O uso da música na educação infantil promove inúmeros benefícios, pois é uma forma de os educadores adentrarem no universo das crianças e ajudarem em sua formação integral. A música ajuda as crianças a conhecerem o mundo a sua volta, ampliarem suas relações sociais e seus conhecimentos.

Já parou pra pensar em qual é a importância da música na educação infantil? Se no decorrer de nossa vida é essencial uma trilha sonora, imagine se essa influência vem desde cedo, com todos os benefícios dessa arte para a formação humana? Sim, a música possui muitos valores essenciais para todas as idades, da infância até a velhice. 

Com certeza você já deve ter cantado para alguma criança, seja para acalmar, animar, brincar... há muitas cantigas perfeitas nesse objetivo. Esses momentos, embora pareçam simples, fazem muita diferença para os pequenos, sobretudo para seu desenvolvimento. Não é à toa que já existem muitos estudos, cursos online e pesquisas a respeito das atividades de musicalização na educação infantil.

E, visando fortalecer essa corrente e como um meio excelente de informação, preparamos um artigo detalhando essa arte e como ela auxilia as crianças, sobretudo antes da adolescência, no auge de sua formação. Portanto, pais – e toda a família -, educadores e demais interessados podem contar com mais informações sobre esse tema tão inspirador.

Além disso, vamos detalhar a abordagem do principal curso do Educamundo a respeito dessa relação: o Curso Online Música na Educação Infantil. Esse é um dos melhores cursos a distância para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar. Então, prepare-se para aprender bastante e como deixar a música fluir e fazer parte do universo infantil. Vamos lá?

A importância da música na educação infantil

Os benefícios da música para as crianças

As vibrações sonoras são parte integrante do mundo em que vivemos e, desde o início da vida, percebemos essas expressões e aprendemos a diferenciá-las. O vento, o mar, a chuva, o atrito, tudo gera som, seja uma vibração natural ou devido a uma ação. Não é à toa que o total silêncio sempre impressiona, já que é uma situação diferente e até intrigante – sim, a ausência de som surpreende, espanta e fascina.

Para uma criança, criar essa percepção dos sons e vibrações do ambiente pode ser bastante mágico. Não é de hoje que há uma série de estudos sobre a importância da música na educação infantil, como um meio de desenvolvimento, evolução e aprendizado dos pequenos a respeito do mundo que os cerca. A música encanta, sentimentaliza, atua no campo psicomotor e na interação com tudo e todos, justamente por isso é uma das melhores formas de promover a ludicidade.

Desde os tempos remotos, especialistas como o renomado psicólogo suíço Jean Piaget, já associavam a música à dimensões lúdicas, essencial para todas as culturas humanas. Segundo Piaget, o desenvolvimento se dá por meio da epistemologia genética, processo definido como a descoberta do mundo externo através dos sentidos. Nessa base, é claro, chegamos aos sons que contribuem para a formação de diversos valores e aspectos, ou seja, "a aprendizagem se dá através da experiência do sujeito em contato com o objeto, a partir daí ele adquire novas ações e operações mentais que, acumuladas constroem uma função cognitiva própria e individual".

A partir do momento em que uma pessoa é instigada a determinado padrão e sofre influência direta sobre suas características e benefícios, conhecerá novos signos e percepções e será exposta a visões diferentes que ampliarão horizontes sobre todo seu conhecimento. Sendo assim, a música atua como uma verdadeira ação e renovação do aprendizado tanto para as crianças quanto para os adultos. Já dissemos que seu papel é importante em todos os momentos da vida e, quanto mais cedo aparece, melhor para a construção de variados atributos.

Por se tratarem de uma linguagem intensa, as manifestações musicais chamam atenção e inspiram. Com certeza você já percebeu o quanto uma criança presta atenção em um som diferente ou fica alegre ao escutar uma melodia que gosta. A audição é um sentido que se desenvolve logo na gestação, por isso as atividades de musicalização na educação infantil são essenciais para que muitas habilidades sejam aperfeiçoadas.

E há muito mais o que desvendar sobre os benefícios da música para as crianças. Segundo um artigo da revista Pais e Filhos, são muitas vantagens a partir do momento em que há o contato com as melodias, o conhecimento e manipulação de instrumentos e tudo que compõe esse rico cenário. Para citar algumas delas:

  • Expressão corporal: a música estimula a criança a se expressar, seja cantando, dançando, batendo palma ou até acompanhando o ritmo por um movimento específico.
  • Coordenação motora: as habilidades musicais simples, como o simples fato de conseguir segurar e manipular um instrumento já contribuem para a motricidade do pequeno, aprimorando a coordenação motora com muita eficiência.
  • Foco e criatividade: uma criança aprende a ficar mais focada e a desenvolver sua criatividade nas atividades musicais. É um momento que trabalha o pensamento lúdico e fortalece diversas capacidades.
  • Memorização, linguagem e raciocínio: esses valores cognitivos podem ser aguçados por meio dos exercícios rítimicos, e isso serve tanto para a educação infantil quanto em qualquer fase da vida. Não é à toa que é uma arte com forte ligação com a psicomotricidade

Apenas nessa abordagem já deu para perceber o quão mágico é o poder da música em nossa vida, sobretudo entre os pequenos. Se aprimorar nessa arte garante inúmeras sensações e métodos que contribuem bastante para toda essa formação, seja cantando, tocando ou apenas curtindo um som que mais gostamos de ouvir. Pensando nesses benefícios, o Educamundo conta com vários cursos online sobre música para os interessados em se qualificar e aprender mais sobre todo esse universo. Além do Curso Online Música na Educação Infantil, você pode conhecer uma série de cursos EAD que te ajudam tanto a conhecer toda a teoria musical até a se especializar em guitarra, teclado, violão, entre outros instrumentos, como o Curso Online Teoria Musical Básica‍, por exemplo.

Cursos relacionados que podem te interessar:

Por que a música é importante para a educação infantil?

"A música está presente em diversas situações da vida humana. Existe música para adormecer, música para dançar, para chorar os mortos, para conclamar o povo a lutar, o que remonta à sua função ritualística. Presente na vida diária de alguns povos, ainda hoje é tocada e dançada por todos, seguindo costumes que respeitam as festividades e os momentos próprios a cada manifestação musical. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais".

Esse é um trecho do Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, que revela o quanto o ensino da música como arte já vem desde seus primeiros contatos com o mundo e seus elementos. Uma prática cultural tem papel fundamental na educação e na concepção de muitos valores, como acontece entre os índios, por exemplo.

Já para Teca Alencar de Brito, autora do livro Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança, o processo de musicalização começa de modo espontâneo, de forma intuitiva, de acordo com as reações de um bebê com os sons cotidianos. Desse modo, "cantigas de ninar, canções de roda, parlendas e todo tipo de jogo musical têm grande importância, pois é por meio dessas interações que se estabelecem que os bebês desenvolvem um repertório que lhes permitirá comunicar pelos sons, favorecem o desenvolvimento cognitivo e afetivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto com a música".

Quando pensamos nesse processo, é primordial colocar a família (os pais, principalmente) como primeira referência da criança. Muitos podem se perguntar como trabalhar música na educação infantil sem perceber que, com as pequenas ações do dia a dia já estão contribuindo para que esse procedimento se fortaleça. O simples ato de cantar para seu filho antes de dormir já garante bons resultados. Como um "ser" brincante, curioso e receptivo, a criança cria uma relação com os sons, imita e inventa motivos rítmicos e está sempre aberta para escutar novas melodias.

Nesse ponto, Teca Alencar revela que, além da atenção e disposição para ouvir e observar o modo que as crianças se relacionam com a música, os pais e educadores devem ter uma boa formação musical pessoal, além de apoios que auxiliam nesse trabalho. Assim, dá para dar mais espaço a essa arte e desenvolvê-la a ponto que seja mais que uma mera distração, e sim um caminho para fortalecer a relação com o pequeno e ajudar em sua educação.

Não cabe apenas à escola promover essa arte. Desde que em casa haja espaço e abertura para a música e diversas manifestações, com certeza uma criança se sentirá à vontade para expor todos seus sentimentos e crescer com ótimas influências positivas. Essas atividades contemplam meios diferentes, mas que se complementam, seja com música, dança, teatro, artes visuais, entre muitos outros.

Portanto, o primeiro passo para a família e educadores é compreender o quanto esses campos são primordiais, a importância da música na educação infantil em si, para que assim possam se qualificar e trabalhar com os melhores materiais e recursos. Desde que haja um esforço dos adultos em aprender, com certeza as crianças também se sentirão dispostas a ter contato com o melhor desse universo.

Nesse cenário, além dos cursos online com certificado sobre música do nosso portal, indicamos também que você estude cursos EAD relativos a outras artes essenciais. A vantagem do Educamundo é contar com opções atualizadas e incríveis para todos os públicos, portanto, para ter todos os cursos a distância à disposição, basta se inscrever e aprender com um conteúdo de qualidade.

curso música na educação infantil

E na escola? Como educar com música?

Quando se trata das atividades de musicalização na educação infantil, é impossível deixar a escola de lado, afinal, esse é um dos principais ambientes de desenvolvimento dos pequenos, no qual lidarão e terão noção da pluralidade e diferença do mundo que vivem. Além disso, é o campo ideal para terem contato com as ações fundamentais em seu crescimento.

De acordo com o referencial do MEC, a música é uma linguagem e forma de conhecimento que pode estar presente em todas as disciplinas na escola. Os educadores, como base para seu ensino, podem colocar em prática uma relação de fatores que ajuda na metodologia. São eles:

  • A produção: considera a experimentação e a imitação como pontos principais, tendo como produtos musicais a interpretação, composição e improvisação;
  • A apreciação: trata-se da percepção dos sons e silêncios, além de estruturas e organizações musicais. Por meio do prazer da escuta, a capacidade da organização, análise e reconhecimento são desenvolvidas;
  • A reflexão: a parte final, que refere-se a questões de organização, criação e entendimento dos produtos e produtores musicais.

Essa relação visa trabalhar e estabelecer os benefícios da música para que o educador possa praticar as melhores atividades com seus alunos, afinal, "a linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social". É a partir dessa influência e de diversas referências que se monta uma aula em que a ludicidade toma conta, deixando que as crianças possam vivenciar o melhor dos sons.

Para isso, é necessário escolher boas alternativas, com conteúdos e materiais próprios aos pequenos – desde a criação de seus próprios instrumentos até a noção de que a música é importante para comemorar uma data específica, ser parte integrante de uma brincadeira, trazer meios e formas de interação com os colegas, entre outros métodos. Assista ao vídeo e veja o exemplo de uma atividade musical na escola:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vale salientar que, de acordo com uma atualização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional feita em 2016, as artes visuais, a dança, a música e o teatro são linguagens obrigatórias no componente curricular da educação infantil ao ensino médio em todas as escolas brasileiras, logo, todas as instituições e seus profissionais devem se adaptar a essa realidade e exaltar essas artes em todas as matérias e atividades.

Sendo assim, é imprescindível que busquem novos caminhos para dar cada vez mais ênfase e destaque a essas manifestações, para que deixem se ser apenas parte de brincadeiras e entretenimento, e sim um recurso de aprendizagem e formação. Com música, a assimilação do conteúdo é ainda mais forte e preciso, logo, não dá para deixar de lado uma arte tão importante para todos os indivíduos.

Entre as principais dúvidas de como trabalhar música na educação infantil, está a metodologia ideal a ser usada na escola, de acordo com a idade. É claro que ela deve ser diferenciada conforme as necessidades da criança, por isso é importante pensar em métodos direcionados. No referencial do MEC, por exemplo, há boas ideias e orientações didáticas acerca do fazer musical. Além disso, muitas ferramentas dinâmicas também podem ajudar e qualificar os educadores, família e demais pessoas: os cursos online com certificado.

Os certificados do Educamundo podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Pais e educadores: que tal se qualificar e aprender mais?

Seja para se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar, cursos EAD sobre música para educação infantil e demais objetivos são recomendados, pois atuam como recursos flexíveis, versáteis e perfeitos para a qualificação. Assim, dá para aprender de modo dinâmico, no melhor ambiente e com carga horária à escolha, conseguindo até um certificado ao fim do estudo.

Para o tema que abordamos neste artigo há o Curso Online Música na Educação Infantil, primordial para desvendar tudo que se refere a essa arte no contexto escolar, em casa e no dia a dia do desenvolvimento das crianças. Mas, além disso, o Educamundo possui centenas de cursos online com certificado essenciais para o aprendizado e formação de todos os interessados, como o Curso Online História da Arte‍, que retrata tudo sobre essa área primordial, o Curso Online Ludicidade‍, com conteúdos que fortalecem o aprendizado das crianças, o Curso Online Arte na Educação‍, para complementar o ensino da música, entre muitos outros.

Mais sobre a música na educação infantil:

A importância da música na educação infantil

A musicalização na educação infantil ajuda a desenvolver aspectos importantes na formação da criança como aprendiz e ser social, como criatividade, interação, coordenação motora, contato com outras culturas e outros.

Como trabalhar música na educação infantil

O trabalho com música na educação infantil não deve ser restrito a algumas aulas. Deve-se introduzir a música, inclusive, nas atividades diárias, como fila para almoço, para lavar as mãos, escovar os dentes etc.

Atividades com música na educação infantil

Brincadeiras com bola, fazer sons com o corpo, brincadeiras de roda, banda musical, filmes e desenhos, construção de objetos sonoros: inúmeras são as possibilidades do trabalho com música na educação infantil.

Ah, mas dá para realizar esses e mais cursos online do Educamundo sem gastar muito? Com certeza! Uma das maiores vantagens do portal é a possibilidade de realizar quantos cursos a distância quiser pelo período de um ano investindo apenas uma taxa única de R$ 69,90. Basta se inscrever e ter acesso a todos os cursos EAD quando quiser, com conteúdos atualizados por uma equipe pedagógica exclusiva e em ambientes virtuais de aprendizagem modernos. Uma proposta incrível que somente o portal que mais cresce no mercado oferece.

Ficou animado? Agora que você já tem ideia de como trabalhar música na educação infantil e a importância dessa arte, aprofunde seus conhecimentos com nossos cursos online com certificado. Matricule-se e torne-se um expert nesse e em vários assuntos. Aproveite também para comentar e compartilhar nosso artigo. Boa sorte e até mais.