• O curso de direito é de bacharelado e tem duração de 5 anos. Tem como objetivo estudar a legislação aplicada no Brasil e em casos de Relações Internacionais e a conclusão, juntamente com o diploma, é pré-requisito para poder exercer a Advocacia no país.

  • Os cursos complementares de direito são atividades de aprendizagem desenvolvidas além do Bacharelado em Direito. A carga horária é menor do que o bacharel e tendem a ser cursos objetivos e específicos, como por exemplo, o curso de licitação (matéria específica do Direito Administrativo).

 

O mercado de Direito é um dos mais procurados por estudantes atualmente. É um setor amplo, com várias possibilidades de atuação, porém muito concorrido. Com certeza, você já deve ter ouvido a frase: “toda esquina há um advogado” e, justamente por ter um grande número de profissionais atuando neste segmento, é muito importante se qualificar. Com a ajuda de cursos online você pode otimizar cada dia mais os seus conhecimentos, além de poder usar para as horas complementares da faculdade de direito.

Para se ter uma ideia, os consultores da área de advocacia dizem que, em 2018 o número de advogados atuando no Brasil, pode chegar a um milhão. Além disso, a quantidade de faculdades de direito no país, também é muito grande, em virtude do aumento de áreas jurídicas no mercado.

Mas, em um âmbito tão concorrido, como é possível se destacar e se tornar um profissional disputado no mercado de trabalho? Pensando nesta questão, preparamos essas 6 dicas que vão lhe ajudar na busca por destaque na área do Direito.

1. Escolha o campo de atuação que mais tenha a ver com você

Por ser uma ramo disputado e farto de segmentos é importante buscar pela área de atuação que mais se encaixa no seu perfil, suprindo assim, as necessidades do mercado. Essa escolha não será fácil, mas durante o processo de definição da área, você pode realizar cursos de Direito online que ajudarão nessa decisão até mesmo quando você ainda estiver cursando a faculdade de direito.

Uma das áreas de Direito que está em alta no mercado hoje em dia é o Direito Sindical ou Direito do Trabalho, ramo que visa regularizar os conflitos entre empresa e empregado. Principalmente em tempos de crise, onde trabalhadores perdem seus empregos e as organizações acabam sofrendo processos judiciais, o advogado trabalhista exerce sua função com o objetivo de defender os interesses da instituição ou do trabalhador nestas situações.

Outra área promissora desse ramo é o gerenciamento de compliance que, tem como objetivo, fazer com que a empresa haja dentro das conformidades das leis internas e externas. Este ramo começou a ganhar força, principalmente, por causa da lei anticorrupção sancionada em 2013. As empresas, em busca de um negócio mais transparente para os seus clientes, contratam profissionais qualificados na área para assegurar que tudo esteja funcionando de acordo com as legislações vigentes. Por ser uma área que conquistou mais atenção a pouco tempo, ainda existem poucos profissionais preparados para exercer essa função, o que torna o salário ainda mais atrativo.

Você também pode se qualificar na área de Direito Tributário, realizando planejamentos tributário, onde o objetivo é fazer, de forma legal, com que a empresa diminua as taxas tributárias, minimizando os custos com seus empreendimentos. O profissional também é muito procurado para exercer função neste segmento em tempos de crise, pois é uma das formas de ajudar a organização na administração e planejamento dos gastos. 

Especializar-se em recuperação judicial, fazendo cursos online de Direito, assim como nas outras áreas, é uma oportunidade promissora em tempos de crise. Você, profissional, que pretende optar por este segmento, terá como objetivo evitar a falência da empresa. Este método da um tempo a instituição para organizar o seu negócio e entrar novamente nos eixos. Para isso é preciso apresentar à justiça um planejamento de recuperação, que se aprovado, deve ser seguido à risca.

Outro campo muito procurado é o Direito Penal, que tem como objetivo aplicar a lei aqueles que infringe as normas constitucionais, protegendo os direitos de todos os cidadãos de uma sociedade.

O Direito Digital é uma área relativamente nova de estudo. Ele veio a ser necessário, com o aumento da tecnologia. Seu objetivo é proteger as pessoas no meio virtual. Uma das leis mais conhecidas e que abriu debate para várias questões de crime na internet, é a Lei Carolina Dieckmann, que proíbe a violação de dispositivos informáticos com o objetivo de expor ou adquirir informações sem a autorização do proprietário do equipamento. O Direito Digital se aplica também as atividades comerciais online, em sites de e-commerce, dentre outros meios.

Um dos campos mais populares da área, além do Direito do Trabalho, é o Direito de Família, que esta dentro do âmbito Civil. O objetivo é defender as relações entre uma pessoa e outra. É nesta área que se trata de adoções, da igualdade jurídica entre os casais, parentesco e tudo no que se dizer respeito as questões familiares.

Além desses segmentos, há vários outros que você pode optar e se adaptar. Com a ajuda de vários cursos de online de Direito existentes no mercado, você pode alavancar a sua carreira escolhendo a melhor opção, seja em Direito do Trabalho, Sindical, Digital, Família, Penal ou Direito Tributário. Por tanto, é preciso está sempre disposto adquirir mais conhecimento e se diferenciar dos demais concorrentes. Se procura por isso, veja a nossa próxima dica.

2. Busque por um diferencial competitivo

Esta é uma dica mais do que importante em qualquer área do mercado, principalmente no Direito. Se você busca se tornar um profissional de destaque é necessário se qualificar e buscar por novas competências. Por a área jurídica ser muito concorrida é significativo procurar por um diferencial competitivo. Esse diferencial te torna superior aos demais concorrentes, fazendo com que você saia na frente na busca pelo desenvolvimento de sua carreira profissional. Para dar inicio a essa trilha de sucesso, os cursos de direito online, já é um grande começo.

Se você tem um escritório de advocacia ou pretende ter, essa dica também pode te ajudar. Neste ponto, entramos no chamado Marketing Jurídico, que basicamente segue a proposta do Marketing tradicional que é o de criar valor. O Marketing Jurídico vai unir o advogado ao seu mercado de atuação, voltando seus esforços para o seu consumidor alvo, com o objetivo de fazer com que ele enxergue as suas qualidades, contratando seus serviços e fidelizando-o. Pois, o cliente vai em busca daquilo que atenda as suas necessidades

Também, é importante buscar tangibilizar um serviço que, em principio, é visto como algo intangível, procurando por melhores métodos que atenda os objetivos de seus clientes, mostrando os benefícios da contratação de suas habilidades.

Invista no visual de seu escritório ou do seu site, tornando-o um ambiente agradável, que deixe o seu cliente confortável e que ao mesmo tempo crie credibilidade. Isso faz com que ele se sinta confiante por estar contratando seus serviços. Mantenha uma relação com antigos clientes, isso faz com que ele se sinta valorizado e indique seus serviços para outros possíveis compradores. Mante-los próximos é uma forma muito prática de conseguir mais consumidores para o negócio. É importante lembrar que devido às normas da Conduta Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não se deve mencionar cargos ou funções públicas, relação de emprego ou patrocínio para captar a clientela. Sendo assim, o Marketing Jurídico tem o objetivo de criar valor e diferencial competitivo, isso, por consequência, fará com que os clientes venham até você, trabalhando dentro das normas previstas pela Ordem. Não se trata de vender serviços e sim de se tornar competitivo em um mercado concorrido.

Dúvidas em Qual Área Atuar?

  • Quais áreas da advocacia são mais promissoras? As áreas mais promissoras da Advocacia com os respectivos motivos são: * Ambiental: aumento de regulamentação, multas elevadas e degradação da natureza; * Eleitoral: novas eleições, alterações da lei, marco da Lava Jato; * Virtual: pouco estudado na Faculdade, inicio de regulamentação e grande movimento financeiro.

  • O que é preciso para se tornar um advogado?  Para ser advogado é preciso a conclusão do Bacharelado em Direito, Diploma reconhecido pelo MEC, aprovação na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e preencher requisitos de idoneidade (certidões negativas), estar em gozo dos direitos políticos e, se homem, carteira de reservista.

  • O que o curso de Direito estuda? No curso de direito são estudadas as leis, jurisprudências, doutrinas e todos os fundamentos jurídicos que regem o Estado, permitindo ao aluno compreender e interpretar o sistema e ordenamento jurídico brasileiro.

  • Melhores areas de direito para atuar? As melhores áreas do direito para atuar pode variar de acordo com o gosto de cada profissional, normalmente, procura-se para iniciar as atividades a área Cível, Trabalhista, Previdenciária e Consumerista. Tem-se ainda a área criminal e empresarial que são muito buscadas pelos recém formados.

 

3. Esteja sempre disposto a atualizar os seus conhecimentos

Essa dica é muito relevante para você, profissional direito. Afinal, as leis que rege o país, em todo o seu âmbito civil, administrativo ou judiciário, sempre são atualizadas, com novas leis e reformas de outras. Até mesmo o comportamento de seus clientes é importante estudar, o que se encaixa também na área do Marketing, pois a maneira de agir do consumidor, pode mudar em diferentes situações de sua vida.

Participar de palestras, convenções, fazer cursos online de Direito ou em outras áreas agreguem valor, ler e acompanhar as mudanças podem te ajudar a ampliar cada vez mais os seus conhecimentos, habilidades e atitudes. Além praticar e buscar informações com outros especialistas da área. Isso é muito bom para quem está no inicio da carreira, visto que a experiência de outros pode contribuir para o aumento do conhecimento. Teorias são ótimas, mas é preciso praticá-las.

Especialistas reconhecem que a área do Direito é bastante concorrida e ressaltam que é preciso estudar e trabalhar cada vez mais em busca de algo que o faça se destacar em meio a milhares de advogados. Você pode aprender a otimizar os seus estudos e desenvolver novas habilidades, como falar outros idiomas, fazer intercambio e conviver com novos ambientes e profissionais.

4. Seja um bom negociador

Para um advogado é mais do que necessário saber negociar. Muitos profissionais não possuem essa habilidade, mas é possível aprimorar e aprender com o Curso Online Negociação em Compras e Vendas que tem como objetivo ensinar técnicas de negociação, afinal não é algo tão simples, que pode ser adquirido da noite para o dia. No âmbito judicial, você terá que lidar o tempo todo com situações que exijam a negociação, pois é preciso defender os interesses dos seus clientes.

Vamos pensar em uma situação de danos morais, onde uma empresa terá que pagar ao seu cliente uma indenização por ter cobrado uma divida no seu ambiente de trabalho, expondo-o em uma situação de constrangimento que, segundo o Art. 42 do Código de Defesa do Consumidor, é proibido. Neste momento você terá que escutar e analisar a situação e tentar a melhor oferta, seja defendendo a empresa ou o consumidor. Por esse motivo, a habilidade de negociação é primordial, caso contrário a parte defendida por você, pode sair prejudicada, sem receber a sentença justa para o caso.

Faz parte de uma boa negociação saber se comunicar de forma clara e objetiva. Nem todos, principalmente quem não tem conhecimentos prévios na área, tem competências para entender códigos ou palavras usadas, então é importante, no momento da negociação, saber escolher, da melhor forma possível, um vocabulário que possibilite a compreensão de ambas as partes. Um bom negociador faz com que diferentes situações fiquem a seu favor. É preciso saber adotar a melhor tática de abordagem para favorecer os seus interesses.

5. Crie sua lista de Networking

Você já ouviu falar do termo Networking? É uma expressão muito utilizada para se referir a sua rede de contatos. Não é o número de amigos que você possui nas redes sociais e sim contatos que vão impulsionar a sua carreira. Não é venda e sim uma relação, construída com outros profissionais, que irá te ajudar no famoso boca a boca do Marketing.

Uma boa rede de contatos irá te proporcionar várias vantagens, como:

 

 

  • Maior visibilidade para o seu serviço
  • Maior credibilidade
  • Aumento da reputação
  • Ampliação do conhecimento e das habilidades

 

Há vários meios de conseguir aumentar as suas influências. As redes sociais é apenas um ambiente. Frequentar palestras, participar de um workshop. receber um pouco do conhecimento de profissionais e passar os seus, como uma troca, também é importante. Mas não se trata de quantidade e sim de quem são esses contatos. Não vai adiantar nada ter milhares de amigos se eles não puderem proporcionar valor para o seu negócio.

Por tanto, faça conexões influentes, muito mais que amizades, no meio profissional. Mas, como em toda relação interpessoal, é necessário tomar cuidados. Uma atitude errada, pode desconectar toda a sua cadeia de contatos, gerando grandes problemas que pode fazer sua visibilidade, credibilidade e reputação ser atingida de forma negativa. Reconstruir uma imagem é muito mais difícil do que mante-la intacta.

O Networking é muito interessante para qualquer profissional, desde área do Direito Tributário à Direito da Família ou qualquer outro campo. Ter contatos é gerar novas oportunidades e fazer comutas que irão render vantagens para ambas as partes. Crie relações reciprocas, são sempre mais vantajosas.

6. Nunca desista de tentar

Agora, essa ultima dica é para fechar com chave de ouro: nunca desista de tentar, seja fazendo faculdade, cursos de direito online ou até mesmo já atuando no mercado. Todos nós enfrentamos, em algum ponto de nossas profissões, barreiras inimagináveis que nos coloca a prova de nossas certezas. Da uma vontade enorme de desistir, eu sei, mas cair e levantar sempre fará parte desse processo.

Deixar de tentar, por medo ou por qualquer outro motivo, não faz bem para sua carreira. Deixar de empenhar-se por algo que aparentemente pode não dar certo, pode fazer você perder grandes oportunidades. Afinal, se arrepender por não ter tentando é muito pior do que se arrepender por tentar. Aprender com os erros te fará crescer, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Se arriscar, sair da zona de conforto, ir em busca daquilo que acredita, sempre serão fatores importantes para o sucesso. É algo trabalhoso e que exigirá muito de você, mas as conquistas vem como consequência.

 

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O sucesso só depende de você. Adotar essas dicas, estudar, ler cada vez mais e otimizar suas habilidades vão valer muito a pena no futuro e você não vai se arrepender. Busque por destaque, seja o melhor profissional da sua área com a ajuda dos cursos online do Educamundo e faça a sua inscrição.

Aprendendo o Direito

  • Quais os cursos para estudantes de direito? 
    Há muitos cursos complementares para estudantes de direito para se atualizar ou aprimorar seus conhecimentos, dentre eles: * Direito do Consumidor; * Licitações e Contratos; * ECA; * Direito Processual Civil; * Direito Administrativo; * Direito Ambiental; * Direito Público e Privado.

  • Quanto custa um curso de direito? O bacharel em direito pode custar de R$ 600,00 a R$ 2.000,00 de acordo com a Instituição de Ensino Escolhida. Cursos de direito para concursos públicos como magistratura tem seu preço médio de R$ 6.000,00. Cursos complementares variam entre R$ 70,00/R$ 350,00.

  • Quanto tempo dura o curso de direito? O MEC exige para o curso de direito a duração de 3.700 horas, normalmente distribuído em 5 anos. No último ano, as Instituições costumam exigir o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e a prática de estágio jurídico.

 

Se você quer saber como ser disputado no mercado de trabalho, acompanhe mais algumas dicas que podem melhorar ainda mais o seu desempenho na busca pelo sucesso. Afinal, investir na sua carreira nunca foi tão fácil. Não deixe de comentar com a gente como está sendo a sua busca pelo sucesso. Até logo!