educamundo, por exemplo.

Caso surja qualquer dúvida relacionada ao processo de inscrição, certificação ou cursos online com certificado, deixe seu comentário que responderemos o mais breve possível. Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos que também estão pensando em iniciar um curso online. Quem sabe sua rede também não esteja com as mesmas dúvidas relacionadas a cursos online grátis? Bons estudos.

Continue Sua Jornada de Conhecimento: Leituras Recomendadas para Você

Receba nossas próximas dicas de cursos e artigos do seu interesse em seu email.